Kimetsu no Yaba - Demon Slayer é um bom anime para assistir? Será que vale todo o hype? Confira a review completa e tire suas próprias conclusões.
Introdução
Kimetsu no Yaba -Demon Slayer é um dos animes de grande sucesso dos últimos tempos e seu sucesso tem motivo.
A história gira em torno dos irmãos Kamado, Tanjiro e Nezuko, que tiveram sua família massacrada pelo ataque de um demônio e teve como única sobrevivente do ataque, Nezuko. Tanjiro sobreviveu porque estava fora na hora do ataque e encontrou toda sua família morta, restando somente Nezuko. O que Tanjiro não sabia, é que Nezuko foi infectada com sangue de demônio que a transformaria em um também, porém, graças ao vínculo entre os irmãos, Nezuko consegue interromper a sua transformação total e Tanjiro sai em busca de uma maneira de fazer a sua irmã voltar a ser humana novamente.
Esse é só primeiro episódio!
Você já começa a obra completamente envolvido pela trágica narrativa.
Apesar de a obra ser dramática, ela consegue equilibrar o tom dramático com situações de humor, típico de quem vive tempos de desespero. O meu ponto é que quando a vida possui muitos momentos de tristeza e tensão, tende-se a dar mais valor aos pequenos momentos que lhe permitem leveza. É claro que nós, que (não afirmando sobre toda a realidade do mundo, certamente) vivemos uma realidade pacífica, com o avanço das relações diplomáticos e da medicina, acabamos não tendo contato com a dura realidade de vermos diversos familiares e amigos morrendo, porque a nossa era já nos permite vivermos momentos de luta e luto por vez, mas isso não é uma consistência histórica e nem contemporaneamente universal. Assistir uma obra que traz esse desespero, mas que, ainda assim, há muita vontade de se sobreviver e continuar vivendo, mesmo que a vida seja um enorme fardo.
Acho esse um ponto de reflexão muito importante, porque, no auge do nosso conforto e comodismo, a gente esquece que foi uma longa trajetória até a humanidade alcançar esse status de prosperidade que temos hoje. Ao assistir Kimetsu no Yaba - Demon Slayer, lembre-se disso.
Historicamente, podemos correlacionar essa história a de vários sobreviventes, afinal, o pior demônio é a raça humana e é sobre isso que eu vou falar mais abaixo na Análise Pessoal.
E você gosta de Kimetsu no Yaba -Demon Slayer, você também vai gostar de ler as análises de Boku no Hero Academia e Akatsuki no Yona, animes com premissas similares, com aventura e luta.
Visão Geral da Obra
Informações Técnicas
Título original: Kimetsu no Yaba
Origem: Mangá.
Mangaká: Koyoharu Gotouge
Editora: Shueisha
Volumes publicados: 23 volumes. Confira aqui os 23 volumes de "Kimatsu no Yaiba" e garanta já o seu.
Data de lançamento: 15 de fevereiro de 2018 – 18 de maio de 2020
Status do mangá: Finalizado
Anime
Data de lançamento: 6 de janeiro a 23 de março de 2024.
Episódios: 63
Temporadas: 4 Temporadas
Filmes: "Kitsu no Yaba - Trem Infinito", filme necessário assistir antes de assistir a 2ª Temporada, e Castelo Infinito que terá 3 partes e marcará o fim da obra.
Estúdio: Ufotable
Gênero / Estilo: SHOUNEN, FANTASIA SOBRENATURAL, FANTASIA SOMBRIA, AÇÃO, AVENTURA
Status: Finalizado
Previsão de continuação: Serão 3 filmes a serem lançadas no cinema para marcar o fim do anime serializado. No momento, saiu em 2025 "Kimetsu no Yaba - Demon Slayer: Castelo Infinito (Parte 1)" com a Parte 2 de Castelo Infinito com previsão para ser lançado em 2017 e a Parte 3 em 2019.
Onde Assistir
Você assiste "Kimetsu no Yaba - Demon Slayer" na Crunchyroll e na Netflix. É possível achar em outros sites de acesso à cultura, basta pesquisar "Assistir online Kimetsu no Yaba" que aparecem sugestões legendadas e dubladas.
Avaliação Geral
Recomendo: Absolutamente SIM. Eu acho que Kimetsu no Yaba - Demon Slayer merece o hype que tem sim.
Qualidade da animação: 10/10. Um anime visualmente muito bonito de assistir. Se eu pudesse, assistiria todos os episódios na tela de um cinema.
Pontos positivos: O Tanjiro. Particularmente eu gosto muito da construção de personagem nesses moldes, em que ele equilibra entre uma alma gentil e ao mesmo tempo feroz, que faz o que precisa ser feito sem, no entanto, perder a doçura. É um personagem fácil de se identificar, porque ele passa um senso de justiça que é admirável. Eu consigo ver um Tanjiro como filho, como marido... meu ponto é que ele passa uma aura masculina bem equilibrada e eu considero ser um dos motivos que a obra faça tanto sucesso, afinal, dificilmente você vai abraçar a obra se você não identifica ou admira as características dos personagens. Na mesma medida, Nezuko, uma menina forte que resistiu e, mesmo sendo transformada em demônio, manteve a sua doçura e ternura, impedindo que a transformação se concluísse. Inclui a isso o laço entre os irmãos e o apelo à proteção familiar e você tem uma obra muito bonita de se acompanhar, mesmo que trágica.
Pontos negativos: O Zenitsu Agatsuma pode ser um personagem que provoca um certo ruído e distanciamento do público por ser escandaloso. Digo isso, porque personagens assim sempre são alvos das críticas e um dos motivos apontados para que as pessoas parassem de assistir determinada obra. Porém, o contraste que ele apresenta ao longo da narrativa está atrelado à construção feita dele nesse primeiro momento. Portanto, é importante acompanhar a obra compreendendo como os personagens foram formulados e sua função na obra.
Pontuação em Plataformas
MyAnimeList: 8.41⭐
IMDb: 8.6 ⭐
Crunchyroll: 4.9/5⭐
Comentário sobre a Pontuação
A pontuação geral do My Anime List e IMDb são boas no geral, é uma nota acima de 8, mas era para ter uma nota maior. Porém, esse acaba sendo um fenômeno comum em obras que alcançam um sucesso muito grande. Na Crunchyroll, a nota está bem alta e, levando em consideração que é a plataforma que as pessoas de fato assistiram o anime (ou seja, as chances de que a pessoa assistiu de fato são altas), o peso maior para saber se o anime é bom mesmo ou não acaba sendo a da Crunchyroll.
Trailer e Sinopse Oficial
Sinopse:
Análise Pessoal
Cada um faz as inferências correlacionando os conhecimentos prévios que tem e fazendo uma reflexão sobre isso. Eu vou dividir com vocês a minha, embora não haja evidências na obra que corroborem explicitamente a minha perspectiva, mas acho válido dividir essa reflexão com vocês, porque acredito que pode ampliar um pouco mais a compreensão de Kimetsu no Yaba - Demon Slayer.
Logo no primeiro episódio, a primeiro coisa que me veio à mente foi um evento histórico envolvendo a União Soviética em que os soldados confiscaram o alimento da população em pleno inverno, fazendo com que milhares de pessoas morressem de fome. Esse evento histórico é conhecido como Holodomor ou A Grande Fome da Ucrânia. Quando eu soube desse evento, fiquei bastante tempo refletindo sobre o terror que não deve ser morrer de fome em uma condição em que você não consegue nem sair de casa para conseguir alimentos na natureza, visto que o inverno no hemisfério norte global é extremamente rigoroso, com neve, prejudicando desde sair para procurar alimento, até plantar e colher o próprio alimento, que era como as pessoas tiravam seus sustento antigamente. Se da sua família, você é o último a morrer de fome, você viu, um a um, todos os membros da família desfalecendo e essa deve ser uma das formas mais cruéis de deixar esse mundo.
No primeiro episódio, eles estão no inverno, Tanjiro sai de casa em busca de sustento e quando volta, vê a sua família aniquilada. Usar criaturas místicas é sempre uma forma de disfarçar a crueldade humana. O ser humana se recusa a enxergar a sua espécie como a encarnação do demônio. Somos incapazes de nos perceber dessa forma e, assim, surgem diagnósticos, "é psicopata, sociopata" ou qualquer distúrbio que possa justificar uma natureza intrinsecamente ruim. Precisava ser um demônio a ser vingado e combatido. Falar do quanto a guerra, personalidades políticas, geopolítica são as principais responsáveis por trazer a pior forma de desgraça à raça humana é algo que o cérebro não consegue computar direito e relativiza sempre que possível. Assim, usamos alegorias como demônios e afins e são eles que devemos combater, nos aliando aos de nossas espécies, que possuem a natureza boa como a nossa e, quando não, é porque algo perturba a sua essência, a ganância, a soberba, o orgulho... E assim, vamos maquiando e colocando em outras criaturas a culpa pelas mazelas do mundo.
Esse é a reflexão que eu fiz assistindo Kimetsu no Yaba - Demon Slayer e que quis dividir com vocês.
Há ainda muito mais coisa que eu quero falar sobre Kimetsu no Yaba - Demon Slayer, mas acredito que postagens específicas sobre cada um dos aspectos sejam mais pertinentes. Por ora, vou deixar a análise acima e convidar vocês a seguirem o blog para acompanhar mais sobre Kimetsu no Yaba.
Outras Críticas e Opiniões
As críticas feitas à Kimetsu no Yaba chegam a ser risíveis.
Uma delas é que só a animação é boa. Ora, vejam, a animação de uma animação é boa. Quem esperaria algo assim?
Como essa crítica não colou, passaram a atacar o mangá, dizendo que Kimetsu no Yaba só teve repercussão, porque o anime foi bom... Ora, o anime teve sucesso, porque o anime foi bom. Que inesperado.
Eu nem consigo levar essa crítica a sério. A crítica pela crítica não deve ser levada em consideração. às vezes, é só uma questão de gosto pessoal e está tudo bem você não ter se identificado com a obra. Ela, de fato, não tem esse tom universalista de agradar a todos os gostos, uma vez que é um anime pode ser considerado pesado para determinadas pessoas, o que só reforça o mérito do sucesso que o anime teve.
Fazer muito sucesso é uma benção e uma maldição. Porque se, por um lado, você alcança um grande público e fãs, por outro, você também alcançam as pessoas que, muitas vezes, só querem implicar e achar defeitos.
Porém, é inegável o sucesso da obra que bateu recordes de bilheteria nos cinemas e os fatos falam por si só: é um sucesso e vale, sim, a pena ver.
Conclusão
Kimetsu no Yaba é um dos grandes fenômenos dos animes nos últimos tempos. Sua narrativa sólida, seus personagens cativantes e sua animação bem feita cativaram o coração de muitas pessoas ao redor do mundo.
Só de saber que acabou, já bate um apertinho no coração. Considero que esses pequenos eventos pessoais marcam o fim de uma era pessoal.
Se você está procurando um anime para assistir, fica a recomendação.
💭 Vamos conversar sobre esse anime?
Você já assistiu Kimetsu no Yaba?
Quero muito saber: o que você achou?
Deixe seu comentário aqui embaixo ✨
Se curtiu a análise, siga o blog para receber novos conteúdos e compartilhe com quem ama animes com tramas e lutas intensas.
Se você quer ler mais postagens sobre Animes, clique no marcador "Animes" logo abaixo da postagem que você pode ler sobre outros animes que eu já abordei aqui no blog.
💛 Amor e luz 💛


Comentários
Postar um comentário