INTRODUÇÃO
Boku no Hero chegou ao fim e vamos com a nossa análise sobre os animes do jeitinho que a gente gosta, trazendo informações gerais sobre a obra e algumas opiniões.
Boku no Hero acompanha a história de Midoriya Izuku, um rapaz que nasce sem individualidade meta humanas que dá poderes aos usuários.
Midoriya tinha o sonho de atuar como um herói profissional, mas, para isso, precisava ter uma individualidade, o que ele não tinha.
Porém, devido ao seu caráter corajoso, Midoryia acaba sendo o portador do poder do herói número 1, All Might, e precisa treinar intensamente para dominar esse poder e consegue entrar na U.A., escola formadora de heróis e outros profissionais que atuam na área (tecnologia, mídia, etc), onde acompanharemos a história de Midoriya e seus colegas de escola.
A referência do anime são obras HQ's estadunidenses e a obra "Os 3 Mosqueteiros" do escritor francês Alexandre Dumas lançado em 1984, tirando da obra o consagrado lema "Um por todos e todos por um" que vai ser usado para nomear as individualidades mais poderosas da obra, o "One For All" e o "All For One".
O anime é muito cativante e o debate filosófico gira em torno das questões familiares, críticas sociais e desenvolvimento pessoal.
O último episódio saiu no dia 13 de dezembro de 2025 e já deixa muitas saudades.
Ao final dessa postagem, farei uma Análise Pessoal que contém Spoiller, mas, antes disso, confira maiores informações sobre Boku no Hero.
Leia também:
VISÃO GERAL
Versão original: Mangá. Confira aqui os 42 volumes de "Boku no Hero - My Hero Academia" e garanta já o seu.
Mangaká: Kōhei Horikoshi
Data de Lançamento do Mangá: 7 de julho de 2014 a 21 de março de 2024.
42 Volumes.
Editora: Shueisha.
Data de Lançamento do Anime: 3 de abril de 2016 a 13 de dezembro de 2025.
170 episódios + 10 OVA's.
Total de Temporadas: 8 Temporadas.
Produção: Bones.
Estilo: SHONEN, AVENTURA, SUPER-HERÓI, FANTASIA, COMÉDIA, COTIDIANO, DESENVOLVIMENTO PESSOAL, DRAMA, FAMÍLIA & AMIGOS.
Terminado: Sim.
Previsão de próximos lançamentos: Sairá um episódio extra dia 2 de maio de 2026.
Onde assistir: Crunchyroll e Netflix. É possível achar em outros sites de acesso à cultura, basta pesquisar "assistir online Boku no Hero" que aparecem as sugestões legendadas em português e dublado.
Recomendo: Sim.
Qualidade da animação: 10/10. As cenas de luta merecem um elogio a parte. Foram muito boas.
Pontos positivos: A história é cativante, boas cenas de lutas.
Pontos Negativos: A história teve uma série de inconsistências inegáveis. No mais, comentarei na análise pessoal com os spoilers. Se você ainda não assistiu Boku no Hero, não leia agora.
Pontuação:
My Anime List: 7.95/10
IMDb: 8.2/10
Crunchyroll: 4.7/5 ⭐
Comentário sobre a pontuação:
A pontuação está baixa, a meu ver. Boku no Hero foi um grande sucesso, o que é uma benção e uma maldição ao mesmo tempo e isso acaba fazendo com a crítica sobre a obra seja maior do que no geral. Porém, diferente de resenhas que já li sobre outros animes, que costumam ser reclamações sem fundamento, as críticas que li sobre Boku no Hero são muito bem embasadas e acabam justificando as críticas. Eu continuo achando um bom anime, mas não nego o que foi colocado pelos fãs. A quem interessar possa, recomendo ler as resenhas dos fãs do My Anime List.
TRAILER e SINOPSE
A história acompanha Izuku Midoriya, um garoto nascido sem uma “Individualidade” superpoderosa em um mundo onde 80% da população as possui. Apesar disso, Izuku sonha em ser o maior herói de todos, como seu ídolo, All Might.
Após herdar inesperadamente a “Individualidade” de All Might, Izuku se matricula na U.A. High School, uma prestigiosa academia de heróis. Lá, Izuku treina ao lado de colegas como seu amigo de infância e rival Katsuki Bakugo, Shoto Todoroki, que possui tanto inteligência quanto força física, Ochaco Uraraka e Tenya Iida. Juntos, Izuku e seus colegas precisam se tornar mais fortes e enfrentar a dura realidade de um herói de verdade. (via Crunchyroll)
ANÁLISE PESSOAL
Para quem acompanha as minhas resenhas sobre animes aqui no blog, sabe que eu tenho uma natureza bem generosa quando avalio as obras.
Com Boku no Hero vai ser diferente, porque com esse final, eu fiquei com o sentimento de fracasso.
Eu me senti uma fracassada mesmo enquanto uma espectadora.
A cena do Midoriya no hospital dizendo "Não tenho arrependimentos. É como se eu tivesse tido um sonho incrível" destroça o meu coração.
No momento em que eu vi a cena pela primeira vez, ainda não era o último episódio, então, eu pensei que algo ainda poderia acontecer para reverter a situação, como as individualidades terem se conectado no DNA dele ou ele ter ficado, ao menos, com a força típica que o One For All dava ao portador, mas não. Midoryia se torna professor e, 8 anos depois, recebe uma armadura do All Might.
"Você não me engana. O seu corpo está querendo se mover, não é?"
E Midoriya chora!
A armadura de fato vai suprir a ausência de individualidade dele e permitir que ele se torne Pro Hero novamente, mas era algo que não precisava ser assim.
A obra tinha uma premissa muito clara que foi compreendida por todos os espectadores devido ao contexto que deu a entender que Midoryia não apenas se tornaria o melhor herói de sua época, como ainda superaria o All Might.
Isso ocorre quando ele se torna portador do One For All e quando ele consegue usar as individualidades dos outros portadores, coisa que nem o All Might conseguiu fazer, logo, os indícios eram fortes.
Para além de alegarem alguns erros de tradução - que a meu ver são irrelevantes perante ao contexto -, estávamos acompanhando a saga de Midoriya para se tornar o herói número 1 já sabendo que isso aconteceria desde o começo.
Ele não só não se torna herói número 1, como ele termina sem nenhuma individualidade. Nosso chorão Midoriya não chorou quando falou isso, o que torna tudo ainda mais pesaroso.
De fato, a questão de ele conseguir uma armadura para se tornar Pro Hero poderia ter sido um interessante trunfo na obra se tivesse sido bem trabalhada, mas a obra acaba justamente nessa parte.
A mensagem poderia ser "você pode se tornar o que você quiser, basta ter as ferramentas certas", por exemplo, mostrando o Midoryia como o embaixador das ferramentas junto da Hatsume, algo que ele poderia ter ajudado a desenvolver durante os 2 anos seguintes da graduação enquanto a chama do One For All ainda se extinguia.
Apesar de termos passado 9 anos acompanhando a saga do Midoryia, na obra, se passou pouco mais de um ano.
Ainda havia espaço para outras aventuras, mas o foco girou tanto em torno do All For One e One For All que essa disputa acabou tomando mais espaço e protagonismo do que as outras questões envolvendo aquele universo e, inclusive, acabou saturando um pouquinho. Esticaram demais essa parte da história e deixaram de explorar mais nuances daquele universo.
Os problemas dos prenúncios não cumpridos do que vinha sendo prometido gerou uma onda de insatisfação e frustração.
PORÉM...
Nesta parte, estou meramente especulando.
O nome da obra é "Boku no Hero Academia", "Minha Academia de Herói" fazendo referência à U.A., correto?
Os alunos já se formaram e não faria sentido a continuidade da obra ser na Academia, afinal, eles já atuam como heróis profissionais.
Logo, temos fortes indícios de que vem um "Boku no Hero Plus Ultra" para dar continuidade à saga e encerrar as questões que não foram encerradas no "Boku no Hero Academia".
Considero, fortemente, que isso pode vir a acontecer, pois acompanhei com enorme estranheza não terem amarrado as pontas soltas da história, deixando pendências e mudando premissas logo final, após eu acompanhar uma obra em que o zelo narrativo era tão grande, que até as coisas que eu pensei, como por exemplo, "ué, mas não vão usar o poder da Eri?", logo na sequência a obra explicou o motivo de o poder da Eri não poder ter sido usado para ajudar na batalha contra o Shigaraki e All For One, sendo usado somente pequenos resquícios. Ou seja, a obra tinha um zelo enorme em, ao menos, elucidar os pontos que foram levantados e não foram aproveitados.
Acredito que haverá um anúncio de continuidade após o episódio "Mais" que sairá em Maio.
OUTRAS CRÍTICAS QUE LI POR AÍ...
Algumas pessoas apontaram o fato de as histórias dos alunos da 1A e companheiros do Midoryia não terem sido muito bem aproveitadas, porém, fizeram a crítica sem apontar quais deles poderiam ter a história aproveitada ou não. Eu não considerei que houve baixo aproveitamento, porque nem todo mundo tem uma história de fundo triste ou que precise ser aprofundada, já que não gerou impacto em suas vidas no momento. De todos os colegas que tiveram suas vidas contadas, havia algo que era necessário abordar, porque isso gerou impacto na obra e colaborava com a narrativa. Não há a necessidade de contar a história de todos se isso não é relevante na obra.
Particularmente, eu considerei que as informações levantadas foram suficientes para a narrativa e sem excessos ou dramalhões que podiam acabar pesando o clima na obra e desgastando o leitor e espectador.
CONCLUSÃO:
Eu adorei Boku no Hero, é um dos meus animes favoritos e quero ter um filhod adorável e persistente que nem o Midoriya. Apesar das críticas ao final, acho que foi uma obra muito boa por trazer momentos memoráveis sobre resiliência, amizades e parcerias.
O que você achou de Boku no Hero Academia? Conta nos comentários e Siga o Blog!
💛 Amor e luz 💛




Comentários
Postar um comentário