Pular para o conteúdo principal

Top 5 Indicações: livro, filme, série e dorama, anime e música que estiveram em alta na semana, 27/11/2025.

Felca, o vídeo adultização e a Regulamentação das Redes.

Sobre as Redes


Capa e thumbanail ilustrando título e tema da postagem. Ao fundo, várias mãos adultas mexendo no celular; em destaque, o youtuber Felca seguando o celular com uma menina em pose sensual, no canto superior direito escrito "A exploração de crianças e adolescentes nas Redes Sociais".
Imagem de Reprodução mais edição.

Após o vídeo intitulado "adultização" feito pelo criador Felca, reacende-se no Brasil o debate sobre a regulação das redes, principalmente no que concerne à exposição de crianças e adolescentes em situações vexatórias e sexualizadas.

Esse debate não é novo, essas denúncias vem sendo feitas há anos seja aqui no Brasil, seja no exterior. Inclusive, esse ano mesmo abordamos o tema aqui no blog.

Em 18 de fevereiro de 2019, o criador MattsWhatItIs já havia denunciado como os pedófilos atuavam e se comunicavam no YouTube em vídeos voltados ao público infantil feito por criadores mirins.

Aqui no Brasil, quem trouxe o debate a tona foi o YouTuber Felipe Neto que traduz as informações trazidas pelo Matts em português e acrescenta maiores informações sobre a atuação da rede com os conteúdos nacionais.

Essas denúncias geraram mudanças consideráveis na plataforma YouTube, que passou a não permitir comentários em conteúdos com criadores mirins, ou onde crianças apareceriam - conteúdos "família" - ou voltados ao público infantil. Sempre que você vai subir um vídeo para a plataforma, é necessário informar se esse conteúdo é voltado para o público infantil ou se possu criança no vídeo. A ferramenta de detecção desse tipo de conteúdo é tão eficiente no YouTube que uma vez ele sinalizou um Shorts que eu criei usando um filtro que te transforma em criança. Veja, não havia criança no vídeo, mas a mera referência a se ter uma e não ser devidamente sinalizado para a plataforma já fez com que o Youtube privasse os comentários e me notificasse. Para evitar que crianças caíssem em vídeos animados, porém voltados ao público jovem adulto, o YouTube passou a disponibilizar um acesso específico para o público infantil, o YouTube Kids. Dessa forma, crianças que usam a plataforma não cairão acidentalmente em um vídeo que não é voltado para a idade delas. Claro que o sistema não é infalível, uma vez que há uma rede de pessoas mal intencionadas com o claro objetivo de burlar a segurança da plataforma tal como se fosse um desafio a ser cumprido: "vejam, eu burlei o algoritmo do YouTube", o que acaba tornando tudo muito cansativo, uma vez que, por óbvio, esse assunto deveria contar com a colaboração de todos, mas ferramentas são criadas justamente por causa de pessoas ruins.

Atualmente, com essas medidas, o Youtube já vem sendo considerada uma plataforma segura para crianças. Porém, plataformas com Tik Tok não possui um sistema de segurança quando o assunto é exposição de menores, tornando impossível remover vídeos com teor apelativo e explorativo da plataforma. Os escândalos foram muitos, aqui no Brasil e lá fora, e o Tik Tok, mesmo com o volumoso número de denúncias ao conteúdo não derrubava as contas. O mais escandalosos dos casos que eu vi até o momento foi o de uma mãe que à primeira vista parecia estar criando conteúdos voltados para comunidade de mães, mas logo notou-se a perversidade por trás de interações que pareciam inocentes. Filmando a filha de 1 ano, a mãe dava frutas com formatos fálicos para a criança comer, filmava em ângulos sugestivos e o fim da picada foi essa mulher filmar a filha com uma lâmina de barbear emulando que estava raspando as partes íntimas. Ali, toda a conversinha de que a maldade estava nos olhos das pessoas caiu por terra. Acrescentando isso ao fato de que as filmagens eram feitas "à pedido" do que era solicitado nos comentários por perfis falsos e o fato de que a conta era monetizada, essa mulher explorou a imagem da própria bebê, colocando-a no radar de pervertidos, uma vez que já era sabido da negligência dessa mãe, ficava óbvio que essa mulher não tinha a competência e nem a vontade de proteger essa criança de pessoas mal intencionadas. O caso foi tão absurdo que o FBI alertou a essa mulher que o vídeo da filha estava circulando no submundo dos conteúdos infantis para pervertidos e essa mulher continuou postando!

E o que o Tik Tok fez após um conteúdo escancarado desses? Nada! O Tik Tok não fez nada. Não adiantava denúncias, não adiantava nada! O Tik Tok simplesmente deixou aquele conteúdo no ar, para escândalo de todos. 

Perfis como o da Andressa CattySheylli Caleffi, Bruna Volpi entre outros perfis cansaram de denunciar perfis que exploravam imagens de crianças e adolescentes e o do perfil da Sheylli mais especificamente é voltado para alertar os pais sobre os perigos que as crianças correm ao serem expostas na internet.

De acordo com o Núcleo Jornalismo, o Kwai deliberadamente entrega conteúdos envolvendo menores de idade.

O Kwai chegou a proibir qualquer criança em seus vídeos, mas a medida acabou caindo na própria plataforma, já que as outras plataformas seguiram expondo menores e nada foi feito pelo poder público.

A denúncia do Felca é super importante. A questão que fica é porque demorou-se tanto a tomar medidas efetivas, se essas questões já estão sendo denunciadas há anos?

Mais do que falar sobre as plataformas atraindo usuários por meio de conteúdos explícitos envolvendo menores, resta exigir que o poder público coloque em vigor o ECA, que já é mais do que suficiente para abarcar as questões envolvendo as Redes Sociais, pois tudo já está devidamente tipificado sobre os temas que envolvem privacidade e proteção de menores.

Como a questão toda não envolve somente os pais que expõe seus filhos ou permitem a exposição, mas sim as pessoas por trás desses perfis maliciosos que engajam nesse tipo de conteúdo, o debate passou a ser regulamentação das redes, assunto que gera desconforto político, uma vez que muitos se aproveitam de perfis anônimos para inflar as suas próprias redes e gerar falso engajamento. Se cada pessoa fosse identificada como pessoa real, quantos seguidores figuras públicas, entre eles os políticos, teriam de fato em suas redes?

Ou seja, o debate tomou uma outra direção e perde força na sua questão mais importante: proteger crianças e adolescentes de predadores, inclusive, da exploração familiar.

Novamente, o ECA é mais do que suficiente e o Ministério Público acaba sendo muito lento para lidar com essas questões que, pelo visto, com a exceção do YouTube que ao menos tomou medidas efetivas, não contaremos com a colaboração das outras plataformas META, Tik Tok e Kwai.

Lembrando que não é apenas a exploração visual dessas crianças. Já cansei de ver lives de crianças doentes e em situação de vulnerabilidade sendo exploradas para angariar fundos que não sabemos se serão destinados de fato aos cuidados dessa criança. Aqui no Brasil, pais já foram presos por alegar explicitamente que explorava a condição da filha deficiente para levantar fundos. Lembrando que as pessoas mandavam ajuda na intenção de esse valor ser revertido em cuidados com a menina, mas o valor foi usado pelo pai para comprar carro e gastar com damas da noite, debochando, inclusive, dos doadores, conforme matéria do G1.

Moral da história: se a criança não pode se proteger sozinha, sua imagem não deve ser explorada por ninguém, nem seus pais. O Estado, nesse caso, precisa ser firme e eficiente. Mesmo as crianças artistas eu considero um problema que os pais possam, por exemplo, gerenciar as suas contas, uma vez que não é competência da criança gerar condições de vida melhores aos seus pais e família. Essa não é uma responsabilidade da criança, por mais talentosa que ela seja. Todo e qualquer dinheiro que uma crinaça conseguir, deve ser investida em um banco que só ela poderá mexer após a vida adulta. Acompanhamos o caso da Larissa Manoela, que foi atriz mirim na SBT, em que mesmo após a maior idade, seus pais não passaram para ela os direitos e valores que a ela cabiam, provando como mesmo os pais podem se tornar os piores algozes de seus filhos por interesse prórpio.

Esse é um debate longo e que precisa ser levado com seriedade pelo bem de nossas crianças.

A seguir, vejo a denuncia realizada pelo Felca em seu canal no Youtube:


Comentários

SIGA O BLOG!


Gif animado e chamativo onde está escrito "Siga nas Redes Sociais" com setas apontando para baixo em direção aos ícones das Redes Sociais de Natacha Macsan
Imagem do ícone rosa do Youtube que encaminha para o canal de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Facebook que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone do Instagram que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Tik Tok que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.  Imagem do ícone rosa do Kwai que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Pinterest que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do X (antigo Twitter) que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa de e-mail que encaminha para o endereçamento de e-mail para Natacha Macsan.

Confira mais:

#Games: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros.

Lords Mobile Capa: os Monstros do jogo Lords Mobile. #GAMES: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros. Para cada monstro do jogo, uma lista de heróis - grátis ou pago, a gente tem o que a gente tem - para tirar mais energia do monstro na hora de fazer as caças. Se você, porventura, não usar a melhor equipe de heróis, o tanto de energia de caça que você vai desperdiçar não está escrito! Lembrando que para cada nível de monstro, é uma turma de herói diferente, então, já fica ligado nisso. #GAMES - Lords Mobile: O que vimos até agora. A nossa lista é pautada na famosa Hephbot, clique aqui, que você pode incluir no seu grupo do Discord, pode usar por meio do Line e também Telegram para acessar informações diversas sobre o jogo. LISTA COMPLETA: Hephbot: Lista de Monstros em Lords Mobile. FLIPER ÁRTICO: Artic Flipper, Flipper Ártico: formação de heróis a serem usados na caça. Levar em consideração o nível do monstro. ASA NEGRA: Blackwing, Asa Negra: formação de heróis usados na caç...

#Games: Lords Mobile - Astrolita.

Lords Mobile TUTORIAL ASTROLITA Antes de a gente falar da etapa final - até o momento - de Evolução dos Equipamentos, que é quando você passa a Revenir os Equipamentos, vamos falar sobre as Astrolitas. Astrolita é o item utilizado para Revenir Equipamentos e, como os demais itens, é um recurso limitado no jogo, o que significa que é importante saber como usar as Astrolitas para que você não use os recursos de maneira errada e, com isso, atrapalhe a evolução do seu jogo. Só é possível Revenir Equipamentos acima do Nível 50 (lembrando que os Equipamentos possuem Níveis que só podem ser usados após você alcançar o respectivo Nível de Herói ) e que já estão na Raridade Mística. Antes só tínhamos um tipo de Astrolita, a que vamos chamar de Astrolita Universal, uma vez que elas podem ser usadas em todos os equipamentos, mas agora nós temos também a Astrolita de Monstro. Usaremos Astrolita Universal e Astrolita de Monstro para distinguir uma da outra. No tutorial de hoje, vamos falar sobre os...

Kanojo, Okarishimasu - Rent a Girlfriend: Análise 1ª, 2ª e 3ª Temporadas.

Animes Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará no final da postagem. INTRODUÇÃO Mês dos Namorados e a ideia de alugar uma namorada ou um namorado não é necessariamente ruim. Não sei se é porque eu já tenho uma certa idade para analisar que existem coisas na vida que são realmente grandes bobagens e que não há tanta necessidade de a gente ficar se prendendo a estigmas que colocamos em nós mesmos. Ora, se eu quero uma companhia para uma tarde ou ir para uma festa ou fazer compras e essa companhia ainda é treinada para me proporcionar uma boa experiência, qual o problema? Você chama amigos que não vão, ou se vão reclamam... são poucos os amigos que estão dispostos a nos fazer a companhia pela companhia e criar memórias. Eu, que já fui esse tipo de amiga - e não sou mais -, sempre fazia companhia aos amigos, porque, na minha visão, era melhor fazer alguma coisa, do que não fazer nada e esse tempo não volta nunca mais, logo, eu preferia fazer qualquer coisa a não ter q...

Natacha Macsan: Contato.

Rio de Janeiro,            A fim de facilitar o contato, seja para formalizar contratos e parcerias, seja por algum outro motivo de relevância profissional, segue as informações em detalhes sobre como contatar a artista, compositora, escritora, criadora de conteúdo e professora, Natacha Macsan.           Por questões de segurança, o contato ocorre somente por meio do e-mail: natachamacsan@yahoo.com           Solicita-se ao interessado no contato que sejam encaminhadas todas as informações relevantes sobre o assunto para facilitar e agilizar a comunicação, tornando o processo de resolução entre as partes o mais otimizado possível.         Não serão considerados formais os contatos feitos via inbox , ou seja, feitos pelo Direct do Instagram ou Messenger ou afins, embora estes sejam devidamente respondidos a fim de qualquer dúvida ou esclarecimento; mas, para formalizar o...

Tensei Shitara Slime Datta Ken: Análise 1ª, 2ª e 3ª temporada.

Animes Irei iniciar a postagem com a minha Análise Pessoal que, a rigor, eu planejo deixar sempre por último, porque irei comentar spoillers, e eu não quero estragar a experiência dos leitores, mas como na análise sobre Tensei Slime eu não vou citar nenhum spoiller, começarei por ela. ANÁLISE PESSOAL Tensei Shitara Slime Datta Ken está na lista dos meus animes favoritos com toda a certeza. Eu proponho que você imagine o seguinte cenário: imagina que você, de fato, reencarna em um mundo que, comparado aos nossos dias atuais, está totalmente subdesenvolvido. Você saberia como aplicar o seu conhecimento para ajudar na evolução daquele lugar? Você tem esse conhecimento? E é aí que essa obra entra nos mostrando quais seriam as ferramentas necessárias para se criar uma nova sociedade do zero. Em Tensei Slime nós vamos desde a menor escala, até a maior escala das relações humanas. Começamos pelas relações interpessoais, fazendo novas amizades e conseguimos novos aliados. Então, montamos uma s...

Watashi no Shiawase na Kekkon (My Happy Marriage - Meu Casamento Feliz): Análise.

Animes Terminei de assistir o anime " Watashi no Shiawase na Kekkon ", traduzido "Meu Casamento Feliz", e, nessa postagem, irei fazer uma análise sobre a obra. Falarei sobre o aspecto geral da obra e, no final, irei fazer uma análise pessoal que contará com spoilers . Logo, se você tem intenção de assistir ou está assistindo "Meu Casamento Feliz", recomendo cautela ao ler o última parte da postagem. VISÃO GERAL Versão original: Light Novel, posteriormente o mangá e anime. A obra também teve adaptação em Live Action e peça teatral.  Confira aqui todos as publicações de Mangá e Light Novel de Watashi no Shiawase na Kekkon / My Happy Marriage e garanta já o seu. Autor:  Akumi Agitogi Ilustrador:  Tsukiho Tsukioka Data de Lançamento da Light Novel:        15 de janeiro de 2019 até o momento presente. Data de Lançamento do Mangá:       12 de setembro de 2019 até o momento presente. Data de Lançamento do Anime:      ...

Resumo da Semana, 09 a 15 de novembro de 2025

Resumo da Semana, 09 a 15 de novembro de 2025 Estou tendo alguns problemas técnicos que vem interferindo direramente na criação das postagens do blog. Pretendo resolver em breve, faltou a postagem do Top 5 Indicações por muito pouco essa semana, mas eu deixei a lista das obras mais assistidas. Espero voltar à normalidade o quanto antes. Obrigada a todos pelas visitas.  Vamos conferir tudo que saiu e aproveita para ler a postagem do seu quadro favorito. Clique Aqui para conferir Resumo da Semana entre os dias 02 a 08 de novembro de 2025. DOMINGO - 09/11/2025 08h - DESAFIO MUSICAL #45 Desafio Musical, 45.2025: Cronograma Semanal.  💚 SEGUNDA-FEIRA  - 10/11/2025 08h - DESAFIO MUSICAL #45 Desafio Musical, 45.2025: Segunda-Feira.   💚 19h - SOBRE AS REDES Em tempos de IA, o original vai superar!  💚 TERÇA-FEIRA  - 11/11/2025 08h - DESAFIO MUSICAL #45 Desafio Musical 45.2025: Terça-Feira.  💚 17h - DICA, SUA LINDA 5 Dicas para Manter a Sua Saúde Mental AGORA...

#Games - Lords Mobile: Equipamentos Parte 4: Treinamento, Forja e Forja Lunar.

Lords Mobile #GAMES - Lords Mobile: Equipamentos Parte 4: Treinamento, Forja e Forja Lunar.  Se vocês joga Lords Mobile, precisa se informar a respeito dos Equipamentos e faremos uma série falando sobre os Equipamentos que você precisa forjar e evoluir no jogo para garantir uma otimização na evolução do seu Castelo. Semana passada trouxemos o #GAMES - Lords Mobile: Equipamentos Parte 3: Coleta e Velocidade  e essa semana vamos falar sobre os Equipamentos de Treinamento, Forja e Forja Lunar . Lembrando que é necessário liberar a pesquisa "Troca Rápida" para poder trocar os itens todos de uma vez e não um a um.  #GAMES - Lords Mobile: O que vimos até agora. NÃO SE ESQUEÇA DE TROCAR OS EQUIPAMENTOS SEMPRE QUE FOR EXECUTAR UMA TAREFA NO JOGO! NOTA : terei que usar meu próprio set para mostrar os equipamentos e, não, eles não estão full mesmo jogando regularmente há dois anos. TREINAMENTO: Esses são os Equipamentos que vão te dar Bônus de Velocidade de Treinamento das sua...

#Games: Lords Mobile: Set do Campeão - Todas as Tropas.

Lords Mobile Na última postagem sobre Lords Mobile, falamos sobre os melhores equipamentos de Ataque que o jogo dá "grátis", por assim dizer, e essa semana vamos falar elencar somente o set do Campeão de todas as tropas para você ter noção de quais são. #Games - Lords Mobile: Os melhores Equipamentos de Ataque (sem contar Set do Campeão). Ao final de cada amostragem, mostraremos quanto de bônus somado você consegue com o set completo e, a partir daí, você pode decidir de qual será a tropa será o Set do Campeão que você irá investir primeiro no jogo. INFANTARIA Confira o tutorial completo sobre todas as opções de equipamentos que dão bônus para a Infantaria: #GAMES - Lords Mobile: Equipamentos Parte 5: Ataque Infantaria. ELMO Total de Bônus de Ataque: 49%. Como conseguir os itens para forjar os equipamentos: Para conseguir os itens, você precisa comprar o Pacote do Campeão na lojinha; embora também consiga baús no Reino dos Magnatas e eventualmente venha no Presente de Forja d...

#Games - Lords Mobile: Ordem Para Upar o Set do Campeão.

Lords Mobile Para saber como upar os equipamentos do Campeão, basta olharmos para o Item Raro e a quantidade que cada um precisa e evoluir o equipamento que precisa de menos, até o equipamento que precisa de mais Item Raro. CONFIRA AQUI TUDO QUE JÁ FALAMOS SOBRE LORDS MOBILE. Vamos olhar na ordem quanto que cada um dos equipamentos do Set do Campeão precisam de Crina Escarlate: Logo: Bota: 5 Crinas Escarlates. Mão Ruim: 6 Crinas Escarlates. Elmo: 7 Crinas Escarlates. Mão Boa: 8 Crinas Escarlates. Armadura: 10 Crinas Escarlates. Acessórios: 14 Crinas Escarlates. Essa é, portanto, a ordem em que você vai upar o set do Campeão: Botas ➡️ Mão Ruim  ➡️ Elmo  ➡️ Mão Boa ➡️ Armadura ➡️ Acessórios  O motivo é muito simples, lógico e objetivo: se você começar evoluindo os Acessórios, que gastam 14 Crinas Escarlates para cada uma das Raridades, isso vai atrasar demais a evolução dos outros equipamentos. Então, é mais válido que você tenha os que precisam de menos Crinas Escarlates e...