Navegando pelo Tik Tok, me deparei com esse mantra:
"Nada sujo, nada quebrado, nada fora do lugar."
Era a comunidade de limpeza e arrumação de casa e desde que eu comecei a repetir esse mantra para mim mesma, eu tenho conseguido manter a rotina de limpeza aqui em casa.
Conforme esse conceito vai se internalizando dentro de você, você passa a andar pela casa guardando as coisas que estão fora do lugar, jogando fora as coisas que estão quebradas e limpando o que precisa ser limpo.
Uma das criadoras estadunidenses estava falando como ela criou a rotina de arrumação da casa dela com passos simples e aplicáveis que não demandar aquela atenção exclusiva que a gente geralmente dá quando quer arrumar a casa e que acaba sugando todas as nossas energias e nossa vontade de viver. Um exemplo excelente que ela deu foi sobre lavar a roupa. Ela disse que a máquina de lavar tem que bater todos os dias, porque todos os dias tem roupa suja e se você ficar esperando acumular muita roupa, aquelas roupas vão virando uma zona de bagunça que nunca acaba. Logo, se você lava todo dia, são poucas as roupas para lavar, dobrar e guardar e não aquela montanha de roupas que você olha e entende o porquê as pessoas morrem escalando o Everest. Eu lavo minhas roupas leves no banho, por exemplo, assim, eu sempre estou com as minhas limpas e é mais fácil de arrumar também.
Assim como ela e recitando esse mantra, sempre que eu vou em algum cantinho da casa, vou colocando de volta no lugar coisas que eu estava usando, parei de usar, mas deixei onde estava.
É importante destacar que as coisas na nossa casa estão sempre em movimento. Você pode arrumar a sua gaveta de roupas, mas no dia-a-dia você vai mexendo naquela gaveta, tirando as roupas para usar e guardando as roupas lavadas e, assim, sua gaveta, eventualmente precisa ser arrumada de novo.
É cíclico e um processo que nem sempre percebemos que está acontecendo, já que sua evolução da bagunça é gradual. Não é como se um belo dia acordássemos e a casa estivesse do avesso (a menos que você more com crianças), geralmente, a bagunça vai se criando aos poucos.
Por isso, repetir "Nada sujo, nada quebrado, nada fora do lugar" vai nos dando mais consciência e, assim, vamos colocando as coisas no lugar, limpando as coisas sujas e jogando fora o que não tem mais uso de maneira automática e sem aquela perturbação mental que fica apitando como se estivéssemos nos aproximando de Chernobyl.
Trago essa dica aqui para o blog hoje, porque ele me ajudou muito e eu espero que ajude você.
Gostou da Dica, Sua Linda de hoje?
Conta nos comentários e Siga o Blog!
💛 Amor e luz 💛


Comentários
Postar um comentário