Pular para o conteúdo principal

Sorria para si mesmo

Boku no Hero Academia, Análise

Capa e thumbnail ilustrando título e tema da postagem. A imagem é a capa oficial da primeira temporada do anime Boku no Hero Academia.

INTRODUÇÃO

Boku no Hero chegou ao fim e vamos com a nossa análise sobre os animes do jeitinho que a gente gosta, trazendo informações gerais sobre a obra e algumas opiniões.

Boku no Hero acompanha a história de Midoriya Izuku, um rapaz que nasce sem individualidade meta humanas que dá poderes aos usuários.

Midoriya tinha o sonho de atuar como um herói profissional, mas, para isso, precisava ter uma individualidade, o que ele não tinha.

Porém, devido ao seu caráter corajoso, Midoryia acaba sendo o portador do poder do herói número 1, All Might, e precisa treinar intensamente para dominar esse poder e consegue entrar na U.A., escola formadora de heróis e outros profissionais que atuam na área (tecnologia, mídia, etc), onde acompanharemos a história de Midoriya e seus colegas de escola.

A referência do anime são obras HQ's estadunidenses e a obra "Os 3 Mosqueteiros" do escritor francês Alexandre Dumas lançado em 1984, tirando da obra o consagrado lema "Um por todos e todos por um" que vai ser usado para nomear as individualidades mais poderosas da obra, o "One For All" e o "All For One".

O anime é muito cativante e o debate filosófico gira em torno das questões familiares, críticas sociais e desenvolvimento pessoal.

O último episódio saiu no dia 13 de dezembro de 2025 e já deixa muitas saudades.

Ao final dessa postagem, farei uma Análise Pessoal que contém Spoiller, mas, antes disso, confira maiores informações sobre Boku no Hero.

Pôster de Boku no Hero Academia, 1ª temporada.

    Leia também:

VISÃO GERAL

Versão original: Mangá. Confira aqui os  42 volumes de "Boku no Hero - My Hero Academia" e garanta já o seu.

Mangaká: Kōhei Horikoshi

Data de Lançamento do Mangá: 7 de julho de 2014 a 21 de março de 2024.

    42 Volumes.

    Editora: Shueisha.

Data de Lançamento do Anime: 3 de abril de 2016 a 13 de dezembro de 2025.

    170 episódios + 10 OVA's.

Total de Temporadas: 8 Temporadas.

Produção: Bones.

Estilo: SHONEN, AVENTURA, SUPER-HERÓI, FANTASIA, COMÉDIA, COTIDIANO, DESENVOLVIMENTO PESSOAL, DRAMA, FAMÍLIA & AMIGOS.

Terminado: Sim.

Previsão de próximos lançamentos: Sairá um episódio extra dia 2 de maio de 2026.

Onde assistir: Crunchyroll e Netflix. É possível achar em outros sites de acesso à cultura, basta pesquisar "assistir online Boku no Hero" que aparecem as sugestões legendadas em português e dublado.

Recomendo: Sim. 

Qualidade da animação: 10/10. As cenas de luta merecem um elogio a parte. Foram muito boas.

Pontos positivos: A história é cativante, boas cenas de lutas.

Pontos Negativos: A história teve uma série de inconsistências inegáveis. No mais, comentarei na análise pessoal com os spoilers. Se você ainda não assistiu Boku no Hero, não leia agora.

Pontuação:

    My Anime List: 7.95/10

    IMDb: 8.2/10

    Crunchyroll: 4.7/5 ⭐

Comentário sobre a pontuação:

A pontuação está baixa, a meu ver. Boku no Hero foi um grande sucesso, o que é uma benção e uma maldição ao mesmo tempo e isso acaba fazendo com a crítica sobre a obra seja maior do que no geral. Porém, diferente de resenhas que já li sobre outros animes, que costumam ser reclamações sem fundamento, as críticas que li sobre Boku no Hero são muito bem embasadas e acabam justificando as críticas. Eu continuo achando um bom anime, mas não nego o que foi colocado pelos fãs. A quem interessar possa, recomendo ler as resenhas dos fãs do My Anime List. 

TRAILER e SINOPSE

A história acompanha Izuku Midoriya, um garoto nascido sem uma “Individualidade” superpoderosa em um mundo onde 80% da população as possui. Apesar disso, Izuku sonha em ser o maior herói de todos, como seu ídolo, All Might.

Após herdar inesperadamente a “Individualidade” de All Might, Izuku se matricula na U.A. High School, uma prestigiosa academia de heróis. Lá, Izuku treina ao lado de colegas como seu amigo de infância e rival Katsuki Bakugo, Shoto Todoroki, que possui tanto inteligência quanto força física, Ochaco Uraraka e Tenya Iida. Juntos, Izuku e seus colegas precisam se tornar mais fortes e enfrentar a dura realidade de um herói de verdade. (via Crunchyroll)

ANÁLISE PESSOAL

!!! CONTÉM SPOILLER !!!
!!! CONTÉM SPOILLER !!!
!!! CONTÉM SPOILLER !!!

Para quem acompanha as minhas resenhas sobre animes aqui no blog, sabe que eu tenho uma natureza bem generosa quando avalio as obras. 

Com Boku no Hero vai ser diferente, porque com esse final, eu fiquei com o sentimento de fracasso.

Eu me senti uma fracassada mesmo enquanto uma espectadora.

A cena do Midoriya no hospital dizendo "Não tenho arrependimentos. É como se eu tivesse tido um sonho incrível" destroça o meu coração.

No momento em que eu vi a cena pela primeira vez, ainda não era o último episódio, então, eu pensei que algo ainda poderia acontecer para reverter a situação, como as individualidades terem se conectado no DNA dele ou ele ter ficado, ao menos, com a força típica que o One For All dava ao portador, mas não. Midoryia se torna professor e, 8 anos depois, recebe uma armadura do All Might.

"Você não me engana. O seu corpo está querendo se mover, não é?"

E Midoriya chora!

A armadura de fato vai suprir a ausência de individualidade dele e permitir que ele se torne Pro Hero novamente, mas era algo que não precisava ser assim.

A obra tinha uma premissa muito clara que foi compreendida por todos os espectadores devido ao contexto que deu a entender que Midoryia não apenas se tornaria o melhor herói de sua época, como ainda superaria o All Might.

Isso ocorre quando ele se torna portador do One For All e quando ele consegue usar as individualidades dos outros portadores, coisa que nem o All Might conseguiu fazer, logo, os indícios eram fortes.

Para além de alegarem alguns erros de tradução - que a meu ver são irrelevantes perante ao contexto -, estávamos acompanhando a saga de Midoriya para se tornar o herói número 1 já sabendo que isso aconteceria desde o começo.

Ele não só não se torna herói número 1, como ele termina sem nenhuma individualidade. Nosso chorão Midoriya não chorou quando falou isso, o que torna tudo ainda mais pesaroso.

De fato, a questão de ele conseguir uma armadura para se tornar Pro Hero poderia ter sido um interessante trunfo na obra se tivesse sido bem trabalhada, mas a obra acaba justamente nessa parte.

A mensagem poderia ser "você pode se tornar o que você quiser, basta ter as ferramentas certas", por exemplo, mostrando o Midoryia como o embaixador das ferramentas junto da Hatsume, algo que ele poderia ter ajudado a desenvolver durante os 2 anos seguintes da graduação enquanto a chama do One For All ainda se extinguia. 

Apesar de termos passado 9 anos acompanhando a saga do Midoryia, na obra, se passou pouco mais de um ano.

Ainda havia espaço para outras aventuras, mas o foco girou tanto em torno do All For One e One For All que essa disputa acabou tomando mais espaço e protagonismo do que as outras questões envolvendo aquele universo e, inclusive, acabou saturando um pouquinho. Esticaram demais essa parte da história e deixaram de explorar mais nuances daquele universo.

Os problemas dos prenúncios não cumpridos do que vinha sendo prometido gerou uma onda de insatisfação e frustração.

PORÉM...

Nesta parte, estou meramente especulando.

O nome da obra é "Boku no Hero Academia", "Minha Academia de Herói" fazendo referência à U.A., correto?

Os alunos já se formaram e não faria sentido a continuidade da obra ser na Academia, afinal, eles já atuam como heróis profissionais.

Logo, temos fortes indícios de que vem um "Boku no Hero Plus Ultra" para dar continuidade à saga e encerrar as questões que não foram encerradas no "Boku no Hero Academia".

Considero, fortemente, que isso pode vir a acontecer, pois acompanhei com enorme estranheza não terem amarrado as pontas soltas da história, deixando pendências e mudando premissas logo final, após eu acompanhar uma obra em que o zelo narrativo era tão grande, que até as coisas que eu pensei, como por exemplo, "ué, mas não vão usar o poder da Eri?", logo na sequência a obra explicou o motivo de o poder da Eri não poder ter sido usado para ajudar na batalha contra o Shigaraki e All For One, sendo usado somente pequenos resquícios. Ou seja, a obra tinha um zelo enorme em, ao menos, elucidar os pontos que foram levantados e não foram aproveitados.

Acredito que haverá um anúncio de continuidade após o episódio "Mais" que sairá em Maio.

Pôster de Boku no Hero Academia com Midoryia e os alunos da turma 1A.

OUTRAS CRÍTICAS QUE LI POR AÍ...

Algumas pessoas apontaram o fato de as histórias dos alunos da 1A e companheiros do Midoryia não terem sido muito bem aproveitadas, porém, fizeram a crítica sem apontar quais deles poderiam ter a história aproveitada ou não. Eu não considerei que houve baixo aproveitamento, porque nem todo mundo tem uma história de fundo triste ou que precise ser aprofundada, já que não gerou impacto em suas vidas no momento. De todos os colegas que tiveram suas vidas contadas, havia algo que era necessário abordar, porque isso gerou impacto na obra e colaborava com a narrativa. Não há a necessidade de contar a história de todos se isso não é relevante na obra.

Particularmente, eu considerei que as informações levantadas foram suficientes para a narrativa e sem excessos ou dramalhões que podiam acabar pesando o clima na obra e desgastando o leitor e espectador.

CONCLUSÃO:

Eu adorei Boku no Hero, é um dos meus animes favoritos e quero ter um filhod adorável e persistente que nem o Midoriya. Apesar das críticas ao final, acho que foi uma obra muito boa por trazer momentos memoráveis sobre resiliência, amizades e parcerias.

O que você achou de Boku no Hero Academia? Conta nos comentários e Siga o Blog!

💛 Amor e luz 💛


Comentários

SIGA O BLOG!


Gif animado e chamativo onde está escrito "Siga nas Redes Sociais" com setas apontando para baixo em direção aos ícones das Redes Sociais de Natacha Macsan
Imagem do ícone rosa do Youtube que encaminha para o canal de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Facebook que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone do Instagram que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Tik Tok que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.  Imagem do ícone rosa do Kwai que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Pinterest que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do X (antigo Twitter) que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa de e-mail que encaminha para o endereçamento de e-mail para Natacha Macsan.

Confira mais:

#Games: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros.

Lords Mobile Capa: os Monstros do jogo Lords Mobile. #GAMES: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros. Para cada monstro do jogo, uma lista de heróis - grátis ou pago, a gente tem o que a gente tem - para tirar mais energia do monstro na hora de fazer as caças. Se você, porventura, não usar a melhor equipe de heróis, o tanto de energia de caça que você vai desperdiçar não está escrito! Lembrando que para cada nível de monstro, é uma turma de herói diferente, então, já fica ligado nisso. #GAMES - Lords Mobile: O que vimos até agora. A nossa lista é pautada na famosa Hephbot, clique aqui, que você pode incluir no seu grupo do Discord, pode usar por meio do Line e também Telegram para acessar informações diversas sobre o jogo. LISTA COMPLETA: Hephbot: Lista de Monstros em Lords Mobile. FLIPER ÁRTICO: Artic Flipper, Flipper Ártico: formação de heróis a serem usados na caça. Levar em consideração o nível do monstro. ASA NEGRA: Blackwing, Asa Negra: formação de heróis usados na caç...

A imoral trend Mini Bikini da Grok no X e o uso não consentido de imagem

O X-Twitter anunciou uma mudança drástica na Grok que permite que usuários possam editar todas as fotos que estiverem na plataforma usando a I.A. Não deu nem 24h e as imagens editadas tiveram como alvo principal as mulheres, que viram suas fotos casuais sendo transformadas em conteúdo erótico para a plataforma em uma trend chamada "Mini Bikini" em que usuários solicitam que a Grok editasse a imagem das mulheres e as colocassem em mini bikinis. Se a situação já não fosse ruim o suficiente, essa trend deu mais um passo perverso e começou a editar as fotos de adolescentes, crianças e até bebês. Essa prática aumenta ainda mais a violência contra os grupos de maior vulnerabilidade social e fomenta a criação e divulgação de pornografia infantil nas redes. Junto com a atualização da Grok, veio a atualização dos Termos de Uso e Políticas de Privacidade do X em que o usuário dava à plataforma X o direito de usar e treinar a sua Inteligência Artificial, assim como postar as imagens por...

Kanojo, Okarishimasu - Rent a Girlfriend: Análise 1ª, 2ª e 3ª Temporadas.

Animes Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará no final da postagem. INTRODUÇÃO Mês dos Namorados e a ideia de alugar uma namorada ou um namorado não é necessariamente ruim. Não sei se é porque eu já tenho uma certa idade para analisar que existem coisas na vida que são realmente grandes bobagens e que não há tanta necessidade de a gente ficar se prendendo a estigmas que colocamos em nós mesmos. Ora, se eu quero uma companhia para uma tarde ou ir para uma festa ou fazer compras e essa companhia ainda é treinada para me proporcionar uma boa experiência, qual o problema? Você chama amigos que não vão, ou se vão reclamam... são poucos os amigos que estão dispostos a nos fazer a companhia pela companhia e criar memórias. Eu, que já fui esse tipo de amiga - e não sou mais -, sempre fazia companhia aos amigos, porque, na minha visão, era melhor fazer alguma coisa, do que não fazer nada e esse tempo não volta nunca mais, logo, eu preferia fazer qualquer coisa a não ter q...

Tensei Shitara Slime Datta Ken: Análise 1ª, 2ª e 3ª temporada.

Irei iniciar a postagem com a minha Análise Pessoal que, a rigor, eu planejo deixar sempre por último, porque irei comentar spoillers, e eu não quero estragar a experiência dos leitores, mas como na análise sobre Tensei Slime eu não vou citar nenhum spoiller, começarei por ela. ANÁLISE PESSOAL Tensei Shitara Slime Datta Ken está na lista dos meus animes favoritos com toda a certeza. Eu proponho que você imagine o seguinte cenário: imagina que você, de fato, reencarna em um mundo que, comparado aos nossos dias atuais, está totalmente subdesenvolvido. Você saberia como aplicar o seu conhecimento para ajudar na evolução daquele lugar? Você tem esse conhecimento? E é aí que essa obra entra nos mostrando quais seriam as ferramentas necessárias para se criar uma nova sociedade do zero. Em Tensei Slime nós vamos desde a menor escala, até a maior escala das relações humanas. Começamos pelas relações interpessoais, fazendo novas amizades e conseguimos novos aliados. Então, montamos uma sociedad...

Kusuriya no Hitorigoto - Diários de uma Apotecária: Análise 1ª e 2ª Temporada.

Animes Imagem via NexoGeek e editada. INTRODUÇÃO Hoje sai o último episódio da 2ª Temporada de Kusuriya no Hitorigoto, Diários de uma Apotecária. Já falei aqui no blog como esse anime virou minha nova obsessão  (pode ler que não tem spoiler). Basicamente eu assisti 5 vezes repetitivamente, porque, a cada vez que eu revia, eu percebia um detalhe novo, para vocês verem o quão bem-feito está sendo o roteiro narrativo dessa obra. Na condição de uma pessoa criativa, que escreve e que lê livros desde a tenra idade - muito incentivada pelo meu pai -, além de ser formada em Letras Português-Latim pela UFRJ (eu entendo um pouquinho, vai...), hoje já carrego uma imensa bagagem literária e teórica, e fiquei simplesmente maravilhada com a forma que a narrativa é conduzida e entrelaçada ao longo da obra.  Detalhes que podem passar desapercebidos na hora se revelam uma pista do que viria a ser. E você só sabe que perdeu a informação, quando vê de novo, porque você não sabia que tinha q...

O Desfecho de Loulan em Kusuriya no Hitorigoto (Diários de uma Apotecária, ep. 23 da 2ª Temporada).

Animes Momentos finais de Loulan. Kusuriya no Hitorigoto, Diários de uma Apotécária.  O Desfecho de Loulan em Diários de uma Apotecária O penúltimo episódio da 2ª Temporada de Diários de uma Apotecária, a minha mais nova obsessão ,  nos leva ao comovente fim de Loulan, que conhecemos também como Shisui. Somos cativados pela Shisui. A menina alegre que ama insetos e cuja curiosidade se faz amiga da curiosidade de Maomao. Duas meninas com gostos estranhos e que amavam alimentar seus interesses fazendo pesquisas de campo. Confira todas as obras publicadas de Diários de uma Apotecária e adquira já o seu! Lembro que comecei a ficar desconfiada sobre a verdadeira identidade de Shisui e recebi um spoiler bem no meio da cara quando fui pesquisar... eu só queria comparar as imagens 😭. Quem era Loulan? A misteriosa concubina, fechada, que não esboçava nenhum tipo de reação. Algo estava de estranho, quem seria de fato essa personagem na história? Descobrimos hoje. Loulan era vítima...

#Games: Lords Mobile - Festival das Guildas e a atualização mais do que esperada

ATUALIZAÇÃO FESTIVAL DAS GUILDAS Se teve uma atualização que a equipe IGG do Lords Mobile acertou em cheio e finalmente, foi a atualização do Festival das Guildas. O Festival das Guildas sempre foi um evento que trouxe muita dor de cabeça para toda a liderança de todas as guildas. Isso ocorria porque muitos jogadores não cumpriam as metas mínimas do evento, mas, mesmo assim, tinham acesso aos prêmios.  Com isso, as lideranças tinham que ficar monitorando quem fez e quem não fez as missões e bateu as metas para expulsar os membros que não fizeram as missões e evitar que eles fossem bonificados mesmo sem ter contribuído com o evento. Essa era uma situação que desmotivava a todos, uma vez que todo final de vento a guilda acabava com bem menos membros e a frustração de quem fez uma excelente pontuação, mas mesmo assim não conseguiu pegar os melhores prêmios porque outros membros não colaboraram com o evento.  Para poder expulsar os jogadores inadimplentes, a liderança precisava fi...

#Games - Lords Mobile: Talentos (Tutorial).

Lords Mobile TALENTOS Os Talentos são bônus que o jogo dá para finalidades específicas.  Por meio dos Talentos você pode aumentar seu bônus de Ataque, Defesa, HP, Pesquisa, Construção, Treino de Tropa e Produção de Recursos. Assim como temos slots de Troca Rápida, temos 10 slots de Talentos que facilitam trocar a organização dos Talentos no jogo e vão variar a depender de como o seu jogo está organizado no momento. Explicando, se o seu Castelo estiver no Modo Manutenção, ou seja, atuando nas Construções, Pesquisas,  Coletando Recursos e Treinando Tropas, os Talentos precisam estar ordinandos para essas funções. Se o seu Castelo entra no Modo de Proteção, ou seja, vai receber ataques de outros Castelos, os Talentos precisam estar ordenados na função de Defesa. Se o seu Castelo entra no Modo Ataque, ou seja, vai atacar outros Castelos ou conquistar Bases e Fortes, seja no Mapa, seja em eventos como Expedição da Guilda e Arena, os Talentos precisam estar na função de Ataque. No M...

Akatsuki no Yona: Análise 1ª Temporada (Yona of the Dawn / Yona - A Princesa do Alvorecer).

Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará ao final da postagem.  Atualizado dia 19 de dezembro de 2025 após novas informações. INTRODUÇÃO Akatsuki no Yona,  traduzido para o inglês, Yona of the Down , e em português ficou  Yona - A Princesa do Alvorecer , é um anime em que temos uma heroína como protagonista principal do enredo. Yona era uma princesa que precisou fugir do castelo após um golpe de estado que custou a vida do Imperador, seu pai. Pior!!! O golpe foi feito por quem ela menos esperava! Se você está procurando algo para assistir que tem muita aventura, reviravoltas e um bom desenvolvimento, Yona é uma boa pedida. Só tem um problema crucial: apesar de ser uma excelente obra, não teve continuação do anime, que foi lançado em 2014. A animação está excelente, quando você assiste, nem parece que já tem 11 anos que foi lançada a primeira temporada e até agora nem sinal de fumaça da segunda temporada, apesar de ter material de sobra do mangá para ...

Watashi no Shiawase na Kekkon (My Happy Marriage - Meu Casamento Feliz): Análise.

Animes Terminei de assistir o anime " Watashi no Shiawase na Kekkon ", traduzido "Meu Casamento Feliz", e, nessa postagem, irei fazer uma análise sobre a obra. Falarei sobre o aspecto geral da obra e, no final, irei fazer uma análise pessoal que contará com spoilers . Logo, se você tem intenção de assistir ou está assistindo "Meu Casamento Feliz", recomendo cautela ao ler o última parte da postagem. VISÃO GERAL Versão original: Light Novel, posteriormente o mangá e anime. A obra também teve adaptação em Live Action e peça teatral.  Confira aqui todos as publicações de Mangá e Light Novel de Watashi no Shiawase na Kekkon / My Happy Marriage e garanta já o seu. Autor:  Akumi Agitogi Ilustrador:  Tsukiho Tsukioka Data de Lançamento da Light Novel:        15 de janeiro de 2019 até o momento presente. Data de Lançamento do Mangá:       12 de setembro de 2019 até o momento presente. Data de Lançamento do Anime:      ...