PROSOPOPEIA
Também conhecido como "Personificação" ou "Metagoge" (eu gosto mais desse nome, acho diferente) ou "Animismo" (esse termo já parece algum tipo de metamorfose), hoje falaremos sobre a Prosopopeia e como podemos usá-la na criação de letras de música.
Prosopopeia, ou como seu sinônimo Personificação e Animismo bem explica, é a Figura de Pensamento em que damos características humanas a seres inanimados ou não humanos.
Do grego προσωποποιία, prosopopoiia, “prosopon” (pessoa, face, máscara) e “poeio” (finjo), significa "fingir-se humano" em tradução livre e coerente. Sua versão em latim, "Personificação", é formada pelos termos “persona” (pessoa, face, máscara) e o sufixo "–ção", que denota ação. Ou seja, significa, ao pé da letra, uma "pessoa mascarada". (Toda Matéria)
Usamos a Prosopopeia para atribuir características humanas para substituir ou amplificar a sensação do que aquilo representa.
Logo, temos:
- "O dia estava alegre" ou "O dia estava triste" (O dia não fica nem alegre nem triste, ou seja, retratamos a sensação sentida com relação ao dia);
- "O coração sorria" ou "O coração chorava" (O coração não sorri, mas usamos a prosopopeia para atribuir um sentimento a um órgão vital do corpo, indicando alegria ou tristeza).
Só com esses breves exemplos, você já deve ter despertado várias memórias de letras de música que usaram da figura de linguagem para transmitir a mensagem desejada.
Assim como as outras Figuras de Linguagem que abordamos em nossas aulas anteriores, a Prosopopeia nos possibilita usos diversos de termos poéticos em nossas letras de música.
A Prosopopeia é tão interessante que pode ser usada para Temas de letras de música e como os Títulos das Letras de Música.
Como em todas as nossas miniaulas, recomendo que você se pesquise mais sobre a Prosopopeia, já coloquei acima o link do Toda Matéria, e deixo aqui mais uma indicação de leitura do blog Imaginie sobre Prosopopeia com exemplos de casos na literatura e na música.
Abaixo os exercícios que se recomenda fortemente que sejam feitos.
EXERCÍCIOS:
Assim como nos outros exercícios sobre as Figuras de Linguagem das miniaulas que já tivemos aqui no blog, colete e anote os mais variados exemplos de Prosopopeias e crie um acervo de ideias. Como dito, da mesma forma que ao estudarmos a Prosopopeia possivelmente te lembrou de um monte de letras de músicas, criar termos e expressões usando a Figura de Pensamento irá desbloquear diversas ideias para serem usadas nas suas letras de música também. Capricha na criatividade.
💛
Para se aprofundar no tema, confira o Sumário com as aulas complementares do Método Natacha Macsan: Escrevendo Letra de Música, o nosso curso totalmente gratuito "Como Escrever Letra de Música":
Oferta exclusiva do Método Natacha Macsan - Escrevendo Letra de Música para os leitores do blog: curso a APENAS R$10,00. Essa é a minha maneira de retribuir o carinho de vocês que sempre estão acompanhando as postagens. Não percam essa oportunidade e comecem já a criar lindas trilhas sonoras. É um curso rápido de 18 minutos e muito eficiente, sem enrolações, onde você já vai ter conhecimento técnico para aplicar e já começar a criar novas canções. Não perca essa oportunidade e comece agora mesmo clicando na imagem abaixo:
Comentários
Postar um comentário