Em 1808, no Rio de Janeiro, foi criada a primeiro tipografia do país, a Impressão Régia com a chegada da Família Real Portuguesa.
Essa data é importante, porque, antes disso, era proibida a instalação de tipografias em território brasileiro, uma vez que ainda sob o regime de colônia portuguesa, a circulação em larga escala de material impresso poderia fomentar ideais revolucionários e contrários aos interesses da Coroa Portuguesa.
Isso mudou somente com a chegada da Família Real Portuguesa que veio ao Brasil fugindo das invasões francesas lideradas por Napoleão Bonaparte e fez da cidade do Rio de Janeiro a sede do Império Português.
E com a chegada da Família Real Portuguesa, eles precisavam imprimir documentos em larga escala para expulsar os moradores de suas casas e realocar os refugiados portugueses em algum lugar, não é mesmo? (Esse evento é conhecido como Ponha-se na Rua).
Brincadeiras à parte, a partir do momento que a Família Real chega ao Brasil, é importante "imprimir toda a legislação, papéis provenientes das repartições reais e quaisquer outras obras em geral". A Impressão Régia "foi responsável pela impressão de, aproximadamente, mil títulos, entre documentos oficiais, obras de jurisprudência, história, teologia, ciências, periódicos e livros destinados aos cursos de medicina da Bahia e do Rio de Janeiro e aos da Academia Real Militar." (Fonte: Gov.br)
Com o passar do tempo, outras tipografias particulares foram sendo criadas, o que permitiu maior expansão da imprensa e da cultura do Brasil, tornando esse um evento de grande importância no desenvolvimento do país.
Você sabia sobre a data de hoje? Conta nos comentários e Siga o Blog!
💛 Amor e luz 💛


Comentários
Postar um comentário