Sobre as Redes: Retrospectiva 2025
Chegamos ao final do ano de 2025 e vamos fazer uma retrospectiva sobre o quadro Sobre as Redes desse ano que se passou.
Sem nenhuma sombra de dúvidas, o ano foi marcado pela evolução da Inteligência Artificial generativa.
Pudemos acompanhar em tempo real como as redes sociais foram inundadas, principalmente, por vídeos e fotos e como, passado o furor, vimos um descontentamento em massa sendo expressado pelos usuários por esse tipo de conteúdo.
Mais do que vídeos com diversas anomalias e um sentimento de se sentir enganado por um vídeo com situação inventada, conteúdos I.A. inundaram plataformas abafando conteúdos reais e orgânicos saturando por todos os lados.
O que em um primeiro momento foi algo muito interessante de se acompanhar, com pessoas usando suas imagens para criar vídeos bizarros - como várias trends do Tik Tok -, depois vimos plataformas morrendo, como o Pinterest que perdia a sua funcionalidade de site de imagens com ideias, artes e tutoriais.
Enquanto uma criadora que usa o Pinterest para divulgar principalmente o blog, a situação foi tão crítica que o engajamento caiu de 15k por mês para 1k, porque como os conteúdos de I.A. tomavam praticamente todo o espaço da plataforma. Para reverter a situação, o Pinterest colocou uma funcionalidade que você podia abafar os conteúdos gerados por I.A. e, amigos leitores, o que era 1k por mês se tornaram 25k de visualizações nesse mês de dezembro.
Vídeos, fotos, músicas. Para todo o lado, I.A.
Esse ano foi o grande teste social para avaliar como a sociedade reagiria à Inteligência Artificial em sua rotina e se alguém apostou que seria a nova realidade, falhou bastante.
Até textos gerados por I.A. estão sendo facilmente detectados pela audiência e gerando julgamentos para quem usa do recurso até para coisas triviais, como escrever e-mails e postagens.
O ano de 2025 foi marcado pelo uso de I.A. nas redes sociais.
A forma como a I.A. foi usada acabou delimitando quais as formas que a sociedade vai admitir o uso de I.A. daqui para frente.
Eu já expressei em outras postagens como ela pode ser uma ferramenta super bem vinda se, certamente, usada com zelo e sabedoria.
É um grande avanço tecnológico e a maior parte do problema que a I.A. acabou enfrentando foi em virtude do mau uso.
Havia uma grande preocupação com o avanço da I.A. e como isso poderia acelerar mais o processo do que se é discutido na Teoria da Internet Morta, mas eu acho que 2025 vai ser um divisor de águas quanto ao uso da Inteligência Artificail Generativa, como também para recursos de automação no geral.
Para o ano que vem, que aqui no Brasil terá eleição, ainda precisamos saber como haverá uma regulamentação durante a eleição para que a ferramenta não seja usada para fins maliciosos.
No mais, consigo ver defeitos, mas consigo ver muita qualidade na criação da ferramenta. Eu mesma utilizei para criar várias thumbnails aqui no blog e achei que para esse tipo de recurso meramente ilustrativo foi muito útil e me ajudou muito para ilustrar algumas postagens.
A regra é clara: o mal não está no que foi criado e, sim, em como ele é usado.
Postagens 2025 sobre Inteligência Artificial aqui no blog:


Comentários
Postar um comentário