Pular para o conteúdo principal

O dia que a música morreu: quando o silêncio também fez história

Darling in the Franx: Análise, Temporada Única.

Capa e thumbnail do pôster 16:9 do anime Darling in the Franxx usado para ilustrar o título e o tem da postagem.

Como eu vou dar spoiler, a Análise Pessoal ficará no final da postagem. Se você ainda não viu, aconselho não ler agora a Análise Pessoal, porque pode estragar a sua experiência, mas peço que depois você volte aqui na postagem, porque a Análise Pessoal está realmente bem interessante de se ler. Esse anime foi um prato cheio de referências literárias e recursos metalinguísticos, saber delas servirá para ampliar o seu leque de conhecimento sobre literatura e compreensões de obras em geral, mesmo que em pequenas dosagens. É importante agregar conhecimento e é mais interessante quando ele está naquilo que nos apetece, não é mesmo?

INTRODUÇÃO

Darling in the Franxx foi um presente!

Em uma realidade pós-apocalíptica distópica, o amor!

Já fiz duas análises sobre Darling in the Franxx, uma do Episódio 1 e do Episódio 2 e mais alguns, mas recomendo que você leia após assistir o começo da obra.

Fiquei tão encantada que me inspirou. Eu vim escrever sobre a obra aqui no blog.

A rigor, eu termino de assistir e depois eu venho criar as postagens, mas eu não me aguentei, precisei trazer a reflexão que estava doida para sair.

É um anime com uma excelente dinâmica e fluidez. Com isso, você assiste vários episódios sem sentir que já assistiu tantos. Eu terminei o anime e eu nem senti, e como só tem uma temporada, quando você vai chegando aos episódios finais, já vai batendo até uma melancolia.... E como é uma temporada única, aquela tristeza: nunca mais vou ver novas aventuras dos meus novos amigos.

Se você está procurando um anime para assistir, essa é uma ótima indicação de obra.

Vai lá assistir e volta aqui para ver a Análise Pessoal, combinado?

VISÃO GERAL

Versão original: Anime, posteriormente o mangá.  Confira aqui todos os Capítulos de Darling in the Franxx e garanta já o seu.

Equipe criativa: 

    Atsushi Nishigori: Direção e roteiro original.

    Naotaka Hayashi: Composição da série e roteiro.

    CloverWorks e Trigger: Animação e produção em colaboração com a A-1 Pictures.

    Kentaro Yabuki: Mangá.

Data de Lançamento do anime: 13 de janeiro de 2018 à 7 de julho de 2018.

Total de episódios: 

    24 episódios, Temporada Única.

Total de Temporadas: Uma. A história está finalizada, não a necessidade de continuações.

Estilo: DISTOPIA; FICÇÃO CINENTÍFICA; MUNDO PÓS-APOCALÍPTICO; MECHA; AÇÃO; ROMANCE; ADOLESCENTES; KAIJU.

Terminado: Sim.

Previsão para a próxima temporada: Há especulações, uma vez o mangá que vem após o anime teve alterações da obra do anime. Acho improvável que tenha uma continuação da obra de onde parou, porém, pode ter um remake, uma vez que apontam que o mangá corrigiu algumas coisas do anime e o final também é diferente.

Onde assistir: Crunchyroll Amazon Prime. É possível achar em outros sites de acesso à cultura, basta pesquisar "assistir online Darling in the Franxx" que aparecem as sugestões com legenda em português e dublado.

Recomendo: Bastante!

Qualidade da animação: 10/10.

Pontos positivos: Boa dinâmica entre os eventos do anime. Nota-se que o foco é a história e não ganhar tempo de tela ou esperar o mangaká acabar de terminar o capítulo do mangá. A história é bem amarrada, a construção foi bem feita e há uma série de elogios que eu vou fazer abaixo na Análise Pessoal, mas que terá spoiller, logo, fica a seu critério ler agora ou ler depois, porém, sempre recomendo que você leia depois de assistir a obra. Podemos ser influenciados pelas opiniões alheias, querendo ou não, e isso acaba afetando a nossa experiência.

Pontos Negativos: Eu gostei de tudo. Francamente, não tenho nada para criticar.

Pontuação:

    My Anime List: 7.19

    IMDb: 7,3/10

Comentário sobre a pontuação:

Mais uma pontuação baixa que eu realmente fico em entender qual é essa exigência da galera. Claramente, uma obra que se destaca do que tem por aí, tem um enredo sólido, bons desenvolvimentos, a história está bem amarrada. O que tem de errado aí? A gente acaba vendo um monte de coisa com qualidade inferior, mas que está melhor ranqueado e acaba deixando para depois outras obras, porque eles são derrubados por um opinismo vazio. Para vocês terem ideia, um dos reviews não era nem sobre Darling in the Franxx e um outro o cara achou ruim que houvesse uma obra similar. Aí, complica, né?

No Google, a nota está 4,9 de 5 pontos. Aí nos sites especializados derrubam a nota assim. Difícil!

TRAILER E SINOPSE

Futuro distante: a humanidade se estabeleceu em Latifúndios, cidades-fortalezas erguidas sobre os destroços da guerra, e a civilização floresceu. Nessa cidade, há o Mistilteinn, um quartel de pilotos também conhecido como Gaiola. É lá que as crianças vivem... Alheios ao mundo de fora e da vastidão dos céus. Sua única missão em vida é lutar. Seus inimigos são os urrossauros, gigantescos organismos misteriosos. As crianças operam robôs chamados FRANXX para enfrentar esses inimigos desconhecidos, crentes de que esse é seu objetivo de vida.

ANÁLISE PESSOAL

!!! ALERTA SPOILER !!!

A obra aborda a criação de seres humanos para criar soldados que irão proteger outros humanos privilegiados. O conceito leva ao extremo o conceito do que já estamos cansados de saber: a existência da classe mais baixa serve para garantir o conforto da classe mais alta, explorando tudo que ela pode oferecer, inclusive a própria vida.

Como a humanidade perdeu a capacidade de procriar em Darling in the Franxx, o uso da ciência serviu para "fabricar" pessoas.

Esse tema não é necessariamente novidade, já foi abordado em diversas outras obras, mas não deixa de incomodar pensar a respeito (ainda mais quando você sabe que havia uma fazenda de óvulos humanos no Texas nos EUA, ou seja, nada nunca é improvável, não é mesmo).

Dentro desse contexto, a obra mostra  a esperança surgindo justamente daqueles em que se deposita a esperança: nas crianças.

Os adolescentes começam a compreender as próprias emoções e precisam lidar com elas sem sequer entender do que se trata e nem ter nenhuma referência, afinal, não há o conceito de família, papai e mamãe não estão e nunca estiveram juntos, não se vê casais em lugar nenhum... É só a natureza fazendo o papel dela para garantir a reprodução da espécie mais complexa que tem, porque ela é provida de raciocínios lógicos e ilógicos e, por isso, o ser humano precise ser estimulado não apenas sexualmente - diferente das outras espécies em que a fêmea apenas fica cio e libera feromônios para atrair machos -, é preciso mexer com uma série de outros hormônios, é preciso provocar a paixão para que este possa virar amor.

Zero Two é uma criatura derivada de um ser intraterrestre. Sua sensualidade e sua noção de que pode sugar seu parceiro, faz dela uma fêmea letal, como as fêmeas de Louva-a-Deus, a Mantis Religiosa. Nenhum parceiro tinha conseguia lidar com a fúria erótica que Zero Two, até aparecer o Darling. O encontro entre os dois, o beijo para selar a parceria. Zero Two é a mulher que irá transformar o menino Hiro em homem. Só por meio dela é que ele será capaz de voar, como falamos na Análise do Episódio 1.

Gif com trecho do episódio 1 do anime Darling in the Franxx com o primeiro encontro entre Hiro e Zero Two usado para ilustrar a análise sobre o anime que está sendo feito na postagem.
Darling in the Franxx, episódio 1, Sozinho e Solitário.

"Está preparado para morrer?" Zero Two.

As cenas mais picantes eram divertidamente intrigantes, afinal, desprovidos de toda a compreensão do "o que é sexo", na cena em que a roupa derrete e os rapazes simplesmente aceitam deslumbrar o corpo parcialmente desnudo das meninas foi realmente engraçado. O implícito está dado, a nudez fica exposta ao serem intoxicadas com uma gosma que remete ao fluido da ejaculação masculina. Os rapazes, que também são inexperientes e desconhecem todo o conceito envolvendo o erótico, decidem se aproveitar da situação para explorar e conhecer mais o corpo feminino. A situação toda é erótica.

Gif com trecho do episódio 8 do anime Darling in the Franxx em que algo de errado sai com a operação e deixa as meninas expostas. O gif está sendo usado para ilustrar a análise sobre o anime que está sendo feito na postagem.
Darling in the Franxx, episódio 8 Garotos e Garotas.

Assim como eu disse na Análise 2 e mais alguns, o anime não nega o romance, nem o erótico, entrega os beijos, a nudez, a aceitação dos sentimentos.

Outra coisa muito interessante, foi o fato de os casais não ficarem engessados. Parece ser tabu em animes que uma pessoa goste de alguém e não possa dar uma chance à outra pessoa que está apaixonada por ela, como se só ela pudesse se gostar de alguém, mas nuca gostada por alguém.

Adorei que no final a Ichigo fica com o Goro e foi realmente um deleite ver que ele tomou as rédeas do próprio sentimento, mesmo compreendendo que ela tinha sentimento por outro, mas foi e lá e capturou o coração da mocinha. Ele fez bem! Às vezes a gente precisa ser salvo dos nossos próprios sentimentos, principalmente, quando eles viram correntes.

Imagem da captura de tela do anime Darling in the Franxx que mostra o beijo entre Goro e Ichigo. A imagem está sendo usada para ilustrar a postagem que faz uma análise sobre o anime Darling in the Franxx.
Darling in the Franxx, episódio 24,  Não Me Solte.

No final, não apelaram para a sobrevivência do casal protagonista. Alguém precisava se sacrificar. Mas também não deixaram de recompensar o sacrifício: eles poderiam começar de novo, mas dessa vez, sem sangues diferentes. Apenas um homem e uma mulher, sem nada que os impeça de ficarem juntos. A literatura tende a levar a cabo a morte e transcendência, assim Jesus morre crucificado para  poder transcender, como nos aponta o mitólogo Joseph Campbel, Zero Two e Hiro morrem para poderem renascer, mas dessa vez purificados, sem a manipulação genética, sem o sangue azul, apenas humanos livres para viver o amor que tanto desejaram viver e não podiam pelos mais variados motivos.

Antes de saírem para salvar o planeta, mais uma cena poética: Zero Two dessa vez incorpora a Strelizia e quando Hiro finalmente se adentra nela (referência explicitamente sexual), Strelizia pode finalmente alcançar o ápice de sua forma: uma noiva que se encaminha para o portal galáctico, deixando para trás a infância e a vida segura e que lhes era familiar aqui na terra junto com os outros parasitas. Deixar o passado para trás onde somos protegidos e ir enfrentar os próprios desafios de maneira autônoma e sem ajuda de ninguém: é preciso passar por essa etapa para finalmente abandonar o mundo infantil e se tornar adulto. O rito de passagem, como aponta Campbell.

Gif com trechos do episódio 23 do anime Darling in the Franxx em que Hiro e Zero Two vão para um lugar diferente do universo para acabar com as ameaças ao planeta Terra. O gif está sendo usado para ilustrar a análise sobre o anime que está sendo feito na postagem.
Darling in the Franxx, episódio 23, DARLING IN THE FRANXX.

Para que um menino se torne homem, ele precisa encontrar uma mulher. Por isso a presença de Eva no Paraíso. Só a mulher é capaz de transformar um menino em homem. O menino sai da casa dos pais para desposar uma mulher, agora ele é um homem. Tanto do ponto de vista sexual, que configura também um rito de passagem, quanto do ponto de vista autônomo: ele se torna o responsável por providenciar proteção e conforto para a esposa e os filhos que virão a ter.

Zero Two é a noiva. Hiro está dentro dela. E, assim, os dois tornam-se um só!

"Amar é esvaziar-se de si mesmo e se permitir se encher do outro." (Frase proferida pelo meu professor e catedrático da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi em uma aula sobre a "Divina Comédia" de Dante).

Zero Two e Hiro, se esvaziam de si mesmos e se enchem com a essência do outro: o amor!

Os que ficaram na Terra foram criando as próprias histórias, conhecendo o amor nas suas mais variadas formas. Afinal, a Terra precisava estar pronta para receber de volta as almas de Zero Two e Hiro.

Em um contexto em que todos estão condenados, quando sobrevivem, todos se tornam heróis!

Que anime magnífico!

REFERÊNCIAS BOAS PARA VOCÊS:

CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. - livro.

CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. - Vídeo no Youtube.

Comentários

SIGA O BLOG!


Gif animado e chamativo onde está escrito "Siga nas Redes Sociais" com setas apontando para baixo em direção aos ícones das Redes Sociais de Natacha Macsan
Imagem do ícone rosa do Youtube que encaminha para o canal de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Facebook que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone do Instagram que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Tik Tok que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.  Imagem do ícone rosa do Kwai que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Pinterest que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do X (antigo Twitter) que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa de e-mail que encaminha para o endereçamento de e-mail para Natacha Macsan.

Confira mais:

#Games: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros.

Lords Mobile Capa: os Monstros do jogo Lords Mobile. #GAMES: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros. Para cada monstro do jogo, uma lista de heróis - grátis ou pago, a gente tem o que a gente tem - para tirar mais energia do monstro na hora de fazer as caças. Se você, porventura, não usar a melhor equipe de heróis, o tanto de energia de caça que você vai desperdiçar não está escrito! Lembrando que para cada nível de monstro, é uma turma de herói diferente, então, já fica ligado nisso. #GAMES - Lords Mobile: O que vimos até agora. A nossa lista é pautada na famosa Hephbot, clique aqui, que você pode incluir no seu grupo do Discord, pode usar por meio do Line e também Telegram para acessar informações diversas sobre o jogo. LISTA COMPLETA: Hephbot: Lista de Monstros em Lords Mobile. FLIPER ÁRTICO: Artic Flipper, Flipper Ártico: formação de heróis a serem usados na caça. Levar em consideração o nível do monstro. ASA NEGRA: Blackwing, Asa Negra: formação de heróis usados na caç...

Kanojo, Okarishimasu - Rent a Girlfriend: Análise 1ª, 2ª e 3ª Temporadas.

Animes Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará no final da postagem. INTRODUÇÃO Mês dos Namorados e a ideia de alugar uma namorada ou um namorado não é necessariamente ruim. Não sei se é porque eu já tenho uma certa idade para analisar que existem coisas na vida que são realmente grandes bobagens e que não há tanta necessidade de a gente ficar se prendendo a estigmas que colocamos em nós mesmos. Ora, se eu quero uma companhia para uma tarde ou ir para uma festa ou fazer compras e essa companhia ainda é treinada para me proporcionar uma boa experiência, qual o problema? Você chama amigos que não vão, ou se vão reclamam... são poucos os amigos que estão dispostos a nos fazer a companhia pela companhia e criar memórias. Eu, que já fui esse tipo de amiga - e não sou mais -, sempre fazia companhia aos amigos, porque, na minha visão, era melhor fazer alguma coisa, do que não fazer nada e esse tempo não volta nunca mais, logo, eu preferia fazer qualquer coisa a não ter q...

A imoral trend Mini Bikini da Grok no X e o uso não consentido de imagem

O X-Twitter anunciou uma mudança drástica na Grok que permite que usuários possam editar todas as fotos que estiverem na plataforma usando a I.A. Não deu nem 24h e as imagens editadas tiveram como alvo principal as mulheres, que viram suas fotos casuais sendo transformadas em conteúdo erótico para a plataforma em uma trend chamada "Mini Bikini" em que usuários solicitam que a Grok editasse a imagem das mulheres e as colocassem em mini bikinis. Se a situação já não fosse ruim o suficiente, essa trend deu mais um passo perverso e começou a editar as fotos de adolescentes, crianças e até bebês. Essa prática aumenta ainda mais a violência contra os grupos de maior vulnerabilidade social e fomenta a criação e divulgação de pornografia infantil nas redes. Junto com a atualização da Grok, veio a atualização dos Termos de Uso e Políticas de Privacidade do X em que o usuário dava à plataforma X o direito de usar e treinar a sua Inteligência Artificial, assim como postar as imagens por...

Justiça por Orelha

Um assunto muito triste está em alta na última semana no X aqui no Brasil. Um grupo de 4 adolescentes espancou e torturou com requintes de crueldade um cachorro comunitário na Praia Brava em Florianópolis, Santa Catarina. Orelha, um cachorro de 10 anos, foi deixado à míngua e precisou ser eutanasiado para abreviar sua dor. O caso tomou repercussão nacional, pois o animal era socializável, não representando riscos a ninguém, e foi atraído pelo grupo de adolescentes com a premissa de uma interação amigável que acabou se revelando uma emboscada com a finalidade de torturar o animal que recebeu pauladas e teve um prego perfurando seu crânio e mandíbula deslocada, tamanha a brutalidade dos agressores. Uma moradora local que ajudava a cuidar de Orelha e mais outros dois cachorros comunitários, sabendo que o haviam maltratado, foi procurá-lo e o encontrou agonizando na mata. Levou até o veterinário, mas devido à natureza das agressões, o animal foi submetido à eutanásia. Relatos contam que nã...

Kusuriya no Hitorigoto - Diários de uma Apotecária: Análise 1ª e 2ª Temporada.

Animes Imagem via NexoGeek e editada. INTRODUÇÃO Hoje sai o último episódio da 2ª Temporada de Kusuriya no Hitorigoto, Diários de uma Apotecária. Já falei aqui no blog como esse anime virou minha nova obsessão  (pode ler que não tem spoiler). Basicamente eu assisti 5 vezes repetitivamente, porque, a cada vez que eu revia, eu percebia um detalhe novo, para vocês verem o quão bem-feito está sendo o roteiro narrativo dessa obra. Na condição de uma pessoa criativa, que escreve e que lê livros desde a tenra idade - muito incentivada pelo meu pai -, além de ser formada em Letras Português-Latim pela UFRJ (eu entendo um pouquinho, vai...), hoje já carrego uma imensa bagagem literária e teórica, e fiquei simplesmente maravilhada com a forma que a narrativa é conduzida e entrelaçada ao longo da obra.  Detalhes que podem passar desapercebidos na hora se revelam uma pista do que viria a ser. E você só sabe que perdeu a informação, quando vê de novo, porque você não sabia que tinha q...

Akatsuki no Yona: Análise 1ª Temporada (Yona of the Dawn / Yona - A Princesa do Alvorecer).

Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará ao final da postagem.  Atualizado dia 19 de dezembro de 2025 após novas informações. INTRODUÇÃO Akatsuki no Yona,  traduzido para o inglês, Yona of the Down , e em português ficou  Yona - A Princesa do Alvorecer , é um anime em que temos uma heroína como protagonista principal do enredo. Yona era uma princesa que precisou fugir do castelo após um golpe de estado que custou a vida do Imperador, seu pai. Pior!!! O golpe foi feito por quem ela menos esperava! Se você está procurando algo para assistir que tem muita aventura, reviravoltas e um bom desenvolvimento, Yona é uma boa pedida. Só tem um problema crucial: apesar de ser uma excelente obra, não teve continuação do anime, que foi lançado em 2014. A animação está excelente, quando você assiste, nem parece que já tem 11 anos que foi lançada a primeira temporada e até agora nem sinal de fumaça da segunda temporada, apesar de ter material de sobra do mangá para ...

Como Escrever Letra de Música: Ideias de Temas para a Letra de Música

Como Escrever Letra de Música: Ideias de Temas para a Letra de Música Na última aula falamos sobre como acabamos escolhendo um tema para a nossa Letra de Música seja de forma voluntária, ou seja, pensamos especificamente sobre o tema, seja de maneira involuntária, que ocorre quando escrevemos a letra de música tomado pela inspiração e só ao final percebemos que havia um tema ali. Na aula de hoje, vamos explorar um pouco mais as ideias de temas para nos auxiliar no processo de inspiração para quando formos escrever uma Letra de Música. É muito comum a gente pensar no tema "amor" quando pensamos em poemas e poesias, mas o tema "amor" por si só é bastante abrangente. Então, você pode ter o "amor recebido", o "amor rejeitado", o "amor platônico" (quando não há a intenção de viver o amor de fato, ele reside apenas na esfera do desejo), o "amor traído", o "amor acabado", o "amor não vivido", o "desejo de viv...

Dia do Lançamento do 1º Satélite dos EUA: um marco na exploração espacial

🌌 Quando a ciência ultrapassou as fronteiras da Terra 🚀🛰️ Dia do Lançamento do 1º Satélite dos EUA: um marco na exploração espacial 🌌 Quando a ciência ultrapassou as fronteiras da Terra Em 31 de janeiro de 1958 , os Estados Unidos lançaram ao espaço o Explorer 1 , seu primeiro satélite artificial . Esse acontecimento marcou a entrada oficial do país na corrida espacial e representou um avanço decisivo para a ciência, a tecnologia e o conhecimento sobre o planeta Terra. Mais do que um feito tecnológico, o lançamento simbolizou o início de uma nova era na observação do espaço e no desenvolvimento científico global. 🛰️📖 O que foi o Explorer 1? O Explorer 1 foi um satélite desenvolvido pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL) , com apoio do Exército dos Estados Unidos. Ele tinha cerca de 14 kg e carregava instrumentos científicos capazes de coletar dados inéditos sobre o espaço. Uma de suas maiores contribuições foi a descoberta dos Cinturões de Radiação de Van Allen , regiões de partíc...

Dia Internacional do LEGO: Criatividade que Constrói Gerações

🧱🌍 Dia Internacional do LEGO: Criatividade que Constrói Gerações O Dia Internacional do LEGO , celebrado em 28 de janeiro , homenageia um dos brinquedos mais icônicos do mundo. Muito mais do que peças de montar, o LEGO representa criatividade, aprendizado, imaginação e inovação , atravessando gerações e culturas. Criado para divertir, o LEGO acabou se tornando uma poderosa ferramenta educativa e criativa. 🧠✨ Muito além de um brinquedo Desde sua criação na Dinamarca, o LEGO mostrou que brincar também é aprender. Ao montar peças, crianças e adultos desenvolvem: raciocínio lógico coordenação motora criatividade e imaginação resolução de problemas trabalho em equipe É o famoso “aprender brincando” em sua forma mais simples e eficaz. 🏗️📚 LEGO e educação Hoje, o LEGO é amplamente utilizado em escolas e projetos pedagógicos. Metodologias educacionais usam as peças para ensinar: matemática ciências programação e robótica arquitetura e engenharia habilidades socioemocionais O brincar se tr...

I.A. no Brasil é Meme!

Imagem gerada pelo Gemini: ilustra o uso da I.A., pelos brasileiros e a sua peculiar forma de usar as tecnologias para criar memes e humor. Ainda com toda a polêmica em torno da IA sobre ela roubar empregos de artistas do mundo do entretenimento, desde o roteirista até o ator, eis que surge um uso divertido para a IA nesse aspecto: O Sarcasmo! A Ironia! O Humor Ácido! Aqui no Brasil tem surgido tantas produções que se pretendem televisivas usando do absurdo para produzir cortes que seriam referentes à programas de palco e telejornais que a gente a dúvida que fica é se esse absurdo é real ou IA. Quem ainda não viu o programa da "Marisa Maiô" ? Que ironiza programas de palco com situações absurdas... situações essas que nós, brasileiros, cansamos de ver na televisão brasileira! A confusão entre o que é real ou não se dá justamente, porque ao longo da história televisa brasileira, nós, brasileiros, fomos expostos a coisas que até Deus dúvida. A I.A. chega aqui e os brasileiros n...