![]() |
Imagem via NexoGeek e editada. |
INTRODUÇÃO
Hoje sai o último episódio da 2ª Temporada de Kusuriya no Hitorigoto, Diários de uma Apotecária.
Já falei aqui no blog como esse anime virou minha nova obsessão (pode ler que não tem spoiler). Basicamente eu assisti 5 vezes repetitivamente, porque, a cada vez que eu revia, eu percebia um detalhe novo, para vocês verem o quão bem-feito está sendo o roteiro narrativo dessa obra.
Na condição de uma pessoa criativa, que escreve e que lê livros desde a tenra idade - muito incentivada pelo meu pai -, além de ser formada em Letras Português-Latim pela UFRJ (eu entendo um pouquinho, vai...), hoje já carrego uma imensa bagagem literária e teórica, e fiquei simplesmente maravilhada com a forma que a narrativa é conduzida e entrelaçada ao longo da obra.
Detalhes que podem passar desapercebidos na hora se revelam uma pista do que viria a ser. E você só sabe que perdeu a informação, quando vê de novo, porque você não sabia que tinha que prestar atenção.
O que mais me deixa intrigada e entusiasmada são os enigmas. Elaborar um enigma já é muito difícil, agora imagina uma obra praticamente pautada toda ela em enigmas?
Sério, cria aí um "O que é? O que é?"... É difícil! Não é para qualquer um não.
Aclamo, portanto, a genialidade da autora Natsu Hyuuga. Criar uma obra que combina tantos elementos, é uma obra histórica que carrega drama, romance, política, questões psicológicas, física, óptica, química, botânica... e todos eles sendo desenvolvidos em torno de enigmas é simplesmente fascinante.
As vezes em que me deparei com obras que souberam trabalhar tantos elementos de maneira magistral foram a trilogia de Senhor dos Anéis e posteriormente os livros de Harry Potter - que, para quem não leu, é simplesmente um impressionante a construção narrativa, principalmente a que desemboca no livro 6, "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" ao qual o filme não fez jus.
Fico me colocando no lugar da autora, no sentido de criar algo semelhante, e é assim que sei notar a complexidade com que ela está desenvolvendo a obra.
Não basta apenas você sair escrevendo a obra e criando a narrativa. Natsu Hyuuga, para poder escrever Diários de uma Apotecária, tem uma bagagem educativa absurda. Como citei anteriormente, ela fala sobre assuntos variados, medicina, química, física, botânica... e tudo isso com riquezas de detalhes. Não é apenas colocar lá e empurrar o roteiro em cima. Não! Ela elabora muito bem cada um deles. Você precisa dominar esses temas para que você possa explorá-los, caso contrário, eles não farão sentido para a audiência. Só que está lá: ela dá a disciplina e ela ensina! Incrível!
Acompanhar uma obra dessa magnitude tem sido um deleite.
Infelizmente, algumas pessoas focaram no ponto errado e isso pode acabar prejudicando demais o andamento da obra. Saíram matérias alegando que a autora estava sofrendo pressão a respeito do romance, mas considero um equívoco a audiência fazer isso. A obra não está focada nisso. O melhor da obra é acompanhar a genialidade de Maomao que nada mais reflete a genialidade de Hyuuga,
Vi também outras pessoas que ficaram chateadas, porque foram assistir achando que era Shoujo e não era. Ah, gente! Para! Ficar se prendendo a rótulos mediante uma obra boa dessas? Sem cabimentos!
Como eu pretendo explorar muito da obra, não farei a Análise Pessoal que geralmente faço ao findar dos animes que eu assisto, deixarei apenas esta Introdução que não entregou nenhum spoiler, mas contém informações relevantes para quem busca saber mais sobre "Diários de uma Apotecária".
Quero escrever entusiasmadamente sobre vários episódios de "Diários de uma Apotecária". Há muito tempo uma obra não empolga tanto assim, como eu disse, a última vez foi acompanhando a saga de Harry Potter. Por isso, farei muitas postagens sobre o anime que tanto me empolga... só fiquei esperando acabar a 2ª Temporada mesmo, e, agora que acabou, adivinha o que eu farei? Isso mesmo! Vou assistir tudo de novo! 😀
Eu já fiz a Análise sobre episódio 23 da 2ª Temporada de Diários de uma Apotecária, mas se você ainda está assistindo, não leia a postagem agora, pois contém spoiler e isso vai estragar a sua experiência. Espera para ler quando já tiver finalizado. Não quero a sua visualização às custas de estragar as coisas para você.
A seguir, a Visão Geral, o Trailer e a Sinopse contendo informações pertinentes para você saber a respeito de Kusuriya no Hitorigoto - Diários de uma Apotecária.
![]() |
Pôster oficial de Kusuriya no Hitorigoto. |
VISÃO GERAL
Versão original: Lightnovel, posteriormente Mangá. Confira aqui todos os Volumes do Mangá e da Light Novel (somente em inglês) de Kusuriya no Hitorigoto - Diários de uma Apotecária e garanta já o seu.
Autora: Natsu Hyuuga.
Ilustradores: Touko Shino para a light novel e Nekokurage (pseudónimo de Erika Ikeda) para o Mangá.
Data de Lançamento da Light Novel: 26 de setembro de 2012 - presente.
Data de Lançamento do Mangá: 26 de maio de 2017 - presente.
Data de Lançamento do Anime: 22 de outubro de 2023 a 04 de julho de 2025.
Total de episódios:
48 episódios.
Total de Temporadas: 2 Temporadas.
Estilo: HISTÓRICO; MISTÉRIO; POLÍTICA; ROMANCE; DRAMA; COMÉDIA; COTIDIANO; PSICOLÓGICO; ENIGMAS; MÉDICO; FÍSICA; QUÍMICA; BOTÂNICA; ÓPTICA. (Fonte: IMDb e alguns meus).
Terminado: Não.
Previsão para a 3ª Temporada: Seguinte, aparentemente, vai demorar um pouco para sair a 3ª temporada, porque o Anime alcançou a Light Novel. Porém, eu não acho que se deva apressar os artistas na produção da obra, porque isso pode acabar gerando furos e caindo a qualidade. Das informações que eu li até o momento, se elas estiverem corretas, esse foi um problema que os produtores de Diários de uma Apotecária estão enfrentando: o anime alcançou a Light Novel. Eu, de minha parte, prefiro ter paciência e receber uma obra de qualidade excelente como eu venho recebendo de Diários de uma Apotecária, do que receber algo meia boca. Quero excelência!
Onde assistir: Crunchyroll, Netflix e Amazon Prime. É possível achar em outros sites de acesso à cultura, basta pesquisar "assistir online Kusuriya no Hitorigoto" que aparecem as sugestões legendadas e dubladas em português.
Recomendo: Eu recomendo para absolutamente todo mundo!
Qualidade da animação: 10/10. Para ser justa, tem umas horas que a animação fica aquela animação troncha, mas, são frames bem específicos, só dá para notar se você ficar reassistindo. Logo, não vou derrubar a nota por conta de frames ocasionais não.
Pontos positivos: Tudo nessa obra é genial. Tudo! Se estiver prestando atenção, vai perceber que é uma obra muito caprichada nos detalhes.
Pontos Negativos: São apenas 20 minutos de anime. 😓
Pontuação:
My Anime List: 8.87
IMDb: 8,5/10
Comentário sobre a pontuação:
Que surpresa! Tendo em vista que obras voltadas para o público feminino tem as notas derrubadas à toa, um +8,5 até surpreende. Mas merecia, pelo menos, um +9. Fui ler uma das críticas e falaram que a 2ª Temporada estava muito aquém da 1ª, porém, como eu disse, eu assisti 5 vezes seguidas e posso garantir que o ritmo se mantém o mesmo, tanto na primeira, quanto na segunda temporada. Aliás, a segunda temporada nos entregou cenas maravilhosas. Não tem nada o que reclamar.
Entre os usuários do Google, a aprovação está em 92%.
![]() |
Pôster oficial de Kusuriya no Hitorigoto. |
TRAILER e SINOPSE
Obcecada por venenos e remédios, uma criada do palácio imperial usa toda a sua experiência como curandeira no distrito da luz vermelha para desvendar casos misteriosos.
💛
Já assistiu Kusuriya no Hitorigoto - Diários de uma Apotecária?
Conta o que você tem achado nos Comentários e SIGA O BLOG!
Comentários
Postar um comentário