Método Natacha Macsan
SINESTESIA
Do grego, o termo “synaísthesis” é formado pelos vocábulos “syn” (união) e “esthesia” (sensação). Assim, a palavra está relacionada com a união de sensações. (Toda Matéria).
Continuando a abordagem sobre Figuras de Linguagem olhando especificamente em como aplicá-las quando escrevemos letra de música, hoje falaremos sobre a Sinestesia que faz parte das Figuras de Palavras.
A Sinestesia ocorre quando substituímos uma sensação de um sentido físico por outra. Temos 5 sentidos físicos: visão, olfato, audição, paladar e tato e quando falamos de sensações físicas, nos referimos ao que sentimos com relação a cada uma dessas sensações, logo, se digo que sinto frio, me refiro ao tato, se digo que ouço algo, me refiro à audição e assim por diante.
Mas o que acontece se pegarmos essas sensações e atribuirmos a um sentido físico diferente?
É aí que entra a Sinestesia.
É uma Figura de Linguagem muito útil para a criação poética. Mistura-se as sensações com os diferentes sentidos e, pronto: temos uma forma poética de criar novos significantes¹.
¹ Significante é a imagem acústica que é associada a um significado numa língua, para formar o signo linguístico. Segundo Saussure, essa imagem acústica não é o som material, ou seja, a palavra falada, mas sim a impressão psíquica desse som.
Exemplos de Sinestesia:
"O vento gemia triste": O som do vento (audição) é associado à sensação de tristeza (emoção).
"Sua voz era doce": A voz (audição) é descrita com uma qualidade normalmente associada ao paladar (doce).
"Cheiro aveludado": O cheiro (olfato) é descrito com uma sensação tátil (aveludado).
"Luz quente": A luz (visão) é associada à sensação de calor (tato).
"Olhar frio": O olhar (visão) é associado à sensação de frio (tato).
"Som áspero": O som (audição) é associado a uma sensação tátil (áspero).
"Aquele perfume é azul": O cheiro (olfato) é associado à cor azul (visão).
Esses exemplos você acha fácil pesquisando "Exemplos de Sinestesia" no Google. Eu sempre uso como referência material de pesquisa de fácil acesso.
Indico essa publicação do Toda Matéria falando sobre Sinestesia com mais exemplos de uso e todos eles na forma poética, o que vai ser muito útil para o objetivo dessa aula e, como sempre, recomenda-se que se faça mais pesquisas sobre o tema para ampliar o leque de conhecimento.
EXERCÍCIOS:
Colete e crie vários exemplos de Sinestesia. Por meio desse exercício, você terá tanto um acervo pessoal de exemplos, como um acervo de inspiração para usar em obras futuras. É comum, inclusive, que criando exemplos, isso já te puxe para criar versos inteiros, pois vai desbloqueando a sua capacidade criativa. Aproveite o momento de estudo para, quem sabe, já começar a criar.
💛
Para se aprofundar no tema, confira o Sumário com as aulas complementares do Método Natacha Macsan: Escrevendo Letra de Música, o nosso curso totalmente gratuito "Como Escrever Letra de Música":
Oferta exclusiva do Método Natacha Macsan - Escrevendo Letra de Música para os leitores do blog: curso a APENAS R$10,00. Essa é a minha maneira de retribuir o carinho de vocês que sempre estão acompanhando as postagens. Não percam essa oportunidade e comecem já a criar lindas trilhas sonoras. É um curso rápido de 18 minutos e muito eficiente, sem enrolações, onde você já vai ter conhecimento técnico para aplicar e já começar a criar novas canções. Não perca essa oportunidade e comece agora mesmo clicando na imagem abaixo:
Comentários
Postar um comentário