Pular para o conteúdo principal

Sorria para si mesmo

Apagamento Cultural travestido de Apropriação Cultural: a visita da Anitta à tribo Xingu e a preocupação com o cancelamento.

Política


Capa e thumbnail ilustrando título e tema da postagem, na imagem a cantora Anitta em visita à tribo Kuikuro no Xingu.
Anitta na tribo Kuikuro no Xingu. Imagens do Instagram pessoal da cantora e corte do vídeo.

Desde que essa pauta de Apropriação Cultural surgiu nos debates sociais e políticos, eu sinto um genuíno incomodo sobre como uma reflexão a respeito da valorização de certos atributos culturais só ser feita a partir da ótica e representatividade de pessoas brancas para o deliberado apagamento de outras culturas com a premissa de que se não for alguém daquele local, logo, é apropriação cultural.

A parte mais curiosa sobre a Apropriação Cultural é porque ela ainda por cima passa pela ótica daqueles a que chamaremos de brancos para englobar todos aqueles que não são vítimas de preconceitos sociais em virtude da sua cor de pele ou traços raciais específicos.

São os brancos que passaram a ditar o que era e o que deixava de ser Apropriação Cultural, curioso, não?

O debate tomou proporções quando fora notado que vestimentas, acessórios e atributos característicos de determinados povos não era valorizado ou era até mesmo considerado coisa de "pobre" quando usado pelos locais, mas assim que alcançasse camadas mas altas ou de elite, como desfiles de moda, rapidamente esse acessório, atributo, etc, passava a ser socialmente aceito. Assim, apropriavam-se da cultura alheia para que esta servisse a uma classe de pessoas, chegando ao ponto de tornar inacessível aos que usavam originalmente. Isso é apropriação cultural: pegar algo daquele povo, mas descartar o valor quando usado por aquele povo, só validando quando incorporado pela cultura branca.

Gerou-se, então, socialmente, diversos embates que, ao contrário do que alegam, gerou prejuízos aos que poderiam ter oportunidades com a visibilidade daqueles atributos e acessórios. Por exemplo: as tranças nagô, que eram majoritariamente usados por mulheres pardas e negras aqui no Brasil, passou a ser alvo da pauta e gerou ataques reais àquelas que usavam as tranças e não se encaixassem nesse grupo. Com efeito prático, trancistas perderam a oportunidade de ampliar seu leque de clientela, tanto localmente, quanto o atendimento a turistas, porque passou-se a atacar deliberadamente os clientes dessa trancista, que, por óbvio, não procurariam mais o serviço. Passado alguns anos, não se pauta mais como apropriação cultural  as tranças, pois já se compreendeu que ao fazer isso, prejudica-se justamente a área de atuação das mulheres negras. Infelizmente, mesmo se compreendendo isso agora, um estrago enorme já foi feito por pautas que são apenas jogadas, feitas feitas de maneira raivosa, ao invés de ser, como todo debate político social deve ser feito, com a exposição e respeito aos pontos contraditórios para que assim se chegue a um consenso saudável para a sociedade.

Dei como exemplo as tranças nagô, mas isso se alastrou a vários itens. O pior dos casos que eu me recordo foi o ataque deliberado de uma mulher a outra no metrô que estava usando lenço na cabeça. O lenço, um acessório usada em diversas culturas, inclusive no Brasil, a prática foi apenas abandonada, mas era muito usado por mulheres religiosas, foi o responsável por gerar uma situação de conflito em área pública, colocando em risco a integridade da mulher que usava o lenço. O motivo de a mulher usar o lenço era seu tratamento de câncer que fez seus cabelos caírem e o lenço é um dos acessórios usados para proteger a sensível região da cabeça que estava desnudado em virtude do tratamento.

Com isso, as pessoas passaram a ficar temerosas de usarem coisas simples e triviais, mas serem deliberadamente atacadas por outras tais raivosas que acham que tudo deve virar militância, ignorando o complexo contexto das relações e comportamentos humanas. E é aí que entra a Anitta.

Visitando a aldeia Kuikuro no Parque Indígena do  Xingu, a Anitta foi convidada a participar do ritual Kuarup, ao passo que a Anitta ficou com medo de ser cancelada por pessoas de fora, sendo que ela foi convidada pelo líder do povo Kayapó, o Cacique Raoni. Ora, o convite daqueles que pertencem àquela cultura não deveria ser levado em conta muito mais do que aqueles que querem criar regras - os brancos - sobre o que pode ou não ser feito a respeito de determinada cultura?

Anitta ficou com medo de ser cancelada. Por quem? Pelos brancos. Ficou tão preocupada com os de fora que por pouco não cometeu uma enorme grosseria com os de dentro, ignorando que a voz deles é mais importante do que a voz que vem de fora.

Incansavelmente os povos nativos brasileiros já falaram que não tem problema as pessoas se fantasiarem de índios em festividades como Carnaval e similares - festas a fantasia, por exemplo -, que isso era uma forma de enaltecer a cultura nativa desse país e suas declarações foram desvalidadas por aqueles - os brancos - que decidiram serem eles os auditores que pode e do que não pode.

Por mais que sejam usados por motivações que podem ser consideradas triviais, quando as pessoas se fantasiam de indígenas - termo esse que, inclusive, passou a ser pautado também, porque passaram a alegar indígena é de quem é da Índia (ó, Deus, quem é da Índia é indiano) -, elas não apenas recuperam conceitos ritualísticos que envolvem pintar o corpo e usar itens que remonte à natureza, como trazem a luz, consciente ou inconscientemente, os assuntos sociais e políticos a que esses povos estavam submetidos e ao enaltecer a cultura indígena, colocamos em evidência a necessidade de proteger e respeitar esses povos.

A partir do momento que passaram a submeter ao crivo de "Apropriação Cultural" o uso de itens indígenas, passamos para a fase dois: o "Apagamento Cultural".

Há uma necessidade urgente de se silenciar as vozes que enaltecem e falam em prol de culturas indígenas para que sua ausência, sejam as pautas, sejam os povos, não sejam sentidas.

Como todos ficam melindrados em falar e serem acusados de usar as causas para hypar na Internet, não tem sido incomum que as pessoas optassem por não abordar o tema - sabe como é, né? Para não roubar o protagonismo alheio.

Enquanto levantava informações para essa postagem, acabei, inclusive, me deparando com uma matéria em que a indígena Ysani Kalapalo criticava a Anittta, alegando que ela desrespeitou o ritual e que a cantora não se importa com a causa e estava apenas usando das causas indígenas para criar fama. O mais curioso nessa declaração é que a ativista de direita Ysani foi uma das pessoas mais críticas às pautas de Apropriação Cultural, alegando que não tinha problema nenhum as pessoas se pintarem e vestirem como indígenas. Descartou em sua crítica o fato de que Anitta participou do ritual à convite da liderança da tribo, o que causa justamente o que fora dito acima e o motivo do receio de Anitta em participar da cerimônia: uma perspectiva externa que quer se sobrepor à perspectiva interna usando a Cultura do Cancelamento para penalizar pessoas. Pelo que vi, a postagem de Ysani havia sido removido de sua rede social.

Temos que nos ater a um fato primordial sobre cultura: ela é feita para ser dividida mesmo. A cultura deve ser trocada entre povos para que o ser humano alcance não apenas o desenvolvimento tecnológico, como o desenvolvimento humano. Essa relação passa a ser distorcida a partir do momento que a relação de cultura entre povos passa a ser vista não apenas como mercadoria, mas ferramenta de poder. Temos que ser muito cautelosos e vigilantes sobre o quanto deixamos de evoluir por conta de estigmas equivocados sobre elementos que envolvem a sociedade.

Em se tratando de Brasil, mais especificamente, considero um equivoco que nos distanciam tanto dos povos indígenas, uma vez que herdamos seus traços, seus hábitos, sua culinária, entre tantos outros aspectos.

Há de se questionar: a quem interessa o apagamento dos indígenas da nosso gene biológica e social?

Importante destacar que "houve um aumento significativo nas pesquisas sobre o Xingu após a visita da Anitta à região. De acordo com dados do Google, as buscas sobre povos indígenas cresceram 6.200% em apenas 24 horas após a visita. Isso demonstra como a visibilidade, impulsionada por figuras públicas como Anitta, pode gerar maior interesse e awareness sobre a cultura e questões indígenas" (Google I.A.), reforçando o óbvio: quanto mais a gente retrata, visita, enaltece, mais visibilidade a gente dá. Bem diferente de sair cancelando figuras públicas lhe imputando "apropriações indevidas", não acham?

Novamente: a quem interessa o apagamento desses povos, no fim das contas?

Comentários

SIGA O BLOG!


Gif animado e chamativo onde está escrito "Siga nas Redes Sociais" com setas apontando para baixo em direção aos ícones das Redes Sociais de Natacha Macsan
Imagem do ícone rosa do Youtube que encaminha para o canal de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Facebook que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone do Instagram que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Tik Tok que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.  Imagem do ícone rosa do Kwai que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Pinterest que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do X (antigo Twitter) que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa de e-mail que encaminha para o endereçamento de e-mail para Natacha Macsan.

Confira mais:

#Games: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros.

Lords Mobile Capa: os Monstros do jogo Lords Mobile. #GAMES: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros. Para cada monstro do jogo, uma lista de heróis - grátis ou pago, a gente tem o que a gente tem - para tirar mais energia do monstro na hora de fazer as caças. Se você, porventura, não usar a melhor equipe de heróis, o tanto de energia de caça que você vai desperdiçar não está escrito! Lembrando que para cada nível de monstro, é uma turma de herói diferente, então, já fica ligado nisso. #GAMES - Lords Mobile: O que vimos até agora. A nossa lista é pautada na famosa Hephbot, clique aqui, que você pode incluir no seu grupo do Discord, pode usar por meio do Line e também Telegram para acessar informações diversas sobre o jogo. LISTA COMPLETA: Hephbot: Lista de Monstros em Lords Mobile. FLIPER ÁRTICO: Artic Flipper, Flipper Ártico: formação de heróis a serem usados na caça. Levar em consideração o nível do monstro. ASA NEGRA: Blackwing, Asa Negra: formação de heróis usados na caç...

A imoral trend Mini Bikini da Grok no X e o uso não consentido de imagem

O X-Twitter anunciou uma mudança drástica na Grok que permite que usuários possam editar todas as fotos que estiverem na plataforma usando a I.A. Não deu nem 24h e as imagens editadas tiveram como alvo principal as mulheres, que viram suas fotos casuais sendo transformadas em conteúdo erótico para a plataforma em uma trend chamada "Mini Bikini" em que usuários solicitam que a Grok editasse a imagem das mulheres e as colocassem em mini bikinis. Se a situação já não fosse ruim o suficiente, essa trend deu mais um passo perverso e começou a editar as fotos de adolescentes, crianças e até bebês. Essa prática aumenta ainda mais a violência contra os grupos de maior vulnerabilidade social e fomenta a criação e divulgação de pornografia infantil nas redes. Junto com a atualização da Grok, veio a atualização dos Termos de Uso e Políticas de Privacidade do X em que o usuário dava à plataforma X o direito de usar e treinar a sua Inteligência Artificial, assim como postar as imagens por...

Kanojo, Okarishimasu - Rent a Girlfriend: Análise 1ª, 2ª e 3ª Temporadas.

Animes Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará no final da postagem. INTRODUÇÃO Mês dos Namorados e a ideia de alugar uma namorada ou um namorado não é necessariamente ruim. Não sei se é porque eu já tenho uma certa idade para analisar que existem coisas na vida que são realmente grandes bobagens e que não há tanta necessidade de a gente ficar se prendendo a estigmas que colocamos em nós mesmos. Ora, se eu quero uma companhia para uma tarde ou ir para uma festa ou fazer compras e essa companhia ainda é treinada para me proporcionar uma boa experiência, qual o problema? Você chama amigos que não vão, ou se vão reclamam... são poucos os amigos que estão dispostos a nos fazer a companhia pela companhia e criar memórias. Eu, que já fui esse tipo de amiga - e não sou mais -, sempre fazia companhia aos amigos, porque, na minha visão, era melhor fazer alguma coisa, do que não fazer nada e esse tempo não volta nunca mais, logo, eu preferia fazer qualquer coisa a não ter q...

Tensei Shitara Slime Datta Ken: Análise 1ª, 2ª e 3ª temporada.

Irei iniciar a postagem com a minha Análise Pessoal que, a rigor, eu planejo deixar sempre por último, porque irei comentar spoillers, e eu não quero estragar a experiência dos leitores, mas como na análise sobre Tensei Slime eu não vou citar nenhum spoiller, começarei por ela. ANÁLISE PESSOAL Tensei Shitara Slime Datta Ken está na lista dos meus animes favoritos com toda a certeza. Eu proponho que você imagine o seguinte cenário: imagina que você, de fato, reencarna em um mundo que, comparado aos nossos dias atuais, está totalmente subdesenvolvido. Você saberia como aplicar o seu conhecimento para ajudar na evolução daquele lugar? Você tem esse conhecimento? E é aí que essa obra entra nos mostrando quais seriam as ferramentas necessárias para se criar uma nova sociedade do zero. Em Tensei Slime nós vamos desde a menor escala, até a maior escala das relações humanas. Começamos pelas relações interpessoais, fazendo novas amizades e conseguimos novos aliados. Então, montamos uma sociedad...

Kusuriya no Hitorigoto - Diários de uma Apotecária: Análise 1ª e 2ª Temporada.

Animes Imagem via NexoGeek e editada. INTRODUÇÃO Hoje sai o último episódio da 2ª Temporada de Kusuriya no Hitorigoto, Diários de uma Apotecária. Já falei aqui no blog como esse anime virou minha nova obsessão  (pode ler que não tem spoiler). Basicamente eu assisti 5 vezes repetitivamente, porque, a cada vez que eu revia, eu percebia um detalhe novo, para vocês verem o quão bem-feito está sendo o roteiro narrativo dessa obra. Na condição de uma pessoa criativa, que escreve e que lê livros desde a tenra idade - muito incentivada pelo meu pai -, além de ser formada em Letras Português-Latim pela UFRJ (eu entendo um pouquinho, vai...), hoje já carrego uma imensa bagagem literária e teórica, e fiquei simplesmente maravilhada com a forma que a narrativa é conduzida e entrelaçada ao longo da obra.  Detalhes que podem passar desapercebidos na hora se revelam uma pista do que viria a ser. E você só sabe que perdeu a informação, quando vê de novo, porque você não sabia que tinha q...

O Desfecho de Loulan em Kusuriya no Hitorigoto (Diários de uma Apotecária, ep. 23 da 2ª Temporada).

Animes Momentos finais de Loulan. Kusuriya no Hitorigoto, Diários de uma Apotécária.  O Desfecho de Loulan em Diários de uma Apotecária O penúltimo episódio da 2ª Temporada de Diários de uma Apotecária, a minha mais nova obsessão ,  nos leva ao comovente fim de Loulan, que conhecemos também como Shisui. Somos cativados pela Shisui. A menina alegre que ama insetos e cuja curiosidade se faz amiga da curiosidade de Maomao. Duas meninas com gostos estranhos e que amavam alimentar seus interesses fazendo pesquisas de campo. Confira todas as obras publicadas de Diários de uma Apotecária e adquira já o seu! Lembro que comecei a ficar desconfiada sobre a verdadeira identidade de Shisui e recebi um spoiler bem no meio da cara quando fui pesquisar... eu só queria comparar as imagens 😭. Quem era Loulan? A misteriosa concubina, fechada, que não esboçava nenhum tipo de reação. Algo estava de estranho, quem seria de fato essa personagem na história? Descobrimos hoje. Loulan era vítima...

#Games: Lords Mobile - Festival das Guildas e a atualização mais do que esperada

ATUALIZAÇÃO FESTIVAL DAS GUILDAS Se teve uma atualização que a equipe IGG do Lords Mobile acertou em cheio e finalmente, foi a atualização do Festival das Guildas. O Festival das Guildas sempre foi um evento que trouxe muita dor de cabeça para toda a liderança de todas as guildas. Isso ocorria porque muitos jogadores não cumpriam as metas mínimas do evento, mas, mesmo assim, tinham acesso aos prêmios.  Com isso, as lideranças tinham que ficar monitorando quem fez e quem não fez as missões e bateu as metas para expulsar os membros que não fizeram as missões e evitar que eles fossem bonificados mesmo sem ter contribuído com o evento. Essa era uma situação que desmotivava a todos, uma vez que todo final de vento a guilda acabava com bem menos membros e a frustração de quem fez uma excelente pontuação, mas mesmo assim não conseguiu pegar os melhores prêmios porque outros membros não colaboraram com o evento.  Para poder expulsar os jogadores inadimplentes, a liderança precisava fi...

#Games - Lords Mobile: Talentos (Tutorial).

Lords Mobile TALENTOS Os Talentos são bônus que o jogo dá para finalidades específicas.  Por meio dos Talentos você pode aumentar seu bônus de Ataque, Defesa, HP, Pesquisa, Construção, Treino de Tropa e Produção de Recursos. Assim como temos slots de Troca Rápida, temos 10 slots de Talentos que facilitam trocar a organização dos Talentos no jogo e vão variar a depender de como o seu jogo está organizado no momento. Explicando, se o seu Castelo estiver no Modo Manutenção, ou seja, atuando nas Construções, Pesquisas,  Coletando Recursos e Treinando Tropas, os Talentos precisam estar ordinandos para essas funções. Se o seu Castelo entra no Modo de Proteção, ou seja, vai receber ataques de outros Castelos, os Talentos precisam estar ordenados na função de Defesa. Se o seu Castelo entra no Modo Ataque, ou seja, vai atacar outros Castelos ou conquistar Bases e Fortes, seja no Mapa, seja em eventos como Expedição da Guilda e Arena, os Talentos precisam estar na função de Ataque. No M...

Akatsuki no Yona: Análise 1ª Temporada (Yona of the Dawn / Yona - A Princesa do Alvorecer).

Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará ao final da postagem.  Atualizado dia 19 de dezembro de 2025 após novas informações. INTRODUÇÃO Akatsuki no Yona,  traduzido para o inglês, Yona of the Down , e em português ficou  Yona - A Princesa do Alvorecer , é um anime em que temos uma heroína como protagonista principal do enredo. Yona era uma princesa que precisou fugir do castelo após um golpe de estado que custou a vida do Imperador, seu pai. Pior!!! O golpe foi feito por quem ela menos esperava! Se você está procurando algo para assistir que tem muita aventura, reviravoltas e um bom desenvolvimento, Yona é uma boa pedida. Só tem um problema crucial: apesar de ser uma excelente obra, não teve continuação do anime, que foi lançado em 2014. A animação está excelente, quando você assiste, nem parece que já tem 11 anos que foi lançada a primeira temporada e até agora nem sinal de fumaça da segunda temporada, apesar de ter material de sobra do mangá para ...

Watashi no Shiawase na Kekkon (My Happy Marriage - Meu Casamento Feliz): Análise.

Animes Terminei de assistir o anime " Watashi no Shiawase na Kekkon ", traduzido "Meu Casamento Feliz", e, nessa postagem, irei fazer uma análise sobre a obra. Falarei sobre o aspecto geral da obra e, no final, irei fazer uma análise pessoal que contará com spoilers . Logo, se você tem intenção de assistir ou está assistindo "Meu Casamento Feliz", recomendo cautela ao ler o última parte da postagem. VISÃO GERAL Versão original: Light Novel, posteriormente o mangá e anime. A obra também teve adaptação em Live Action e peça teatral.  Confira aqui todos as publicações de Mangá e Light Novel de Watashi no Shiawase na Kekkon / My Happy Marriage e garanta já o seu. Autor:  Akumi Agitogi Ilustrador:  Tsukiho Tsukioka Data de Lançamento da Light Novel:        15 de janeiro de 2019 até o momento presente. Data de Lançamento do Mangá:       12 de setembro de 2019 até o momento presente. Data de Lançamento do Anime:      ...