OS BENIFÍCIOS DE BEBER ÁGUA QUENTE
Um dos choques culturais que eu mais tive me aprofundando na cultura chinesa, foi, de longe, o fato de que eles bebem água quente e que isso é uma recomendação da milenar Medicina Tradicional chinesa.
De acordo com os próprios chineses, cujo conteúdo eu acompanho no RedNote, se bebe água quente para que não desregule a sua temperatura corporal interna.
Eles não falam apenas das bebidas, mas da comida também.
Para os chineses, qualquer alimento gelado irá desbalancear a sua temperatura corporal.
A situação demanda atenção ainda maior para mulheres que possuem ciclos menstruais e ingerir coisas geladas pode agravar os sintomas que acompanham a menstruação, como cólicas, dores nas pernas, etc.
Isso ocorre porque a ingestão de coisas geladas - sejam elas comidas e bebidas - contrai os vasos sanguíneos e, ao diminuir o tamanho dos vasos, afetam a circulação sanguínea que passa a ter menos espaço para circular, dizendo de maneira leiga para que a compreensão seja mais fácil.
Logo, a recomendação da Medicina Tradicional Chinesa é que se beba água quente.
Aqui no Brasil, há o hábito de se beber água gelada e outras bebidas. A única bebida quente que bebemos, estando frio ou um calor de 40º, é o café e em alguns lugares do país o chimarrão e chás. Tirando essas bebidas, todas as outras nós bebemos gelada, água, sucos, refrigerantes, recreativas (com ou sem álcool, como batidas e drinks), entre outras. Por morarmos em um país tropical com alta umidade, a questão que acaba pegando para mim, é que precisamos nos hidratar com muita frequência e precisamos baixar a nossa temperatura corporal em estações quentes como a primavera e o verão.
Eu não bebo água gelada, até mesmo porque eu canto e a recomendação para quem trabalha com a voz é não beber água gelada também, porém, bebo sempre água em temperatura ambiente e quando está tão quente que a água sai quente da torneira, como no verão, eu misturo com um pouco de água gelada. Fiz o teste de beber água quente após saber da recomendação da Medicina Tradicional Chinesa, e o que eu posso dizer é que a fica parecendo que você esté bebendo um chá e se você estiver com sede, daquela sede que o corpo está pedindo muita água, não fica viável você se hidratar com a água quente, já que em virtude da alta temperatura, você acaba precisando tomar em pequenos goles, e, como eu disse, aqui é quente e úmido, a necessidade de se hidratar é urgente.
Um dos horários que mais se recomenda beber a água quente de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa é assim que acorda.
Ingerir água assim que acorda também é uma recomendação aqui. Isso porque a água irá "acordar" seus órgãos que estavam adormecidos, por assim dizer, já que você estava dormindo, e para fazer uma limpeza no seu sistema digestivo. Outra questão muito importante é que quando você acorda, uma das primeiras situações fisiológicas que ocorrem é fazer xixi, certo? Esse xixi está repleto das toxinas que seu organismo limpou durante o sono e você precisa eliminar assim que acordo (o corpo é muito inteligente, né?), logo, se a primeira coisa que você fez foi jogar fora uma quantidade razoável de líquidos, o mais lógico é que você reponha o líquido que seu corpo acabou de eliminar, por isso é tão importante começar o dia já se hidratando.
Confesso que eu ainda não consegui introduzir água quente na minha rotina assim que acordo, porque eu bebo muita água e já tenho o hábito de beber um copo de água assim que acordo, como o meu organismo já está ciente que eu vou me hidratar, ele já dispara a sede em mim e tomar água quente em pequenos goles me deixa com ainda mais sede. Por ter acabado de tomar algo quente, eu acabo não querendo misturar a água quente que ingeri com a água em temperatura ambiente do meu filtro de barro. Porém, é verdade um fato: quando você bebe água quente, você realmente sente que as coisas estão mais balanceadas.
Possivelmente, aqui no Brasil, beber ou não água quente seria uma questão de hábito. Podemos tirar essa conclusão observando o consumo de café. Ora, se bebemos café mesmo em dias extremamente quentes, porque não conseguiríamos beber uma água quente também?
Em contrapartida, temos que observar as condições climáticas do nosso país, pois, como eu disse acima, precisamos beber água para nos hidratar e refrescar nas estações mais quentes. Beber água quente em um dia quente poderia aumentar ainda mais a nossa temperatura corporal interna, colocando em risco a nossa saúde, afinal, no Brasil, o calor mata literalmente. Pessoas morrem devido a alta temperatura. Beber uma água fresca (a que misturamos com a agua em temperatura ambiente com um pouco de água gelada) ajuda a baixar a nossa temperatura interna e na regulação do nosso organismo nesses períodos. Entretanto, todavia, beber água muito gelada em dias quentes, principalmente para as pessoas que trabalham com coisas pesadas e em ambiente externo, como pedreiros e serviços envolvendo carga, pode gerar um choque térmico e levar essa pessoa a passar mal também. Por isso que mesmo aqui no Brasil também não se recomenda a ingestão de água gelada, e sim água em temperatura ambiente.
Conclusão:
Eu acho a indicação da Medicina Tradicional Chinesa muito coerente. De fato, ao ingerirmos bebidas geladas, interferimos na nossa temperatura corporal interna, porém, devemos levar em consideração outros fatores, como o Brasil ter um clima diferente da China e isso impactar diretamente o nosso comportamento, afinal, devemos levar em consideração não apenas o interno, o corpo, mas o externos, o clima. Agora que estamos no inverno, faz muito mais sentido beber água quente, até mesmo para ajudar a aumentar a temperatura corporal em uma época de baixa temperatura climática, mas quando chega o verão, precisamos diminuir a temperatura corporal para que a gente não venha a passar mal.
Para mulheres em seu período menstrual faz ainda mais sentido, porque, de fato, ingerir comidas geladas deixa o corpo ainda mais estressado em um momento que estamos realizando toda uma renovação de ciclo hormonal e eliminando os resquícios do ciclo anterior. Mesmo sem nenhuma recomendação médica, a gente já sabe que mesmo os pés em contato com o azulejo frio já afeta os sintomas menstruais, logo, para esse momento, ingerir alimentos quente no geral, incluindo a água, irá ajudar a passar por esse momento com menos transtornos. Há relatos de mulheres que dizem que só em tirar qualquer coisa gelada, como picolés e sorvetes, e se alimentar com comidas quentes, como caldos e sopas, já ajudou a aliviar bastante os sintomas.
A água gelada não é recomendada aqui no Brasil também, sendo o mais recomendado a água em temperatura ambiente. Novamente, há relato de pessoas cujo mal estar passou apenas ao ingerir água quente, pois ajudou a regular todo o organismo. Acredito que para crianças esse efeito seja ainda mais evidente. Dar às crianças água quente ao invés de água em temperatura ambiente ou gelada deve evitar os resfriados e gripes que sempre as acometem e também na construção de seu sistema imunológico.
Essa é uma informação valiosa para todos nós, afinal, tudo que colabora para o nosso bem estar e saúde deve ser compartilhado.
E você, o que achou disso? Conta nos comentários e siga o blog.
Comentários
Postar um comentário