![]() |
Naruto Clássico, Capa Oficial. |
Introdução
Naruto é uma das obras de anime mais aclamadas de todos os tempos. A obra que conta com um total de 720 episódios no anime e 72 volumes de mangá foi um dos grandes responsáveis pela propagação de animes ao redor do globo.
Naruto volta a ser o anime mais assistido na Netflix agora que a dublagem voltou a ser feita nos episódios restantes, retomando o público que aguardava essa atualização para finalizar a obra.
A história de perseverança e resiliência arrebatam o coração de todos. Naruto nos faz passear em nossas próprias memórias e sonhos, sendo uma obra que inspira a todos que o assistem para que não desistam, lutem por ideais, lutem por aquilo que desejam e almejam na vida.
A história não poupa a realidade. Temos que lidar com a dor da perda dos personagens assim como lidamos com a dor da perda dos que amamos, e seguir em frente, pois esse é o desejo daqueles que se foram.
Naruto está para além da aventura. Naruto aborda questões filosóficas, psicológicas, sociais, antropológicos, morais, entre outras. É possível analisar Naruto sobre óticas diversas e elaborar diversas análises e reflexões sobre temas variados as quais eu pretendo abordar aqui no blog, inclusive, sigam o blog e vejam postagens sobre Naruto nos Marcadores "Naruto".
Na postagem de hoje, abordaremos somente o Naruto a que chamamos de Clássico, que é a primeira parte da saga de Naruto.
Se você ainda não assistiu, fica a forte recomendação de assistir.
Abaixo farei uma análise pessoal que contém spoiler, logo, recomenda-se cautela ao ler.
![]() |
Pôster Oficial de Naruto Clássico. |
VISÃO GERAL
Versão original: Mangá. Confira aqui todos os 27 Volumes do Mangá de Naruto e garanta já á o seu.
Autor: Masashi Kishimoto.
Data de Lançamento do Mangá: 21 de setembro de 1999 a 10 de novembro de 2014.
27 Volumes.
Editora: Weekly Shonen Jump.
Data de Lançamento do Anime: 3 de outubro de 2002 a 8 de fevereiro de 2007.
220 episódios.
Total de Temporadas: 9 Temporada.
Produção: Pierrot.
Estilo: SHOUNEN, AVENTURA, AÇÃO, COMÉDIA, DESENVOLVIMENTO PESSOAL, ARTES MARCIAIS, COMPANHEIRISMO.
Terminado: Sim.
Onde assistir: Crunchyroll, Netflix, Amazon Prime, Mercado Play. É possível achar em outros sites de acesso à cultura, basta pesquisar "assistir online Naruto Clássico" que aparecem as sugestões legendadas em português e dublado.
Recomendo: Você PRECISA assistir. Você não vai se arrepender.
Qualidade da animação: 10/10. Considero a animação boa no geral, apesar de uns frames estranhos aqui e ali.
Pontos positivos: A obra consegue expor de forma leve e lúdica temas complexos sobre o desenvolvimento individual e interpessoal.
Pontos Negativos: O início de Naruto pode ser um pouco puxado, porque ele grita muito e pode ser considerado uma criança chata. Porém, por meio do desenvolvimento da história é que vamos nos dando conta justamente do quanto nós poderíamos facilmente sermos aqueles que julgavam Naruto na história.
Pontuação:
My Anime List: 8.1
IMDb: 8.4/10
Crunchyroll: 4.7/5 ⭐
Comentário sobre a pontuação:
As notas do IMDb e My Anime List não estão muito altas, porém, por ser uma anime muito assistido, a nota acaba sendo derrubada até por fandoms que se reúnem para, justamente, derrubar notas em um contexto de rivalidade que sequer existe ou é coerente. Isso é realmente uma pena. No Google, a aprovação é de 92% dos espectadores e na Crunchyroll a nota está alta também. Por ser uma obra que as pessoas veem mais de uma vez - eu, por exemplo, estou assistindo pela 5ª vez -, os detalhes que a rigor passariam batidos em outras obras, ficam sob uma lupa de milhares de olhares buscando informações para criticar ou elucidar, fazendo que a cobrança em cima da obra seja maior do que sobre as demais. Fazer muito sucesso também tem seu ônus.
TRAILER e SINOPSE
ANÁLISE PESSOAL
Eu demorei até pegar o embalo assistindo Naruto. A criança Naruto, que gritava e fazia artes pela cidade me afastou do personagem, confesso.
Quem diria que eu seria exatamente os olhos adultos que julgavam a criança Naruto?
No decorrer da história e me aprofundando mais no enredo, além de me ver na errada condição daquele que julga o outro sem o reconhecer, fui me reconhecendo em Naruto.
Naruto terá um sabor diferente para aqueles que experienciaram a solidão infantil tal como Naruto experienciou.
Naruto carregava uma natureza rebelde daqueles que querem provar ao mundo o seu valor. Esse desejo surge justamente daqueles em que nada se esperou deles. Coube aos olhares afiados reconhecer o ptencial da criança e guiá-la para o caminho de seus sonhos. Assim, Naruto conta com seus mestres (para nós do mundo real, professores) que atravessam sua vida lhe guiando e confortando das dores sofridas.
Naruto tem um paixão e uma amizade não correspondidas, nem por isso deixou de ser amigo à paixão (eu estou falando da Sakura, pessoal, não estou falando do Sasuke), e amigo do amigo que o quis inimigo.
Naruto compreende que chegar ao topo implica as pequenas conquistas, por isso, não desistir do amigo Sasuke é tão importante. No Shippuden, Naruto vai dizer "como eu posso me tornar Hokage proteger a vila se eu não consegui nem salvar um amigo?".
Essa reflexão é importante para compreender que os grandes sonhos demandam os pequenos passos e muitas das vezes é necessário abaixar a cabeça e refletir não apenas as conquistas, mas o quanto as derrotas tem a nos ensinar.
O menino Naruto é desengonçado a ponto de parecer burro.
Amigos, me desculpem a pedância aqui, eu sei que muitos também sentiram da mesma forma, mas esses episódios em que se subestimavam o Naruto me lembram demais a minha própria trajetória. Nunca vou esquecer que entrei em um curso pré-vestibular após o Ensino Médio que eu fiz em uma escola pública e saí com muita defasagem e eu tinha muita dificuldade nas matérias de exatas, como matemática (eu gostava de física, então, eu me saía melhor) e química. Isso me fazia ficar mais tempo com um professor tentando resolver os exercícios do que em sala assistindo a aula. É terrível a sensação de que todos estão conseguindo fazer o exercício, mas você não. Eu fui chamada de burra na minha cara e sem o menor pudor. Foi doloroso! O que eu podia fazer? Foi defasagem escolar, eu não tive o mesmo acesso que eles tiveram e ainda assim buscava auxílio. Auxílio esse que foi encerrado, porque eles não deixaram mais os alunos tirarem dúvidas com o professor que geralmente ajudava e era nele que eu colava. Assim, fui tentando fazer as coisas sozinha. Posteriormente, passei na UFRJ aos 25 anos sem ter estudado um segundo para o ENEM, apenas me matriculei, fiz a prova e entrei pelas vagas remanescentes ainda por cima. Eu passei! Foi o dia mais feliz da minha vida, nunca vou esquecer a sensação. Ali, eu realizava um dos meus sonhos!
Durante o Arco País das Ondas (o arco do construtor de ponte), Kakashi fala para Inari, o menino que diz não acreditar em heróis após a morte do homem que era sua figura materna, que Naruto cansou de chorar e decidiu fazer alguma coisa a respeito.
Quantos de nós só não nos erguemos após inúmeros dias chorando silenciosamente sem que ninguém nos ouvisse, porque estávamos angustiados demais com nós mesmos e nosso futuro?
É dessa forma que passamos a acompanhar a história nos inspirando em Naruto.
Que a gente nunca desista, afinal, esse é nosso lema ninja!
Comentários
Postar um comentário