Pular para o conteúdo principal

Top 5 Indicações da Semana – 05 de Fevereiro de 2026

"Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals": Análise da 1ª Temporada

Será que "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" tem sido um bom spin-off da saga "Boku no Hero Academia"? Confira a review com maiores detalhes

Capa e thumbanail ilustrando título e tema da postagem. Pôster oficial do anime "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals".

Introdução

O anime "Boku no Hero Academia" nem terminou e já deixou saudades e confesso que o spin-off "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" tem sido um acalento para revisitarmos o universo da obra.

A proposta de "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" não é rivalizar com a obra original e sim expandir diferentes aspectos do universo dos Heróis Profissionais.

Enquanto em "Boku no Hero Academia" o protagonista tinha grandes ambições, seja se tornar Pro Hero mesmo sem poderes, seja a premissa perdida de se tornar o melhor dos heróis; em "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" o que veremos serão aqueles que usam as suas individualidades para ajudar da maneira que podem sem grandes pretensões, apenas o desejo genuíno de ajudar as pessoas da maneira que podem.

É assim que o protagonista do spin-off, Koichi Haimawari, um universitário sem licença para usar sua individualidade profissionalmente, acaba se tornando um Vigilante, atividade considerada ilegal (daí o nome do spin-off), para investigar atividades suspeitas que estão acontecendo no seu bairro após ser recrutado pelo seu mentor Knukleduster.

Cronologicamente, a obra está ocorrendo antes de Midoriya entrar na UCA, porém, é importante assistir "Boku no Hero Academia" antes de assistir "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals", porque não há a introdução dos personagens que já estamos familiarizados na obra original. Logo, assista primeiro o original e depois o spin-off, assim, os eventos e atuações dos personagens farão mais sentido.

Gostaria apenas de informar que há alguns criadores de conteúdos dizendo que "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" é melhor que "Boku no Hero Academia" somente para gerar polêmica e clickbait, o que acaba prejudicando a percepção de quem vai assistir o spin-off colocando a expectativa lá em cima. Deixo o alerta para que ninguém vá assistir achando que vai encontrar uma nova epopeia de um protagonista buscando alcançar grandes sonhos, porque não é essa a proposta. "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" tem a sua própria história 

Sobre as semelhanças, Koichi e Midoryia possuem uma personalidade bem parecida. Porém, Koichi já está na fase adulta e sua

A seguir a Visão Geral, Trailer e Sinopse e, por fim, a minha Análise Pessoal que vai ter alguns spoilers. Logo, se você ainda não viu a 1ª Temporada, deixe para ler a Análise Pessoal depois que você assistir a 1ª Temporada.

🔗 Boku no Hero Academia: Análise


Visão Geral da Obra

Informações Técnicas

  • Título original: Vigilante: Boku no Hero Academia ILLEGALS

  • Origem: Mangá. 

  • Escritor: Hideyuki Furuhashi

  • Ilustrador: Tribunal Betten

  • Editora: Shueisha

  • Volumes publicados: 15 volumes. Confira aqui os 15 volumes de "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" e garanta já o seu.

  • Data de lançamento: 20 de agosto de 2016 – 28 de maio de 2022

  • Status do mangá: Finalizado

Anime

  • Data de lançamento: 7 de abril de 2025 – presente

  • Episódios: 13 episódios a 1ª temporada e previsão de 13 para a 2ª Temporada

  • Temporadas: 2 Temporadas

  • Estúdio: Filme Bones

  • Gênero & Estilo: SHONEN | AVENTURA | SUPER-HERÓI | FANTASIA | COMÉDIA | COTIDIANO | DESENVOLVIMENTO PESSOAL | FAMÍLIA & AMIGOS

  • Status: 2ª temporada em andamento

Onde Assistir

Você assiste "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" na Crunchyroll. É possível achar em outros sites de acesso à cultura, basta pesquisar "Assistir online Boku no Hero Academia Illegals" que aparecem sugestões legendadas e dubladas.


Avaliação Geral

  • Recomendo:  SIM. Está muito gostoso de assistir.

  • Qualidade da animação: 10/10. Destaque para o uso de quadros e onomatopeias que remontam as histórias em quadrinhos no formato físico. Ficou muito interessante, já que Boku no Hero Academia faz uma ode aos heróis das HQ's.

  • Pontos positivos: Algo que eu achei muito interessante foi o fato de a obra retratar aqueles que compõe o universo de heróis sem desejos grandiosos. Eles fazem parte da força invisível que faz a máquina funcionar, resgatando a noção de que cada um está cumprindo um papel e que todo papel é importante.

  • Pontos negativos: Até o momento nada.


Pontuação em Plataformas

Comentário sobre a Pontuação

As notas do My Anime List e do IMDb estão relativimanete baixas, mas nem tanto, ainda assim estão acima de 7. Discordo de algumas das análises que li lá em que os espectadores muitas das vezes negligenciam a demanda da obra. "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals" se pretende ser um spin-off e não pretende rivalizar com a obra original. Não faria sentido trazer, por exemplo, mais um herói com pretensões grandiosas tal como o protagonista da obra original. A ideia do spin-off é complementar a obra original, explorando as nuances daquele universo. Eu considero que fizeram um bom trabalho sim, inclusive o fato de ele ter sido lançado no final da obra original, para não ficar uma coisa interpolada na outra.


Trailer e Sinopse Oficial

Sinopse:

Koichi Haimawari é um estudante universitário entediante que aspira a ser um herói, mas desistiu do seu sonho. Embora 80% da população mundial possua poderes sobre-humanos chamados Individualidades, poucos são escolhidos para se tornarem heróis e proteger as pessoas. Tudo muda para Koichi quando ele e Pop☆Step são salvos pelo vigilante Knuckleduster e recrutados para se tornarem vigilantes também!. (via Crunchyroll)


Análise Pessoal

!!! CONTÉM SPOILLER !!!
!!! CONTÉM SPOILLER !!!
!!! CONTÉM SPOILLER !!!

Gostei bastante de terem feito um spin-off voltando no tempo, trazendo o contexto para um evento que ocorreu na obra original que é o tráfico de drogas que vimos na batalha envolvendo o Overhaul que também estava envolvido na fabricação de drogas para individualidades.

A rigor, sempre vemos as obras explorando um universo que acontece depois e eu sempre lamentei que não explorassem o passado de tantos personagens mais velhos que vemos na obra e achei um grande acerto a obra ter regredido no tempo ao invés de avançar em um spin-off. Claro, que eu ainda acho que "Boku no Hero Academia" vai ter continuação, como já insinuei em algumas postagens, mas aí seria uma continuidade e não um spin-off.

A obra faz um resgate dos personagens da obra original e ainda assim trouxe uma obra única explorando um personagem que, apesar de não ser tão azarão como o Modoriya que não tinha individualidades, também dividia os mesmos sonhos que ele de se tornar um Pro Hero, porém, sua natureza genuína e modesta de alguém mais velho e com uma visão mais realista o fez seguir o caminho do que era possível fazer com o que tinha.

Achei o Koichi e o Midoryia tão parecidos que no início até achei que o Koichi era o pai dele, já que ambos dividem a mesma personalidade, mas logo pesquisei e descobri que não, eles não eram pai e filho - já que não sabemos quem é o pai do Midoryia - e quando acontece a trama dos Vigilantes, o Midoryia tem em torno de 9 anos pelo que eu li. 

Estou gostando bastante de acompanhar a saga do Koichi e, sua principal aliada, a Pop Star, cujo romance não está bem definido se irá ocorrer mesmo, embora os indícios sejam fortes. Já colocaram até a terceira pessoa que irá rivalizar, a irmão do detetive Naomasa Tsukauchi, a Makoto, logo, pode ser que a gente veja algum romance pela obra, embora os sinais sejam bem tímidos.


Outras Críticas e Opiniões

Como dito na Introdução, estão sobrepondo uma obra à outra, comparando o original Boku no Hero Academia com Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals o que, a meu ver, é uma comparação até ilógica, pois o segundo não pode existir sem o primeiro, já que ele corta muito caminho ao não ter a necessidade de explicar o universo da obra, contando apenas a história de um herói, logo, ele tem uma vantagem sobre a obra original que precisou fazer toda essa introdução de contextualização do universo Boku no Hero Academia.

No geral, as opiniões acabam ficando mais no gosto pessoal. Há quem vá gostar e há quem não vá gostar. Eu, particularmente, estou gostando bastante. É leve e bom de assistir e mata a saudade dos personagens e universo Boku no Hero.

🔗 Boku no Hero: algumas críticas ao final do anime


Conclusão

Kimetsu no Yaba é um dos grandes fenômenos dos animes nos últimos tempos. Sua narrativa sólida, seus personagens cativantes e sua animação bem feita cativaram o coração de muitas pessoas ao redor do mundo.

Só de saber que acabou, já bate um apertinho no coração. Considero que esses pequenos eventos pessoais marcam o fim de uma era pessoal. 

Se você está procurando um anime para assistir, fica a recomendação.

🔗 Boku no Hero: Anúncio do episódio extra. Vem continuidade por aí?


💭 Vamos conversar sobre esse anime?

Você está assistindo "Vigilante: Boku no Hero Academia Illegals?
Quero muito saber: o que você achou?

Deixe seu comentário aqui embaixo ✨

Se curtiu a análise, siga o blog para receber novos conteúdos e compartilhe com quem ama animes com tramas e lutas intensas.

Comentários

SIGA O BLOG!


Gif animado e chamativo onde está escrito "Siga nas Redes Sociais" com setas apontando para baixo em direção aos ícones das Redes Sociais de Natacha Macsan
Imagem do ícone rosa do Youtube que encaminha para o canal de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Facebook que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone do Instagram que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Tik Tok que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.  Imagem do ícone rosa do Kwai que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Pinterest que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do X (antigo Twitter) que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa de e-mail que encaminha para o endereçamento de e-mail para Natacha Macsan.

Confira mais:

#Games: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros.

Lords Mobile Capa: os Monstros do jogo Lords Mobile. #GAMES: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros. Para cada monstro do jogo, uma lista de heróis - grátis ou pago, a gente tem o que a gente tem - para tirar mais energia do monstro na hora de fazer as caças. Se você, porventura, não usar a melhor equipe de heróis, o tanto de energia de caça que você vai desperdiçar não está escrito! Lembrando que para cada nível de monstro, é uma turma de herói diferente, então, já fica ligado nisso. #GAMES - Lords Mobile: O que vimos até agora. A nossa lista é pautada na famosa Hephbot, clique aqui, que você pode incluir no seu grupo do Discord, pode usar por meio do Line e também Telegram para acessar informações diversas sobre o jogo. LISTA COMPLETA: Hephbot: Lista de Monstros em Lords Mobile. FLIPER ÁRTICO: Artic Flipper, Flipper Ártico: formação de heróis a serem usados na caça. Levar em consideração o nível do monstro. ASA NEGRA: Blackwing, Asa Negra: formação de heróis usados na caç...

Kanojo, Okarishimasu - Rent a Girlfriend: Análise 1ª, 2ª e 3ª Temporadas.

Animes Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará no final da postagem. INTRODUÇÃO Mês dos Namorados e a ideia de alugar uma namorada ou um namorado não é necessariamente ruim. Não sei se é porque eu já tenho uma certa idade para analisar que existem coisas na vida que são realmente grandes bobagens e que não há tanta necessidade de a gente ficar se prendendo a estigmas que colocamos em nós mesmos. Ora, se eu quero uma companhia para uma tarde ou ir para uma festa ou fazer compras e essa companhia ainda é treinada para me proporcionar uma boa experiência, qual o problema? Você chama amigos que não vão, ou se vão reclamam... são poucos os amigos que estão dispostos a nos fazer a companhia pela companhia e criar memórias. Eu, que já fui esse tipo de amiga - e não sou mais -, sempre fazia companhia aos amigos, porque, na minha visão, era melhor fazer alguma coisa, do que não fazer nada e esse tempo não volta nunca mais, logo, eu preferia fazer qualquer coisa a não ter q...

A imoral trend Mini Bikini da Grok no X e o uso não consentido de imagem

O X-Twitter anunciou uma mudança drástica na Grok que permite que usuários possam editar todas as fotos que estiverem na plataforma usando a I.A. Não deu nem 24h e as imagens editadas tiveram como alvo principal as mulheres, que viram suas fotos casuais sendo transformadas em conteúdo erótico para a plataforma em uma trend chamada "Mini Bikini" em que usuários solicitam que a Grok editasse a imagem das mulheres e as colocassem em mini bikinis. Se a situação já não fosse ruim o suficiente, essa trend deu mais um passo perverso e começou a editar as fotos de adolescentes, crianças e até bebês. Essa prática aumenta ainda mais a violência contra os grupos de maior vulnerabilidade social e fomenta a criação e divulgação de pornografia infantil nas redes. Junto com a atualização da Grok, veio a atualização dos Termos de Uso e Políticas de Privacidade do X em que o usuário dava à plataforma X o direito de usar e treinar a sua Inteligência Artificial, assim como postar as imagens por...

Akatsuki no Yona: Análise 1ª Temporada (Yona of the Dawn / Yona - A Princesa do Alvorecer).

Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará ao final da postagem.  Atualizado dia 19 de dezembro de 2025 após novas informações. INTRODUÇÃO Akatsuki no Yona,  traduzido para o inglês, Yona of the Down , e em português ficou  Yona - A Princesa do Alvorecer , é um anime em que temos uma heroína como protagonista principal do enredo. Yona era uma princesa que precisou fugir do castelo após um golpe de estado que custou a vida do Imperador, seu pai. Pior!!! O golpe foi feito por quem ela menos esperava! Se você está procurando algo para assistir que tem muita aventura, reviravoltas e um bom desenvolvimento, Yona é uma boa pedida. Só tem um problema crucial: apesar de ser uma excelente obra, não teve continuação do anime, que foi lançado em 2014. A animação está excelente, quando você assiste, nem parece que já tem 11 anos que foi lançada a primeira temporada e até agora nem sinal de fumaça da segunda temporada, apesar de ter material de sobra do mangá para ...

#Games: Lords Mobile - Astrolita.

Lords Mobile TUTORIAL ASTROLITA Antes de a gente falar da etapa final - até o momento - de Evolução dos Equipamentos, que é quando você passa a Revenir os Equipamentos, vamos falar sobre as Astrolitas. Astrolita é o item utilizado para Revenir Equipamentos e, como os demais itens, é um recurso limitado no jogo, o que significa que é importante saber como usar as Astrolitas para que você não use os recursos de maneira errada e, com isso, atrapalhe a evolução do seu jogo. Só é possível Revenir Equipamentos acima do Nível 50 (lembrando que os Equipamentos possuem Níveis que só podem ser usados após você alcançar o respectivo Nível de Herói ) e que já estão na Raridade Mística. Antes só tínhamos um tipo de Astrolita, a que vamos chamar de Astrolita Universal, uma vez que elas podem ser usadas em todos os equipamentos, mas agora nós temos também a Astrolita de Monstro. Usaremos Astrolita Universal e Astrolita de Monstro para distinguir uma da outra. No tutorial de hoje, vamos falar sobre os...

Dia do Lançamento do 1º Satélite dos EUA: um marco na exploração espacial

🌌 Quando a ciência ultrapassou as fronteiras da Terra 🚀🛰️ Dia do Lançamento do 1º Satélite dos EUA: um marco na exploração espacial 🌌 Quando a ciência ultrapassou as fronteiras da Terra Em 31 de janeiro de 1958 , os Estados Unidos lançaram ao espaço o Explorer 1 , seu primeiro satélite artificial . Esse acontecimento marcou a entrada oficial do país na corrida espacial e representou um avanço decisivo para a ciência, a tecnologia e o conhecimento sobre o planeta Terra. Mais do que um feito tecnológico, o lançamento simbolizou o início de uma nova era na observação do espaço e no desenvolvimento científico global. 🛰️📖 O que foi o Explorer 1? O Explorer 1 foi um satélite desenvolvido pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL) , com apoio do Exército dos Estados Unidos. Ele tinha cerca de 14 kg e carregava instrumentos científicos capazes de coletar dados inéditos sobre o espaço. Uma de suas maiores contribuições foi a descoberta dos Cinturões de Radiação de Van Allen , regiões de partíc...

I.A. no Brasil é Meme!

Imagem gerada pelo Gemini: ilustra o uso da I.A., pelos brasileiros e a sua peculiar forma de usar as tecnologias para criar memes e humor. Ainda com toda a polêmica em torno da IA sobre ela roubar empregos de artistas do mundo do entretenimento, desde o roteirista até o ator, eis que surge um uso divertido para a IA nesse aspecto: O Sarcasmo! A Ironia! O Humor Ácido! Aqui no Brasil tem surgido tantas produções que se pretendem televisivas usando do absurdo para produzir cortes que seriam referentes à programas de palco e telejornais que a gente a dúvida que fica é se esse absurdo é real ou IA. Quem ainda não viu o programa da "Marisa Maiô" ? Que ironiza programas de palco com situações absurdas... situações essas que nós, brasileiros, cansamos de ver na televisão brasileira! A confusão entre o que é real ou não se dá justamente, porque ao longo da história televisa brasileira, nós, brasileiros, fomos expostos a coisas que até Deus dúvida. A I.A. chega aqui e os brasileiros n...

Início do Fevereiro Roxo e Laranja: conscientização, cuidado e informação

💜🧡 Início do Fevereiro Roxo e Laranja: conscientização, cuidado e informação O início do Fevereiro Roxo e Laranja marca um período importante de conscientização sobre saúde, empatia e informação. As campanhas buscam chamar atenção para doenças que ainda enfrentam preconceito, desinformação e diagnósticos tardios. Mais do que cores, fevereiro carrega um convite ao cuidado coletivo e ao diálogo aberto sobre saúde. 💜 Fevereiro Roxo: viver com dignidade O Fevereiro Roxo é dedicado à conscientização sobre lúpus, fibromialgia e Alzheimer . São doenças crônicas, muitas vezes invisíveis, que impactam profundamente a vida de quem convive com elas e de suas famílias. A campanha reforça a importância de: diagnóstico precoce acompanhamento médico respeito às limitações empatia no dia a dia Informação também é uma forma de cuidado. 🧡 Fevereiro Laranja: combate à leucemia O Fevereiro Laranja tem como foco a conscientização sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea . A campa...

Natacha Macsan: Contato.

Rio de Janeiro,            A fim de facilitar o contato, seja para formalizar contratos e parcerias, seja por algum outro motivo de relevância profissional, segue as informações em detalhes sobre como contatar a artista, compositora, escritora, criadora de conteúdo e professora, Natacha Macsan.           Por questões de segurança, o contato ocorre somente por meio do e-mail: natachamacsan@yahoo.com           Solicita-se ao interessado no contato que sejam encaminhadas todas as informações relevantes sobre o assunto para facilitar e agilizar a comunicação, tornando o processo de resolução entre as partes o mais otimizado possível.         Não serão considerados formais os contatos feitos via inbox , ou seja, feitos pelo Direct do Instagram ou Messenger ou afins, embora estes sejam devidamente respondidos a fim de qualquer dúvida ou esclarecimento; mas, para formalizar o...

Kusuriya no Hitorigoto - Diários de uma Apotecária: Análise 1ª e 2ª Temporada.

Animes Imagem via NexoGeek e editada. INTRODUÇÃO Hoje sai o último episódio da 2ª Temporada de Kusuriya no Hitorigoto, Diários de uma Apotecária. Já falei aqui no blog como esse anime virou minha nova obsessão  (pode ler que não tem spoiler). Basicamente eu assisti 5 vezes repetitivamente, porque, a cada vez que eu revia, eu percebia um detalhe novo, para vocês verem o quão bem-feito está sendo o roteiro narrativo dessa obra. Na condição de uma pessoa criativa, que escreve e que lê livros desde a tenra idade - muito incentivada pelo meu pai -, além de ser formada em Letras Português-Latim pela UFRJ (eu entendo um pouquinho, vai...), hoje já carrego uma imensa bagagem literária e teórica, e fiquei simplesmente maravilhada com a forma que a narrativa é conduzida e entrelaçada ao longo da obra.  Detalhes que podem passar desapercebidos na hora se revelam uma pista do que viria a ser. E você só sabe que perdeu a informação, quando vê de novo, porque você não sabia que tinha q...