A volta do Orkut que nunca volta!
O Orkut foi aqui no Brasil a primeira Rede Social que as pessoas usaram para se conectar com amigos e familiares. Foi por causa dele, inclusive, que o Facebook demorou um pouco a se consolidar aqui como uma Rede Social ao estilo Family&Friend, porque alguém já estava cumprindo esse papel.
No Orkut era possível dar notas de popularidade para as pessoas, redigir declarações pessoais no Testimonial ao estilo agenda (as mulheres mais velhas vão lembrar disso, pedíamos para que as pessoas escrevessem dedicatórias para nós nos dias de seus aniversários), deixar recadinhos no Scrapbook, colocar apenas 12 fotos no álbum e, como cereja do bolo, criar grupos que funcionavam como fóruns. Mas esses grupos não eram grupos qualquer: serviam tanto como grupos de hate para alguém (pessoas comuns, gente, que absurdo criar um grupo "Eu odeio fulana da escola tal"), até grupos de pessoas que se uniam para detestar e amar coisas triviais, como "Eu amo Café" ou "Eu odeio acordar cedo". Sem esquecer dos jogos que permitiam interação entre os perfis e podemos citar os mais divertidos, como Fazendinha Feliz e BuddyPoke, um jogo de avatar que te permita interagir com outros avatares para dar beijos e socos... Um deleite!
O Orkut era o puro suco da internet.
Porém, no dia 30 de setembro de 2014, o Orkut saiu do ar, levando consigo nossas 13 fotos (contando a de perfil), nossos Testimonial, nossos grupos que afirmavam nossa identidade, nosso Scrapbook que, àquela altura, as pessoas já apagavam, porque se antes o interessante era ter milhares de mensagens no Scrapbook, depois foi ficando cafona, o legal era não ter nenhum, para ninguém ficar bisbilhotando... Ah, sim, o Orkut foi o primeiro a entregar quem os fofoqueiros que fuçavam nossos perfis...
Foram tantas histórias.
Uma era chegava ao fim!
Passado alguns anos, movidos pela nostalgia e a saturação das Redes Sociais, as pessoas começaram a lembrar de como o Orkut era bom! Afinal, permitia interações reais e não era uma Rede Social saturada de anunciantes a ponto de vermos mais anúncios do que conteúdo orgânico das pessoas que seguimos, como o que ocorre, por exemplo, nas plataformas Meta (Facebook e Instagram).
Prometendo trazer até as fotos de volta, fomos informados que o Orkut vai voltar!
Há anos estamos ouvindo que o Orkut vai voltar e o Orkut NUNCA VOLTA!
Parece clickbait, ou seja, uma notícia feita somente para gerar cliques. Toda hora dizem que o Orkut vai voltar, mas é tudo indefinido e cheio de promessas nostálgicas.
Eu mesmo fiz postagem aqui no blog sobre a volta do Orkut lá em 2022... já estamos em 2025 e a promessa é que volte em 2026.
Será que volta mesmo?
Eu tenho lá minhas dúvidas, sabe? Quem quer voltar, apenas volta!
Que pré-lançamento longo o deles.
Só nos resta aguardar para ver se volta mesmo!
Eu ativaria minha conta no Orkut sim! E vocês, ativariam?
Para fechar o combo com chave de ouro, só voltando o MSN.
Comentários
Postar um comentário