Sobre as Redes
Imagem gerada pelo Gemini.Mês dos Namorados e Início das Festas Juninas.
Aqui no Brasil o meio do ano é caótico.
Nosso Dia dos Namorados não segue o calendário internacional - tudo bem, também não é feriado, apenas data comemorativa, logo, pouco importa - e as Festas Juninas se estendem até Agosto... mesmo o Junina estar se referindo à Junho, daí JUNina. E então, vem Julho e a festa JULhina, e, por fim, Agosto, com a Festa Agostina.
A motivação por trás de cada uma das festividades é, certamente coisa de brasileiro.
A começar pelo Dia dos Namorados. Você, meu compatriota, sabe o porquê de comemorarmos o Dia dos Namorados em Junho? É por causa do João Dória. Não, Não o João Dória Jr., o ex-prefeito de São Pauloa, mas o João Dória pai, ex-governador de São Paulo. De acordo com o G1:
A celebração surgiu em 1948 a partir de uma necessidade comercial. O idealizador foi o publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr.
Na época, ele havia sido contratado por uma loja que desejava melhorar o resultado das vendas em junho, aponta a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP).
Além de ser o período de desaquecimento comercial, o 12 de junho foi escolhido também por anteceder o Dia de Santo Antônio.
Outro detalhe importante, é que internacionalmente, o Dia dos Namorados é o Dia de São Valentim... Mas o Brasil gosta dos próprios padroeiros, então, aqui é em celebração ao Santo Antônio, o santo casamenteiro que as solteiras de longa data adoram colocar de cabeça para baixo como castigo pelo santo não ter lhe agraciado com o amor.
Logo, dia 12 de Junho se celebra o Dia dos Namorados, e dia 13 de Junho é dia de Santo Antônio... nenhum dos dois é feriado, apenas datas comemorativas, só avisando. Não vá faltar à escola ou ao trabalho, hein!
E a confusão das Festas de Meio de Ano, que viraram Juninas, Julhinas e Agostinas tem uma motivação muito mais simples:
As pessoas quiseram estender as festividades que conta com uma série de comidas típicas e, por conta da preguiça, às vezes não faziam a Festa Junina em Junho, aí faziam em Julho a Festa Julhina... esqueciam em Julho, faziam em Agosto a Festa Agostina... já, já surge a Festa Setembrina.
Levando em consideração que a Festa Junina celebra 3 santos, o Santo Antônio que já citamos acima é do dia 13 de Junho; o São João, dia 24 de Junho e São Pedro no dia 29 de Junho, acho justo dar um mês para celebrar cada um deles, né não?
Aqui no Brasil a Festa Junina é realmente maravilhosa e, confesso, que me faz falta estar no Nordeste essa época do ano, porque, pelo menos aqui no Rio de Janeiro, falta o apelo das Festas Juninas.
No Nordeste tem as feiras, as apresentações das quadrilhas, a customização... é realmente muito bom estar no Nordeste para as Festividades Juninas.
Não a toa a maior São João do Mundo fica na Paraíba em Campina Grande.
Saiba mais sobre o São João de Campina Grande clicando aqui.
Ou seja, as Comemorações de Meio de Ano são para encher o bucho de guloseimas e a alma de Amor.
E, claro, seremos flodados nas Redes Sociais com imagens de casais apaixonados, indiretas dos recalcados e povo comendo comida gostosa com roupa junina!
Saudade do que a gente não viveu ainda!
Bom Junho para gente!
Comentários
Postar um comentário