![]() |
Imagem gerada pelo Gemini e editada. |
Você habita seu corpo, seu corpo habita sua casa.
Sempre que falamos em bem estar mental, pensamos em terapias, sagas de autoconhecimentos, literaturas.
Porém, há algo que deve ser levado em consideração quando o assunto é bem estar mental: o ambiente que seu corpo habita.
É muito importante que se você está enfrentando uma jornada de cura ou de auto conhecimento, que você considere também a limpeza e organização da sua casa ou, caso você ainda não tenha uma casa toda para chamar de sua - mora com seus pais e irmãos, por exemplo - manter o seu espaço organizado. E antes que você diga que nem um quarto você tem, possivelmente você tem seu próprio espaço, como seu armário, suas roupas, seus pertences e tudo isso deve estar organizado para que a clareza da sua mente também seja a clareza do ambiente que você está.
A desorganização acaba sendo mais um gatilho de estresse caso você esteja enfrentando qualquer momento de angústia ou pode se tornar o canal para desencadear estresses psicossomáticos.
Não achar as coisas, não saber o que está onde; quando vai à cozinha beber água se depara com tudo sujo, se vai preparar um alimento, não tem uma colher, o fogão está sujo, a air fryer esta suja; se coloca os pés no chão, seu pé fica mais sujo do que se você estivesse andando descalço na rua; vai tomar banho e o banheiro fedendo e com limos acumulando nos azulejos; se abre o armário as roupas limpas se confundem com as sujas e estão emboladas entre elas e desamassadas... me responda francamente: tem como a sua mente ficar saudável em um ambiente sujo e desorganizado assim? Não, amigos, não tem!
Por isso é importante manter o seu espaço limpo e organizado na medida do possível, sempre tirando um tempo para reorganizar as coisas para que a desorganização não fique generalizada. A limpeza deve ser feita um pouco todo dia, com prioridade para a cozinha, pois é ela que acaba demandando mais atenção, uma vez que uma cozinha desorganizada e suja atraia insetos e até roedores.
A organização não precisa ser uma tormenta, como nos fazem acreditar, já que arrumar cômodos podem ser usados até como ferramenta de punição no processo educativo de certas famílias (por favor, não puna seus filhos dizendo que o castigo é lavar o banheiro).
A organização e limpeza podem ser atividades igualmente prazerosas tais como são os trabalhos manuais envolvendo hobbies, basta mudar a perspectiva das coisas. Já falei aqui no blog algumas várias vezes sobre o livro "Roube como um artista" do Austin Kleon e como ele fala sobre a importância das atividades domésticas para liberar a criatividade. Retomando o que já disse nas outras ocasiões, quando você faz atividades mecânicas, você permite que seu cérebro descanse da atividade que demanda grandes elaborações e possa processar essas informações, fazendo sinapses e "digerindo" as informações recebidas. Assim como nos hobbies manuais, uma atividade em que o cérebro não precisa tomar decisões complexas ajudam o cérebro a descansar e um cérebro descansado, por certo, será um cérebro mais saudável - por cérebro queremos dizer a mente.
Mantenha seu ambiente organizado, porque além da sensação de prazer de estar em um ambiente limpo, isso te ajudará a ficar mais concentrado nas outras atividades que precisa fazer. Nada pior do que precisar fazer alguma coisa, mas ficar pensando que ainda tem que lavar a louça, que o banheiro está imundo etc, e essas demandas começarem a te colocar em uma situação de conflito.
Um pouco todo dia e você não precisará perder um dia inteiro na limpeza, porque você sempre vai fazendo uma coisa de cada vez. Um dia você limpa o chão, no outro os móveis da sala, no outro lava o banheiro, no outro organiza uma parte do armário. Se você deixa para fazer tudo no mesmo dia, a exaustão irá se torar um reforço negativo para outras vezes e toda vez que você pensar que precisa limpar e organizar, virá à sua mente o cansaço e esgotamento da última vez, mas se você cria uma rotina de limpeza diária que tome 30 minutos do sua dia (sem contar a cozinha, fazer comida, lavar a louça, porque aqui não tem escapatória), você irá espaçar as lembranças da limpeza e ela se tornará algo tão corriqueiro quanto tomar banho e escovar os dentes (você toma banho e escova os dentes todos os dias, certo?).
Crie sua rotina de maneira que ela não tome muitas horas do seu dia e não te esgote.
Um pouco todo dia é o que você precisa para manter a sua casa limpa e a sua mente organizada.
Lembre-se: você habita seu corpo e seu corpo habita sua casa.
Comentários
Postar um comentário