Pular para o conteúdo principal

O dia que a música morreu: quando o silêncio também fez história

IA, Studio Ghibli e o Algoritmo Insaciável

Imagem oficial dos Studios Ghibli.

IA, Studio Ghibli e o Algoritmo Insaciável

Uma nova polêmica surgiu em virtude de uma trend em que a IA emulava imagens usando como referência as obras do Studio Ghibli.

Os Studio Ghibli, assim como a vasta maioria dos artistas, tem sido muito contra ao uso de Inteligência Artificial para criação de imagens usando como referência artistas reais.

Não a toa!

Os escândalos já foram muitos, como uma mudança nas diretrizes de plataformas como a Meta e a Adobe dizendo que usariam como banco de dados para alimentar e treinar as próprias Inteligências Artificiais, não deixando sequer a opção da negativa: iremos pegar e pronto!

No caso da Meta, isso levou uma leva de usuários artistas a desativarem seus perfis, mas é aquilo, as pessoas precisam divulgar a sua arte, e onde divulgar se não em redes sociais? Fazendo com que o processo de extorsão por meio das grandes corporações, a andorinha sozinha não vai fazer verão.

No caso da Adobe, o buraco era ainda mais embaixo, uma vez que isso interferia diretamente no direito de Copyrught: ora, como você vai registrar suas obras se ela está pública?

Agora chegou a vez do Studio Ghibli que se sentiu afrontado ao ver o estilo de suas obras sendo emulados pelas Inteligências Artificiais.

Eu não tiro a razão dos artistas e nem do Studio Ghibli, porém, vou trazer algumas reflexões a respeito do tema.

ALGORITMO INSACIÁVEL

Majoritariamente, o uso de IA tem servido para alimentar um Algoritmo Insaciável! 

Nunca antes a demanda por se criar conteúdo em massa aconteceu, o que, na verdade, tem tornado tanto a vida do criador de conteúdo muito maçante para lidar com uma ferramenta que nunca fica satisfeita, quanto para o expectador ficar em uma timeline infinita de conteúdos aleatórios.

Já falei aqui no blog a respeito da Teoria da Internet Morta, e, se por um lado a IA pode ajudar criadores a criar mais conteúdos em uma velocidade menor, o fluxo de conteúdo inútil gerado por IA também tem tomado um espaço considerável, engolindo os conteúdos orgânicos. 

O melhor exemplo para esse caso é o Pinterest. Se antes você entrava no Pinterest atrás de ideias aplicáveis e inspirações, o fluxo de conteúdos gerados por IA - assim como a quantidade desgastante de anúncios que nos confundem com conteúdo real e não produtos - tem deixado a experiência na plataforma extremamente inútil. IA cria imagens irrealistas que podem ser interessantes para determinadas finalidades, mas definitivamente, não são úteis para quem está tentando inspirar ou aplicar ideias.

Outro ponto é que cada vez mais nos acostumamos a identificar imagens geradas por IA mais rápido e o desinteresse por aquilo passa muito rápido.

Assim que as IA saíram, era bem interessante ver uma ou outra imagem bem elaborada feita por IA, e não só imagens, como vídeos e algumas musiquinhas. Porém, com o uso, fica batido e desinteressante, só tendo utilidade, justamente, para formular memes e conteúdos descartáveis para a internet.

Ninguém que fez a trend de fotos no formato Studio Ghibli vai pegar essas imagens e vender, por exemplo, e ninguém vai ficar interessado, por exemplo, em pegar a foto que eu, Natacha, gerei para ficar republicando e repassando. O uso é puramente individual sem intenções mercantis ou de compartilhamento, só para uns likes aqui e ali.

Ou seja, o entretenimento pelo entretenimento. Sem valor e nem peso. Uma mera: trend!

O que são trends senão tendências rápidas que tem validade que variam de um dia para uma semana.

O que se usa de IA nunca terá a força para substituir uma obra para ser publicada. Há um trabalho gigantesco por trás disso, muitas mentes operando para fazer a máquina funcionar. Nem mesmo a IA dá conta.

Um filme não se faz apenas com roteiro e somente a força humana é capaz de criar algo conhecendo as limitações daquela obra.

Se a IA mandar você fazer uma obra em que os personagens conversam embaixo d'água, se esse filma não for desenho, nós sabemos que não será possível fazer um filme todo filmado, com diálogos embaixo d'água. E só quem conhece as limitações somos nós.

Logo, isso irá se aplicar a tudo: roupas, maquiagens, cenários... 

Quando se escreve um roteiro, se leva em consideração esses aspectos: será possível realizar tal coisa? E assim, vamos criando a história dentro das limitações possíveis.

Então, a meu ver, por mais que os gananciosos se empolguem em fazer roteiros por IA e até usar atores por IA, a experiência será desastrosa, pois nós, humanos, observamos com muita estranheza o que não é natural e pode até ser que a novidade inicial atraia o público, mas, passada a novidade, cairia em ostracismo como já ocorreu em outras ocasiões em que se tentou substituir a criatividade humana por automações.

Vou dar como exemplo CGI: a pressa em finalizar séries e economizar nos deram um final pavoroso em Game of Thrones. Se você pegar os efeitos da trilogia Senhor dos Anéis, feita antes de seus lançamentos entre 2001 e 2003, ou seja, ainda na década de 1990, e comparar com a ultima temporada e a batalha final mais importante que sai em 2019, o que foi feito anteriormente é muito superior ao que foi feito 20 anos depois.

Ou seja, não é porque a tecnologia avançou que isso tenha trazido resultados positivos, porque a crítica ao Game of Thrones foi imensa. Não saber usar a tecnologia ou usar de qualquer jeito não vai agradar o público ou vender. 

Exemplos assim tem aos montes.

Então, eu não acredito na Inteligência Artificial enquanto substituto, mas sim, tal como ela é, uma ferramenta.

APROVEITA O ENGAJAMENTO ORGÂNICO, STUDIO GHIBLI

Eu só conheço o Studio Ghibli, porque eu estou inserida no universo de animes. 

Mas antes de assistir animes, se alguém citasse Studio Ghibli, eu não teria ideia do tipo de produção que esse estúdio trabalha. "Ah, mas já ganhou o Oscar". O tanto de filme que já ganhou o Oscar e eu nunca nem vi e nem suspeito que tenha ganhado. É aquilo: ou você conhece, ou você não conhece.

Quando uma trend assim viraliza, o estúdio tem a oportunidade de divulgar seu material e elevar as vendas e publicidades.

Isso não significa não manter as críticas sobre o mal uso de IA's, mas é saber separar uma coisa da outra.

Como eu disse, conteúdos viralizantes só servem para alimentar um algoritmo insaciável que se entedia fácil. 

Trends acabam do mesmo jeito que começam.

Não tem valor, não tem peso.

As pessoas ficaram feliz em ver imagens suas como animação do Studio Ghibli, o que significa o apreço às obras e às animações feitas. Eu não acho nem de bom tom rechaçar a atitude do público dessa forma, uma vez que, novamente, não são conteúdos com valor material, apenas valor pessoal.

O Studio Ghibli podia ter feito ações promocionais em cima disso, incentivando mais e atraindo mais público, ao invés de ficar rancoroso com algo que, acabada a trend, não terá nenhuma relevância.

É importante saber tirar bom proveito das situações que aparecem, mesmo quando elas não nos apetecem.

De qualquer forma, mesmo não aproveitando da melhor forma, o Studio Ghibli teve destaque e muita gente agora vai conhecer as suas maravilhosas obras.

Há males que vem para o bem.

Comentários

SIGA O BLOG!


Gif animado e chamativo onde está escrito "Siga nas Redes Sociais" com setas apontando para baixo em direção aos ícones das Redes Sociais de Natacha Macsan
Imagem do ícone rosa do Youtube que encaminha para o canal de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Facebook que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone do Instagram que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Tik Tok que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.  Imagem do ícone rosa do Kwai que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Pinterest que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do X (antigo Twitter) que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa de e-mail que encaminha para o endereçamento de e-mail para Natacha Macsan.

Confira mais:

#Games: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros.

Lords Mobile Capa: os Monstros do jogo Lords Mobile. #GAMES: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros. Para cada monstro do jogo, uma lista de heróis - grátis ou pago, a gente tem o que a gente tem - para tirar mais energia do monstro na hora de fazer as caças. Se você, porventura, não usar a melhor equipe de heróis, o tanto de energia de caça que você vai desperdiçar não está escrito! Lembrando que para cada nível de monstro, é uma turma de herói diferente, então, já fica ligado nisso. #GAMES - Lords Mobile: O que vimos até agora. A nossa lista é pautada na famosa Hephbot, clique aqui, que você pode incluir no seu grupo do Discord, pode usar por meio do Line e também Telegram para acessar informações diversas sobre o jogo. LISTA COMPLETA: Hephbot: Lista de Monstros em Lords Mobile. FLIPER ÁRTICO: Artic Flipper, Flipper Ártico: formação de heróis a serem usados na caça. Levar em consideração o nível do monstro. ASA NEGRA: Blackwing, Asa Negra: formação de heróis usados na caç...

Kanojo, Okarishimasu - Rent a Girlfriend: Análise 1ª, 2ª e 3ª Temporadas.

Animes Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará no final da postagem. INTRODUÇÃO Mês dos Namorados e a ideia de alugar uma namorada ou um namorado não é necessariamente ruim. Não sei se é porque eu já tenho uma certa idade para analisar que existem coisas na vida que são realmente grandes bobagens e que não há tanta necessidade de a gente ficar se prendendo a estigmas que colocamos em nós mesmos. Ora, se eu quero uma companhia para uma tarde ou ir para uma festa ou fazer compras e essa companhia ainda é treinada para me proporcionar uma boa experiência, qual o problema? Você chama amigos que não vão, ou se vão reclamam... são poucos os amigos que estão dispostos a nos fazer a companhia pela companhia e criar memórias. Eu, que já fui esse tipo de amiga - e não sou mais -, sempre fazia companhia aos amigos, porque, na minha visão, era melhor fazer alguma coisa, do que não fazer nada e esse tempo não volta nunca mais, logo, eu preferia fazer qualquer coisa a não ter q...

A imoral trend Mini Bikini da Grok no X e o uso não consentido de imagem

O X-Twitter anunciou uma mudança drástica na Grok que permite que usuários possam editar todas as fotos que estiverem na plataforma usando a I.A. Não deu nem 24h e as imagens editadas tiveram como alvo principal as mulheres, que viram suas fotos casuais sendo transformadas em conteúdo erótico para a plataforma em uma trend chamada "Mini Bikini" em que usuários solicitam que a Grok editasse a imagem das mulheres e as colocassem em mini bikinis. Se a situação já não fosse ruim o suficiente, essa trend deu mais um passo perverso e começou a editar as fotos de adolescentes, crianças e até bebês. Essa prática aumenta ainda mais a violência contra os grupos de maior vulnerabilidade social e fomenta a criação e divulgação de pornografia infantil nas redes. Junto com a atualização da Grok, veio a atualização dos Termos de Uso e Políticas de Privacidade do X em que o usuário dava à plataforma X o direito de usar e treinar a sua Inteligência Artificial, assim como postar as imagens por...

Justiça por Orelha

Um assunto muito triste está em alta na última semana no X aqui no Brasil. Um grupo de 4 adolescentes espancou e torturou com requintes de crueldade um cachorro comunitário na Praia Brava em Florianópolis, Santa Catarina. Orelha, um cachorro de 10 anos, foi deixado à míngua e precisou ser eutanasiado para abreviar sua dor. O caso tomou repercussão nacional, pois o animal era socializável, não representando riscos a ninguém, e foi atraído pelo grupo de adolescentes com a premissa de uma interação amigável que acabou se revelando uma emboscada com a finalidade de torturar o animal que recebeu pauladas e teve um prego perfurando seu crânio e mandíbula deslocada, tamanha a brutalidade dos agressores. Uma moradora local que ajudava a cuidar de Orelha e mais outros dois cachorros comunitários, sabendo que o haviam maltratado, foi procurá-lo e o encontrou agonizando na mata. Levou até o veterinário, mas devido à natureza das agressões, o animal foi submetido à eutanásia. Relatos contam que nã...

Kusuriya no Hitorigoto - Diários de uma Apotecária: Análise 1ª e 2ª Temporada.

Animes Imagem via NexoGeek e editada. INTRODUÇÃO Hoje sai o último episódio da 2ª Temporada de Kusuriya no Hitorigoto, Diários de uma Apotecária. Já falei aqui no blog como esse anime virou minha nova obsessão  (pode ler que não tem spoiler). Basicamente eu assisti 5 vezes repetitivamente, porque, a cada vez que eu revia, eu percebia um detalhe novo, para vocês verem o quão bem-feito está sendo o roteiro narrativo dessa obra. Na condição de uma pessoa criativa, que escreve e que lê livros desde a tenra idade - muito incentivada pelo meu pai -, além de ser formada em Letras Português-Latim pela UFRJ (eu entendo um pouquinho, vai...), hoje já carrego uma imensa bagagem literária e teórica, e fiquei simplesmente maravilhada com a forma que a narrativa é conduzida e entrelaçada ao longo da obra.  Detalhes que podem passar desapercebidos na hora se revelam uma pista do que viria a ser. E você só sabe que perdeu a informação, quando vê de novo, porque você não sabia que tinha q...

Akatsuki no Yona: Análise 1ª Temporada (Yona of the Dawn / Yona - A Princesa do Alvorecer).

Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará ao final da postagem.  Atualizado dia 19 de dezembro de 2025 após novas informações. INTRODUÇÃO Akatsuki no Yona,  traduzido para o inglês, Yona of the Down , e em português ficou  Yona - A Princesa do Alvorecer , é um anime em que temos uma heroína como protagonista principal do enredo. Yona era uma princesa que precisou fugir do castelo após um golpe de estado que custou a vida do Imperador, seu pai. Pior!!! O golpe foi feito por quem ela menos esperava! Se você está procurando algo para assistir que tem muita aventura, reviravoltas e um bom desenvolvimento, Yona é uma boa pedida. Só tem um problema crucial: apesar de ser uma excelente obra, não teve continuação do anime, que foi lançado em 2014. A animação está excelente, quando você assiste, nem parece que já tem 11 anos que foi lançada a primeira temporada e até agora nem sinal de fumaça da segunda temporada, apesar de ter material de sobra do mangá para ...

Como Escrever Letra de Música: Ideias de Temas para a Letra de Música

Como Escrever Letra de Música: Ideias de Temas para a Letra de Música Na última aula falamos sobre como acabamos escolhendo um tema para a nossa Letra de Música seja de forma voluntária, ou seja, pensamos especificamente sobre o tema, seja de maneira involuntária, que ocorre quando escrevemos a letra de música tomado pela inspiração e só ao final percebemos que havia um tema ali. Na aula de hoje, vamos explorar um pouco mais as ideias de temas para nos auxiliar no processo de inspiração para quando formos escrever uma Letra de Música. É muito comum a gente pensar no tema "amor" quando pensamos em poemas e poesias, mas o tema "amor" por si só é bastante abrangente. Então, você pode ter o "amor recebido", o "amor rejeitado", o "amor platônico" (quando não há a intenção de viver o amor de fato, ele reside apenas na esfera do desejo), o "amor traído", o "amor acabado", o "amor não vivido", o "desejo de viv...

Dia do Lançamento do 1º Satélite dos EUA: um marco na exploração espacial

🌌 Quando a ciência ultrapassou as fronteiras da Terra 🚀🛰️ Dia do Lançamento do 1º Satélite dos EUA: um marco na exploração espacial 🌌 Quando a ciência ultrapassou as fronteiras da Terra Em 31 de janeiro de 1958 , os Estados Unidos lançaram ao espaço o Explorer 1 , seu primeiro satélite artificial . Esse acontecimento marcou a entrada oficial do país na corrida espacial e representou um avanço decisivo para a ciência, a tecnologia e o conhecimento sobre o planeta Terra. Mais do que um feito tecnológico, o lançamento simbolizou o início de uma nova era na observação do espaço e no desenvolvimento científico global. 🛰️📖 O que foi o Explorer 1? O Explorer 1 foi um satélite desenvolvido pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL) , com apoio do Exército dos Estados Unidos. Ele tinha cerca de 14 kg e carregava instrumentos científicos capazes de coletar dados inéditos sobre o espaço. Uma de suas maiores contribuições foi a descoberta dos Cinturões de Radiação de Van Allen , regiões de partíc...

Dia Internacional do LEGO: Criatividade que Constrói Gerações

🧱🌍 Dia Internacional do LEGO: Criatividade que Constrói Gerações O Dia Internacional do LEGO , celebrado em 28 de janeiro , homenageia um dos brinquedos mais icônicos do mundo. Muito mais do que peças de montar, o LEGO representa criatividade, aprendizado, imaginação e inovação , atravessando gerações e culturas. Criado para divertir, o LEGO acabou se tornando uma poderosa ferramenta educativa e criativa. 🧠✨ Muito além de um brinquedo Desde sua criação na Dinamarca, o LEGO mostrou que brincar também é aprender. Ao montar peças, crianças e adultos desenvolvem: raciocínio lógico coordenação motora criatividade e imaginação resolução de problemas trabalho em equipe É o famoso “aprender brincando” em sua forma mais simples e eficaz. 🏗️📚 LEGO e educação Hoje, o LEGO é amplamente utilizado em escolas e projetos pedagógicos. Metodologias educacionais usam as peças para ensinar: matemática ciências programação e robótica arquitetura e engenharia habilidades socioemocionais O brincar se tr...

I.A. no Brasil é Meme!

Imagem gerada pelo Gemini: ilustra o uso da I.A., pelos brasileiros e a sua peculiar forma de usar as tecnologias para criar memes e humor. Ainda com toda a polêmica em torno da IA sobre ela roubar empregos de artistas do mundo do entretenimento, desde o roteirista até o ator, eis que surge um uso divertido para a IA nesse aspecto: O Sarcasmo! A Ironia! O Humor Ácido! Aqui no Brasil tem surgido tantas produções que se pretendem televisivas usando do absurdo para produzir cortes que seriam referentes à programas de palco e telejornais que a gente a dúvida que fica é se esse absurdo é real ou IA. Quem ainda não viu o programa da "Marisa Maiô" ? Que ironiza programas de palco com situações absurdas... situações essas que nós, brasileiros, cansamos de ver na televisão brasileira! A confusão entre o que é real ou não se dá justamente, porque ao longo da história televisa brasileira, nós, brasileiros, fomos expostos a coisas que até Deus dúvida. A I.A. chega aqui e os brasileiros n...