Pular para o conteúdo principal

Desafio Musical, 49.2025: Sexta-Feira

IA, Studio Ghibli e o Algoritmo Insaciável

Sobre as Redes

IA, Studio Ghibli e o Algoritmo Insaciável

Uma nova polêmica surgiu em virtude de uma trend em que a IA emulava imagens usando como referência as obras do Studio Ghibli.

Os Studio Ghibli, assim como a vasta maioria dos artistas, tem sido muito contra ao uso de Inteligência Artificial para criação de imagens usando como referência artistas reais.

Não a toa!

Os escândalos já foram muitos, como uma mudança nas diretrizes de plataformas como a Meta e a Adobe dizendo que usariam como banco de dados para alimentar e treinar as próprias Inteligências Artificiais, não deixando sequer a opção da negativa: iremos pegar e pronto!

No caso da Meta, isso levou uma leva de usuários artistas a desativarem seus perfis, mas é aquilo, as pessoas precisam divulgar a sua arte, e onde divulgar se não em redes sociais? Fazendo com que o processo de extorsão por meio das grandes corporações, a andorinha sozinha não vai fazer verão.

No caso da Adobe, o buraco era ainda mais embaixo, uma vez que isso interferia diretamente no direito de Copyrught: ora, como você vai registrar suas obras se ela está pública?

Agora chegou a vez do Studio Ghibli que se sentiu afrontado ao ver o estilo de suas obras sendo emulados pelas Inteligências Artificiais.

Eu não tiro a razão dos artistas e nem do Studio Ghibli, porém, vou trazer algumas reflexões a respeito do tema.

ALGORITMO INSACIÁVEL

Majoritariamente, o uso de IA tem servido para alimentar um Algoritmo Insaciável! 

Nunca antes a demanda por se criar conteúdo em massa aconteceu, o que, na verdade, tem tornado tanto a vida do criador de conteúdo muito maçante para lidar com uma ferramenta que nunca fica satisfeita, quanto para o expectador ficar em uma timeline infinita de conteúdos aleatórios.

Já falei aqui no blog a respeito da Teoria da Internet Morta, e, se por um lado a IA pode ajudar criadores a criar mais conteúdos em uma velocidade menor, o fluxo de conteúdo inútil gerado por IA também tem tomado um espaço considerável, engolindo os conteúdos orgânicos. 

O melhor exemplo para esse caso é o Pinterest. Se antes você entrava no Pinterest atrás de ideias aplicáveis e inspirações, o fluxo de conteúdos gerados por IA - assim como a quantidade desgastante de anúncios que nos confundem com conteúdo real e não produtos - tem deixado a experiência na plataforma extremamente inútil. IA cria imagens irrealistas que podem ser interessantes para determinadas finalidades, mas definitivamente, não são úteis para quem está tentando inspirar ou aplicar ideias.

Outro ponto é que cada vez mais nos acostumamos a identificar imagens geradas por IA mais rápido e o desinteresse por aquilo passa muito rápido.

Assim que as IA saíram, era bem interessante ver uma ou outra imagem bem elaborada feita por IA, e não só imagens, como vídeos e algumas musiquinhas. Porém, com o uso, fica batido e desinteressante, só tendo utilidade, justamente, para formular memes e conteúdos descartáveis para a internet.

Ninguém que fez a trend de fotos no formato Studio Ghibli vai pegar essas imagens e vender, por exemplo, e ninguém vai ficar interessado, por exemplo, em pegar a foto que eu, Natacha, gerei para ficar republicando e repassando. O uso é puramente individual sem intenções mercantis ou de compartilhamento, só para uns likes aqui e ali.

Ou seja, o entretenimento pelo entretenimento. Sem valor e nem peso. Uma mera: trend!

O que são trends senão tendências rápidas que tem validade que variam de um dia para uma semana.

O que se usa de IA nunca terá a força para substituir uma obra para ser publicada. Há um trabalho gigantesco por trás disso, muitas mentes operando para fazer a máquina funcionar. Nem mesmo a IA dá conta.

Um filme não se faz apenas com roteiro e somente a força humana é capaz de criar algo conhecendo as limitações daquela obra.

Se a IA mandar você fazer uma obra em que os personagens conversam embaixo d'água, se esse filma não for desenho, nós sabemos que não será possível fazer um filme todo filmado, com diálogos embaixo d'água. E só quem conhece as limitações somos nós.

Logo, isso irá se aplicar a tudo: roupas, maquiagens, cenários... 

Quando se escreve um roteiro, se leva em consideração esses aspectos: será possível realizar tal coisa? E assim, vamos criando a história dentro das limitações possíveis.

Então, a meu ver, por mais que os gananciosos se empolguem em fazer roteiros por IA e até usar atores por IA, a experiência será desastrosa, pois nós, humanos, observamos com muita estranheza o que não é natural e pode até ser que a novidade inicial atraia o público, mas, passada a novidade, cairia em ostracismo como já ocorreu em outras ocasiões em que se tentou substituir a criatividade humana por automações.

Vou dar como exemplo CGI: a pressa em finalizar séries e economizar nos deram um final pavoroso em Game of Thrones. Se você pegar os efeitos da trilogia Senhor dos Anéis, feita antes de seus lançamentos entre 2001 e 2003, ou seja, ainda na década de 1990, e comparar com a ultima temporada e a batalha final mais importante que sai em 2019, o que foi feito anteriormente é muito superior ao que foi feito 20 anos depois.

Ou seja, não é porque a tecnologia avançou que isso tenha trazido resultados positivos, porque a crítica ao Game of Thrones foi imensa. Não saber usar a tecnologia ou usar de qualquer jeito não vai agradar o público ou vender. 

Exemplos assim tem aos montes.

Então, eu não acredito na Inteligência Artificial enquanto substituto, mas sim, tal como ela é, uma ferramenta.

APROVEITA O ENGAJAMENTO ORGÂNICO, STUDIO GHIBLI

Eu só conheço o Studio Ghibli, porque eu estou inserida no universo de animes. 

Mas antes de assistir animes, se alguém citasse Studio Ghibli, eu não teria ideia do tipo de produção que esse estúdio trabalha. "Ah, mas já ganhou o Oscar". O tanto de filme que já ganhou o Oscar e eu nunca nem vi e nem suspeito que tenha ganhado. É aquilo: ou você conhece, ou você não conhece.

Quando uma trend assim viraliza, o estúdio tem a oportunidade de divulgar seu material e elevar as vendas e publicidades.

Isso não significa não manter as críticas sobre o mal uso de IA's, mas é saber separar uma coisa da outra.

Como eu disse, conteúdos viralizantes só servem para alimentar um algoritmo insaciável que se entedia fácil. 

Trends acabam do mesmo jeito que começam.

Não tem valor, não tem peso.

As pessoas ficaram feliz em ver imagens suas como animação do Studio Ghibli, o que significa o apreço às obras e às animações feitas. Eu não acho nem de bom tom rechaçar a atitude do público dessa forma, uma vez que, novamente, não são conteúdos com valor material, apenas valor pessoal.

O Studio Ghibli podia ter feito ações promocionais em cima disso, incentivando mais e atraindo mais público, ao invés de ficar rancoroso com algo que, acabada a trend, não terá nenhuma relevância.

É importante saber tirar bom proveito das situações que aparecem, mesmo quando elas não nos apetecem.

De qualquer forma, mesmo não aproveitando da melhor forma, o Studio Ghibli teve destaque e muita gente agora vai conhecer as suas maravilhosas obras.

Há males que vem para o bem.

Comentários

SIGA O BLOG!


Gif animado e chamativo onde está escrito "Siga nas Redes Sociais" com setas apontando para baixo em direção aos ícones das Redes Sociais de Natacha Macsan
Imagem do ícone rosa do Youtube que encaminha para o canal de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Facebook que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone do Instagram que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Tik Tok que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.  Imagem do ícone rosa do Kwai que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Pinterest que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do X (antigo Twitter) que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa de e-mail que encaminha para o endereçamento de e-mail para Natacha Macsan.

Confira mais:

#Games: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros.

Lords Mobile Capa: os Monstros do jogo Lords Mobile. #GAMES: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros. Para cada monstro do jogo, uma lista de heróis - grátis ou pago, a gente tem o que a gente tem - para tirar mais energia do monstro na hora de fazer as caças. Se você, porventura, não usar a melhor equipe de heróis, o tanto de energia de caça que você vai desperdiçar não está escrito! Lembrando que para cada nível de monstro, é uma turma de herói diferente, então, já fica ligado nisso. #GAMES - Lords Mobile: O que vimos até agora. A nossa lista é pautada na famosa Hephbot, clique aqui, que você pode incluir no seu grupo do Discord, pode usar por meio do Line e também Telegram para acessar informações diversas sobre o jogo. LISTA COMPLETA: Hephbot: Lista de Monstros em Lords Mobile. FLIPER ÁRTICO: Artic Flipper, Flipper Ártico: formação de heróis a serem usados na caça. Levar em consideração o nível do monstro. ASA NEGRA: Blackwing, Asa Negra: formação de heróis usados na caç...

Kanojo, Okarishimasu - Rent a Girlfriend: Análise 1ª, 2ª e 3ª Temporadas.

Animes Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará no final da postagem. INTRODUÇÃO Mês dos Namorados e a ideia de alugar uma namorada ou um namorado não é necessariamente ruim. Não sei se é porque eu já tenho uma certa idade para analisar que existem coisas na vida que são realmente grandes bobagens e que não há tanta necessidade de a gente ficar se prendendo a estigmas que colocamos em nós mesmos. Ora, se eu quero uma companhia para uma tarde ou ir para uma festa ou fazer compras e essa companhia ainda é treinada para me proporcionar uma boa experiência, qual o problema? Você chama amigos que não vão, ou se vão reclamam... são poucos os amigos que estão dispostos a nos fazer a companhia pela companhia e criar memórias. Eu, que já fui esse tipo de amiga - e não sou mais -, sempre fazia companhia aos amigos, porque, na minha visão, era melhor fazer alguma coisa, do que não fazer nada e esse tempo não volta nunca mais, logo, eu preferia fazer qualquer coisa a não ter q...

Natacha Macsan: Contato.

Rio de Janeiro,            A fim de facilitar o contato, seja para formalizar contratos e parcerias, seja por algum outro motivo de relevância profissional, segue as informações em detalhes sobre como contatar a artista, compositora, escritora, criadora de conteúdo e professora, Natacha Macsan.           Por questões de segurança, o contato ocorre somente por meio do e-mail: natachamacsan@yahoo.com           Solicita-se ao interessado no contato que sejam encaminhadas todas as informações relevantes sobre o assunto para facilitar e agilizar a comunicação, tornando o processo de resolução entre as partes o mais otimizado possível.         Não serão considerados formais os contatos feitos via inbox , ou seja, feitos pelo Direct do Instagram ou Messenger ou afins, embora estes sejam devidamente respondidos a fim de qualquer dúvida ou esclarecimento; mas, para formalizar o...

Kusuriya no Hitorigoto - Diários de uma Apotecária: Análise 1ª e 2ª Temporada.

Animes Imagem via NexoGeek e editada. INTRODUÇÃO Hoje sai o último episódio da 2ª Temporada de Kusuriya no Hitorigoto, Diários de uma Apotecária. Já falei aqui no blog como esse anime virou minha nova obsessão  (pode ler que não tem spoiler). Basicamente eu assisti 5 vezes repetitivamente, porque, a cada vez que eu revia, eu percebia um detalhe novo, para vocês verem o quão bem-feito está sendo o roteiro narrativo dessa obra. Na condição de uma pessoa criativa, que escreve e que lê livros desde a tenra idade - muito incentivada pelo meu pai -, além de ser formada em Letras Português-Latim pela UFRJ (eu entendo um pouquinho, vai...), hoje já carrego uma imensa bagagem literária e teórica, e fiquei simplesmente maravilhada com a forma que a narrativa é conduzida e entrelaçada ao longo da obra.  Detalhes que podem passar desapercebidos na hora se revelam uma pista do que viria a ser. E você só sabe que perdeu a informação, quando vê de novo, porque você não sabia que tinha q...

#Games: Lords Mobile - Astrolita.

Lords Mobile TUTORIAL ASTROLITA Antes de a gente falar da etapa final - até o momento - de Evolução dos Equipamentos, que é quando você passa a Revenir os Equipamentos, vamos falar sobre as Astrolitas. Astrolita é o item utilizado para Revenir Equipamentos e, como os demais itens, é um recurso limitado no jogo, o que significa que é importante saber como usar as Astrolitas para que você não use os recursos de maneira errada e, com isso, atrapalhe a evolução do seu jogo. Só é possível Revenir Equipamentos acima do Nível 50 (lembrando que os Equipamentos possuem Níveis que só podem ser usados após você alcançar o respectivo Nível de Herói ) e que já estão na Raridade Mística. Antes só tínhamos um tipo de Astrolita, a que vamos chamar de Astrolita Universal, uma vez que elas podem ser usadas em todos os equipamentos, mas agora nós temos também a Astrolita de Monstro. Usaremos Astrolita Universal e Astrolita de Monstro para distinguir uma da outra. No tutorial de hoje, vamos falar sobre os...

#Games: Lords Mobile - Entendendo as Falanges.

Entender como funcionam as Falanges é essencial para um jogo que visa Ataque e Defesa territorial. Em Lords Mobile, nós temos a composição de 3 tipos de falange de Defesa e 3 Tipos de Falange de Ataque que você libera fazendo as pesquisas na Academia. O Quadro de Exército onde ficam as falanges estão na aba onde fica o líder: 💢 A Falange usamos para a Defesa e possui uma composição em que a tropa da frente cria uma barreira para impedir o avanço da tropa inimiga e encontrar suporte nos dois outros tipos de tropa. 💢 O Bloqueio de Falange, que é usado para Ataque, avança com dois tipos de tropa na frente para furar a defesa da Falange de Defesa, ou seja, furar o bloqueio. COMO LIBERAR AS FALANGES: No início do jogo, você só terá disponível a Falange de Infantaria. Para desbloquear as demais Falanges e as Falanges de Bloqueio, você precisa liberar nas Pesquisas. As Pesquisas das Falanges estão em "Lideranças do Exército" e primeiro você irá liberar as duas Falanges que falta...

Watashi no Shiawase na Kekkon (My Happy Marriage - Meu Casamento Feliz): Análise.

Animes Terminei de assistir o anime " Watashi no Shiawase na Kekkon ", traduzido "Meu Casamento Feliz", e, nessa postagem, irei fazer uma análise sobre a obra. Falarei sobre o aspecto geral da obra e, no final, irei fazer uma análise pessoal que contará com spoilers . Logo, se você tem intenção de assistir ou está assistindo "Meu Casamento Feliz", recomendo cautela ao ler o última parte da postagem. VISÃO GERAL Versão original: Light Novel, posteriormente o mangá e anime. A obra também teve adaptação em Live Action e peça teatral.  Confira aqui todos as publicações de Mangá e Light Novel de Watashi no Shiawase na Kekkon / My Happy Marriage e garanta já o seu. Autor:  Akumi Agitogi Ilustrador:  Tsukiho Tsukioka Data de Lançamento da Light Novel:        15 de janeiro de 2019 até o momento presente. Data de Lançamento do Mangá:       12 de setembro de 2019 até o momento presente. Data de Lançamento do Anime:      ...

O Desfecho de Loulan em Kusuriya no Hitorigoto (Diários de uma Apotecária, ep. 23 da 2ª Temporada).

Animes Momentos finais de Loulan. Kusuriya no Hitorigoto, Diários de uma Apotécária.  O Desfecho de Loulan em Diários de uma Apotecária O penúltimo episódio da 2ª Temporada de Diários de uma Apotecária, a minha mais nova obsessão ,  nos leva ao comovente fim de Loulan, que conhecemos também como Shisui. Somos cativados pela Shisui. A menina alegre que ama insetos e cuja curiosidade se faz amiga da curiosidade de Maomao. Duas meninas com gostos estranhos e que amavam alimentar seus interesses fazendo pesquisas de campo. Confira todas as obras publicadas de Diários de uma Apotecária e adquira já o seu! Lembro que comecei a ficar desconfiada sobre a verdadeira identidade de Shisui e recebi um spoiler bem no meio da cara quando fui pesquisar... eu só queria comparar as imagens 😭. Quem era Loulan? A misteriosa concubina, fechada, que não esboçava nenhum tipo de reação. Algo estava de estranho, quem seria de fato essa personagem na história? Descobrimos hoje. Loulan era vítima...

#Games - Lords Mobile: Equipamentos Parte 4: Treinamento, Forja e Forja Lunar.

Lords Mobile #GAMES - Lords Mobile: Equipamentos Parte 4: Treinamento, Forja e Forja Lunar.  Se vocês joga Lords Mobile, precisa se informar a respeito dos Equipamentos e faremos uma série falando sobre os Equipamentos que você precisa forjar e evoluir no jogo para garantir uma otimização na evolução do seu Castelo. Semana passada trouxemos o #GAMES - Lords Mobile: Equipamentos Parte 3: Coleta e Velocidade  e essa semana vamos falar sobre os Equipamentos de Treinamento, Forja e Forja Lunar . Lembrando que é necessário liberar a pesquisa "Troca Rápida" para poder trocar os itens todos de uma vez e não um a um.  #GAMES - Lords Mobile: O que vimos até agora. NÃO SE ESQUEÇA DE TROCAR OS EQUIPAMENTOS SEMPRE QUE FOR EXECUTAR UMA TAREFA NO JOGO! NOTA : terei que usar meu próprio set para mostrar os equipamentos e, não, eles não estão full mesmo jogando regularmente há dois anos. TREINAMENTO: Esses são os Equipamentos que vão te dar Bônus de Velocidade de Treinamento das sua...

#Games - Lords Mobile: Atualizações.

  Um belo dia, o jogo avisa: temos uma nova atualização, como acontece sempre, nós atualizamos e: ONDE É QUE EU TÔ? Não sei vocês, mas eu fiquei completamente perdida no meu novo Castelo. Porém terei de dar o braço a torcer, essa atualização está me fazendo ficar potencialmente mais tempo no jogo, principalmente quando eu fui decorar e no novo minigame Ilha da Síntese. Mas, e então... QUAIS FORAM AS ATUALIZAÇÕES? As atualizações ocorreram, principalmente na parte interna do Castelo, não havendo nenhuma mudança no Mapa do jogo ou outras funcionalidades. Vamos a elas: Pesquisas: Foram acrescentadas novas Pesquisas que estão na aba "Despertar Mágico". Isso porque será possível atualizar ainda mais o nível das tropas. Ainda não tenho informações sobre como ficará essa atualização das tropas, pois ainda não há ninguém tenha atualizado as tropas, já que a atualização acabou de acontecer, mas assim que eu souber de mais informações, eu crio uma postagem no blog para falar sobre isso...