Será que "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" tem sido um bom spin-off da saga "Boku no Hero Academia"? Confira a review com maiores detalhes
Introdução
O anime "Boku no Hero Academia" nem terminou e já deixou saudades e confesso que o spin-off "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" tem sido um acalento para revisitarmos o universo da obra.
A proposta de "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" não é rivalizar com a obra original e sim expandir diferentes aspectos do universo dos Heróis Profissionais.
Enquanto em "Boku no Hero Academia" o protagonista tinha grandes ambições, seja se tornar Pro Hero mesmo sem poderes, seja a premissa perdida de se tornar o melhor dos heróis; em "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" o que veremos serão aqueles que usam as suas individualidades para ajudar da maneira que podem sem grandes pretensões, apenas o desejo genuíno de ajudar as pessoas da maneira que podem.
É assim que o protagonista do spin-off, Koichi Haimawari, um universitário sem licença para usar sua individualidade profissionalmente, acaba se tornando um Vigilante, atividade considerada ilegal (daí o nome do spin-off), para investigar atividades suspeitas que estão acontecendo no seu bairro após ser recrutado pelo seu mentor Knukleduster.
Cronologicamente, a obra está ocorrendo antes de Midoriya entrar na UCA, porém, é importante assistir "Boku no Hero Academia" antes de assistir "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals", porque não há a introdução dos personagens que já estamos familiarizados na obra original. Logo, assista primeiro o original e depois o spin-off, assim, os eventos e atuações dos personagens farão mais sentido.
Gostaria apenas de informar que há alguns criadores de conteúdos dizendo que "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" é melhor que "Boku no Hero Academia" somente para gerar polêmica e clickbait, o que acaba prejudicando a percepção de quem vai assistir o spin-off colocando a expectativa lá em cima. Deixo o alerta para que ninguém vá assistir achando que vai encontrar uma nova epopeia de um protagonista buscando alcançar grandes sonhos, porque não é essa a proposta. "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" tem a sua própria história
Sobre as semelhanças, Koichi e Midoryia possuem uma personalidade bem parecida. Porém, Koichi já está na fase adulta e sua
A seguir a Visão Geral, Trailer e Sinopse e, por fim, a minha Análise Pessoal que vai ter alguns spoilers. Logo, se você ainda não viu a 1ª Temporada, deixe para ler a Análise Pessoal depois que você assistir a 1ª Temporada.
Visão Geral da Obra
Informações Técnicas
Título original: Vigilante: Boku no Hero Academia ILLEGALS
Origem: Mangá.
Escritor: Hideyuki Furuhashi
Ilustrador: Tribunal Betten
Editora: Shueisha
Volumes publicados: 15 volumes. Confira aqui os 15 volumes de "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" e garanta já o seu.
Data de lançamento: 20 de agosto de 2016 – 28 de maio de 2022
Status do mangá: Finalizado
Anime
Data de lançamento: 7 de abril de 2025 – presente
Episódios: 13 episódios a 1ª temporada e previsão de 13 para a 2ª Temporada
Temporadas: 2 Temporadas
Estúdio: Filme Bones
Gênero & Estilo: SHONEN | AVENTURA | SUPER-HERÓI | FANTASIA | COMÉDIA | COTIDIANO | DESENVOLVIMENTO PESSOAL | FAMÍLIA & AMIGOS
Status: 2ª temporada em andamento
Onde Assistir
Você assiste "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" na Crunchyroll. É possível achar em outros sites de acesso à cultura, basta pesquisar "Assistir online Boku no Hero Academia Illegals" que aparecem sugestões legendadas e dubladas.
Avaliação Geral
Recomendo: SIM. Está muito gostoso de assistir.
Qualidade da animação: 10/10. Destaque para o uso de quadros e onomatopeias que remontam as histórias em quadrinhos no formato físico. Ficou muito interessante, já que Boku no Hero Academia faz uma ode aos heróis das HQ's.
Pontos positivos: Algo que eu achei muito interessante foi o fato de a obra retratar aqueles que compõe o universo de heróis sem desejos grandiosos. Eles fazem parte da força invisível que faz a máquina funcionar, resgatando a noção de que cada um está cumprindo um papel e que todo papel é importante.
Pontos negativos: Até o momento nada.
Pontuação em Plataformas
My Anime List: 7.59/10⭐
IMDb: 7.2/10⭐
Crunchyroll: 4.6/5 ⭐
Comentário sobre a Pontuação
As notas do My Anime List e do IMDb estão relativimanete baixas, mas nem tanto, ainda assim estão acima de 7. Discordo de algumas das análises que li lá em que os espectadores muitas das vezes negligenciam a demanda da obra. "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" se pretende ser um spin-off e não pretende rivalizar com a obra original. Não faria sentido trazer, por exemplo, mais um herói com pretensões grandiosas tal como o protagonista da obra original. A ideia do spin-off é complementar a obra original, explorando as nuances daquele universo. Eu considero que fizeram um bom trabalho sim, inclusive o fato de ele ter sido lançado no final da obra original, para não ficar uma coisa interpolada na outra.
Trailer e Sinopse Oficial
Sinopse:
Koichi Haimawari é um estudante universitário entediante que aspira a ser um herói, mas desistiu do seu sonho. Embora 80% da população mundial possua poderes sobre-humanos chamados Individualidades, poucos são escolhidos para se tornarem heróis e proteger as pessoas. Tudo muda para Koichi quando ele e Pop☆Step são salvos pelo vigilante Knuckleduster e recrutados para se tornarem vigilantes também!. (via Crunchyroll)
Análise Pessoal
Gostei bastante de terem feito um spin-off voltando no tempo, trazendo o contexto para um evento que ocorreu na obra original que é o tráfico de drogas que vimos na batalha envolvendo o Overhaul que também estava envolvido na fabricação de drogas para individualidades.
A rigor, sempre vemos as obras explorando um universo que acontece depois e eu sempre lamentei que não explorassem o passado de tantos personagens mais velhos que vemos na obra e achei um grande acerto a obra ter regredido no tempo ao invés de avançar em um spin-off. Claro, que eu ainda acho que "Boku no Hero Academia" vai ter continuação, como já insinuei em algumas postagens, mas aí seria uma continuidade e não um spin-off.
A obra faz um resgate dos personagens da obra original e ainda assim trouxe uma obra única explorando um personagem que, apesar de não ser tão azarão como o Modoriya que não tinha individualidades, também dividia os mesmos sonhos que ele de se tornar um Pro Hero, porém, sua natureza genuína e modesta de alguém mais velho e com uma visão mais realista o fez seguir o caminho do que era possível fazer com o que tinha.
Achei o Koichi e o Midoryia tão parecidos que no início até achei que o Koichi era o pai dele, já que ambos dividem a mesma personalidade, mas logo pesquisei e descobri que não, eles não eram pai e filho - já que não sabemos quem é o pai do Midoryia - e quando acontece a trama dos Vigilantes, o Midoryia tem em torno de 9 anos pelo que eu li.
Estou gostando bastante de acompanhar a saga do Koichi e, sua principal aliada, a Pop Star, cujo romance não está bem definido se irá ocorrer mesmo, embora os indícios sejam fortes. Já colocaram até a terceira pessoa que irá rivalizar, a irmão do detetive Naomasa Tsukauchi, a Makoto, logo, pode ser que a gente veja algum romance pela obra, embora os sinais sejam bem tímidos.
Outras Críticas e Opiniões
Como dito na Introdução, estão sobrepondo uma obra à outra, comparando o original Boku no Hero Academia com Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals o que, a meu ver, é uma comparação até ilógica, pois o segundo não pode existir sem o primeiro, já que ele corta muito caminho ao não ter a necessidade de explicar o universo da obra, contando apenas a história de um herói, logo, ele tem uma vantagem sobre a obra original que precisou fazer toda essa introdução de contextualização do universo Boku no Hero Academia.
No geral, as opiniões acabam ficando mais no gosto pessoal. Há quem vá gostar e há quem não vá gostar. Eu, particularmente, estou gostando bastante. É leve e bom de assistir e mata a saudade dos personagens e universo Boku no Hero.
🔗 Boku no Hero: algumas críticas ao final do anime
Conclusão
Kimetsu no Yaba é um dos grandes fenômenos dos animes nos últimos tempos. Sua narrativa sólida, seus personagens cativantes e sua animação bem feita cativaram o coração de muitas pessoas ao redor do mundo.
Só de saber que acabou, já bate um apertinho no coração. Considero que esses pequenos eventos pessoais marcam o fim de uma era pessoal.
Se você está procurando um anime para assistir, fica a recomendação.
🔗 Boku no Hero: Anúncio do episódio extra. Vem continuidade por aí?
💭 Vamos conversar sobre esse anime?
Deixe seu comentário aqui embaixo ✨
Se curtiu a análise, siga o blog para receber novos conteúdos e compartilhe com quem ama animes com tramas e lutas intensas.


Comentários
Postar um comentário