Pular para o conteúdo principal

Sorria para si mesmo

Adultização: por que crianças podem ser atrizes e modelos, mas não influencers mirins?


Capa e thumbnail ilustrando título e tema da postagem. Do lado esquerdo, uma criança em um estúdio de fotografia; do lado direito, um adulto filmando uma criança. A postagem elenca a diferença de atores e modelos mirins versus influencers mirins.
Imagem editada via Estadão e Google Imagens. 

O assunto adultização ainda está dando o que falar e uma das questões constantemente levantadas é se uma criança pode trabalhar como ator e atriz mirim nas televisões, podem participar de campanhas publicitárias, por que, então, elas não podem criar conteúdo para o público infantil?

A questão primordial aqui é que quando a criança sai da casa dela e vai para um estúdio, seja de fotografias, seja de filmagens, ela cumpre um cronograma de trabalho e depois ela volta para a casa. Guarde essa informação: ela volta para a casa dela, com o direito à sua privacidade. No estúdio de fotos e filmagens, ela é uma modelo, uma persona a parte, que foi maquiada, vestida, estava em um cenário, em um ambiente todo tratado para bater fotos com uma finalidade; quando ela atua, o personagem tem um nome fictício, ela está representando a história de outro personagem e não retratando a sua própria vida. Aquela persona criada para aquelas fotos ou filmagens deixa de existir quando o trabalho acaba.

Já os criadores mirins, ou conteúdo de família ou até mesmo os conteúdos de maternidade - que eu tenho pavor, pontuo, detesto conteúdo de maternidade, acho pavoroso a mãe ficar falando o quanto a maternidade é ruim e expondo as situações envolvendo o filho - tem a sua vida invadida e sem poder de escolha. Os pais uma hora decidem que vão expor a intimidade das crianças, suas rotinas, seu quarto, sua privacidade, sua saúde, e aí essa criança fica sem um lar. Entenda, não é que ela não tenha casa, ela não tem um lar. Um lugar para se recolher e ficar a vontade, porque tudo passa a ser registrado para fins comerciais: ganhar dinheiro nas redes sociais.

Já retratei aqui no blog sobre a "Exploração Infantil nas Redes Sociais", em que trouxe, inclusive, o chocante caso da YouTuber de maternidade e conteúdo familiar Ruby Franke. O caso chocou os internautas, porque a Ruby, que fez fama explorando seus 8 filhos, chegou ao ponto de manter em cárcere privado, amarrados e sem água e nem comida os seus dois caçulas. O caso veio à tona depois de o menino ter conseguido fugir e ter ido até à casa do vizinho pedindo água e comida em condições sub-humanas e marca de amarração nos punhos e tornozelos. Ruby se vangloriava de deixar as crianças sem comida e dormindo no chão como forma de punição por qualquer coisa que ela considerasse mal comportamento, como, por exemplo, a criança esquecer de lanche para escola ou demorar a atender o chamado da controladora mãe. Os mais velhos, assim que completaram a maio idade, saíram de casa, restou aos mais novos ficarem vulneráveis àquela figura que deveria lhes acolher, mas era o pior do algoz para uma criança. Estou resumindo o caso aqui, mas ele é verdadeiramente chocante! O áudio do vizinho chamando a polícia e segurando o choro para não deixar a criança ainda mais nervosa é de partir o coração.

A criança cujos pais decidiram que vão explorar a sua imagem, possuem as suas escolhas arrancadas: e se ela não quiser criar conteúdo? Ela pode ter gostado no início, mas depois deixou de gostar? Ela tem o poder de dizer "eu me demito"? Sabemos que não.

No vídeo do Felca, ele chegou a citar o caso do canal "Bel para meninas". O caso veio à tona há anos atrás quando a Bel, que agora é maior de idade, tinha um dos maiores canais de criadores infantis do YouTube. Os espectadores começaram a reparar que a Bel tinha umas expressões assustadas quando a mãe estava filmando, típico de criança que está com medo de apanhar. Em um dos vídeos citados, a Bel queria usar um vestido, mas a mãe fez uma enquete com o público que escolheu o outro vestido e, por conta disso, Bel não pode usar a roupa que queria, mas a roupa que escolheram para ela. A pobre menina não podia sequer escolher a roupa que queria usar. Houveram outros casos de brincadeiras extremamente sem graça envolvendo os pais às quais a menina ficava submetida à humilhações, uma vez que ela, na condição de criança, não podia simplesmente se ofender e ir embora. Vai embora para onde? Se a casa dela, o quarto dela é o estúdio? Vai receber acolhimento de quem? Se quem está cometendo os abusos são os próprios pais.

O caso da Bel é um pouco mais complexo, porque ela acabou de fazer 18 anos e talvez ainda não compreenda o choque do público com relação aos conteúdos. Afinal, Bel estava interagindo com a família, que pode comprar casa e carros com o sucesso da primogênita. Na cabeça de Bel, ela estava sendo uma heroína para sua família, só que nós, adultos, sabemos que essa não é uma responsabilidade da criança. São os pais que devem providenciar melhores condições para as crianças e não o oposto.

Talvez um dia a Bel entenda o que nós estávamos falando. O problema com a exposição feita pelo Felca ao escolher aleatoriamente o canal da Bel entre tantos outros e colocá-lo na edição junto com um vídeo que expunha o caso do Hytalo Santos, causou transtornos para a jovem moça que acabou de adentrar a maioridade. Primeiro ponto que o conteúdo dela nunca foi adultizado, pelo contrário! Algumas das críticas do público da Bel era justamente o comportamento infantilizado de uma moça que estava entrando na adolescência mas mantinha o mesmo comportamento de quando era criança. Outra questão é que não cabia a ninguém tirar a Bel da caixa que ela não percebia que estava, pois, ao fazer isso, nos tornamos aquilo que criticamos e apenas se abusamos do caso dela para provar o nosso ponto de vista, o que não é justo. O canal da Bel foi removido pelo YouTube e a Bel que passou a vida criando conteúdo para meninas, agora se vê sem rumo. Infelizmente, pessoas mal intencionadas alegam que ela está com medo de trabalhar de carteira assinada, mas, é necessário entender, que ela passou a vida criando conteúdo, era o que ela sabia fazer e isso foi tirado dela. Aliás, muito se engana que criar conteúdo não é trabalho. É trabalho sim e um dos piores, pois, como eu disse, em se tratando de Redes Sociais, se explora com certa frequência a nossa vida e o nosso espaço pessoal. Os vídeos da Bel chorando são perfeitamente compreensíveis. Não tomaram atitudes antes, as Redes Sociais permitiram que os pais dessas crianças explorassem suas vidas, privacidades e histórias, e agora que eles alcançam a maior idade e podem criar algo para si, isso é tomado. Ou seja, a vez deles nunca chegou! Só puderam aproveitar dos frutos do trabalho feito aqueles que exploraram, não o explorado.

As consequências geradas em crianças que foram expostas e exploradas por suas próprias famílias já tem se tornado tema nas Redes Sociais, com essas próprias crianças, agora adultas, expondo a condição a que estavam submetidas para que conteúdos fossem gerados em cima de sua imagem. De alguns não se tem notícia, pois, alcançando a emancipação, eles decidiram não ter mais Redes Sociais e não se exporem mais. Certamente, ainda haverá estudos e casos sobre como o efeito da exposição indiscriminada e sem consentimento dessas crianças afetou o futuro delas.

Isso não é novidade no mundo do entretenimento. Uma Drew Barrymore que relata que já estava consumindo bebidas alcoólicas dados pela própria mãe quando ainda era criança, e a briga judicial dos pais de Macaulay Culkin nos mostra os efeitos devastadores da superexposição infantil.

Aqui no Brasil, para uma criança fazer trabalhos artísticos, é necessário ação e permissão judicial para se avaliar se isso não irá afetar desde a sua vida escolar, até a sua vida psicológica. Mas a grande questão é como fazer quando quem explora são os próprios pais e responsáveis que deviriam ser os guardiões?

É nessas horas que se compreende a importância da lei e justiça reguladora. Porque, como estamos vendo, se formos deixar essa decisão para certos adultos, essas crianças ficariam completamente desamparadas e é dever de toda a sociedade zelar por todas as crianças. Como diz o Art. 18 da Lei 8069:

 Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Então, sim! Vamos nos meter sim!

Recomendação:

Comentários

SIGA O BLOG!


Gif animado e chamativo onde está escrito "Siga nas Redes Sociais" com setas apontando para baixo em direção aos ícones das Redes Sociais de Natacha Macsan
Imagem do ícone rosa do Youtube que encaminha para o canal de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Facebook que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone do Instagram que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Tik Tok que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.  Imagem do ícone rosa do Kwai que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Pinterest que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do X (antigo Twitter) que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa de e-mail que encaminha para o endereçamento de e-mail para Natacha Macsan.

Confira mais:

#Games: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros.

Lords Mobile Capa: os Monstros do jogo Lords Mobile. #GAMES: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros. Para cada monstro do jogo, uma lista de heróis - grátis ou pago, a gente tem o que a gente tem - para tirar mais energia do monstro na hora de fazer as caças. Se você, porventura, não usar a melhor equipe de heróis, o tanto de energia de caça que você vai desperdiçar não está escrito! Lembrando que para cada nível de monstro, é uma turma de herói diferente, então, já fica ligado nisso. #GAMES - Lords Mobile: O que vimos até agora. A nossa lista é pautada na famosa Hephbot, clique aqui, que você pode incluir no seu grupo do Discord, pode usar por meio do Line e também Telegram para acessar informações diversas sobre o jogo. LISTA COMPLETA: Hephbot: Lista de Monstros em Lords Mobile. FLIPER ÁRTICO: Artic Flipper, Flipper Ártico: formação de heróis a serem usados na caça. Levar em consideração o nível do monstro. ASA NEGRA: Blackwing, Asa Negra: formação de heróis usados na caç...

A imoral trend Mini Bikini da Grok no X e o uso não consentido de imagem

O X-Twitter anunciou uma mudança drástica na Grok que permite que usuários possam editar todas as fotos que estiverem na plataforma usando a I.A. Não deu nem 24h e as imagens editadas tiveram como alvo principal as mulheres, que viram suas fotos casuais sendo transformadas em conteúdo erótico para a plataforma em uma trend chamada "Mini Bikini" em que usuários solicitam que a Grok editasse a imagem das mulheres e as colocassem em mini bikinis. Se a situação já não fosse ruim o suficiente, essa trend deu mais um passo perverso e começou a editar as fotos de adolescentes, crianças e até bebês. Essa prática aumenta ainda mais a violência contra os grupos de maior vulnerabilidade social e fomenta a criação e divulgação de pornografia infantil nas redes. Junto com a atualização da Grok, veio a atualização dos Termos de Uso e Políticas de Privacidade do X em que o usuário dava à plataforma X o direito de usar e treinar a sua Inteligência Artificial, assim como postar as imagens por...

Kanojo, Okarishimasu - Rent a Girlfriend: Análise 1ª, 2ª e 3ª Temporadas.

Animes Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará no final da postagem. INTRODUÇÃO Mês dos Namorados e a ideia de alugar uma namorada ou um namorado não é necessariamente ruim. Não sei se é porque eu já tenho uma certa idade para analisar que existem coisas na vida que são realmente grandes bobagens e que não há tanta necessidade de a gente ficar se prendendo a estigmas que colocamos em nós mesmos. Ora, se eu quero uma companhia para uma tarde ou ir para uma festa ou fazer compras e essa companhia ainda é treinada para me proporcionar uma boa experiência, qual o problema? Você chama amigos que não vão, ou se vão reclamam... são poucos os amigos que estão dispostos a nos fazer a companhia pela companhia e criar memórias. Eu, que já fui esse tipo de amiga - e não sou mais -, sempre fazia companhia aos amigos, porque, na minha visão, era melhor fazer alguma coisa, do que não fazer nada e esse tempo não volta nunca mais, logo, eu preferia fazer qualquer coisa a não ter q...

Tensei Shitara Slime Datta Ken: Análise 1ª, 2ª e 3ª temporada.

Irei iniciar a postagem com a minha Análise Pessoal que, a rigor, eu planejo deixar sempre por último, porque irei comentar spoillers, e eu não quero estragar a experiência dos leitores, mas como na análise sobre Tensei Slime eu não vou citar nenhum spoiller, começarei por ela. ANÁLISE PESSOAL Tensei Shitara Slime Datta Ken está na lista dos meus animes favoritos com toda a certeza. Eu proponho que você imagine o seguinte cenário: imagina que você, de fato, reencarna em um mundo que, comparado aos nossos dias atuais, está totalmente subdesenvolvido. Você saberia como aplicar o seu conhecimento para ajudar na evolução daquele lugar? Você tem esse conhecimento? E é aí que essa obra entra nos mostrando quais seriam as ferramentas necessárias para se criar uma nova sociedade do zero. Em Tensei Slime nós vamos desde a menor escala, até a maior escala das relações humanas. Começamos pelas relações interpessoais, fazendo novas amizades e conseguimos novos aliados. Então, montamos uma sociedad...

Kusuriya no Hitorigoto - Diários de uma Apotecária: Análise 1ª e 2ª Temporada.

Animes Imagem via NexoGeek e editada. INTRODUÇÃO Hoje sai o último episódio da 2ª Temporada de Kusuriya no Hitorigoto, Diários de uma Apotecária. Já falei aqui no blog como esse anime virou minha nova obsessão  (pode ler que não tem spoiler). Basicamente eu assisti 5 vezes repetitivamente, porque, a cada vez que eu revia, eu percebia um detalhe novo, para vocês verem o quão bem-feito está sendo o roteiro narrativo dessa obra. Na condição de uma pessoa criativa, que escreve e que lê livros desde a tenra idade - muito incentivada pelo meu pai -, além de ser formada em Letras Português-Latim pela UFRJ (eu entendo um pouquinho, vai...), hoje já carrego uma imensa bagagem literária e teórica, e fiquei simplesmente maravilhada com a forma que a narrativa é conduzida e entrelaçada ao longo da obra.  Detalhes que podem passar desapercebidos na hora se revelam uma pista do que viria a ser. E você só sabe que perdeu a informação, quando vê de novo, porque você não sabia que tinha q...

O Desfecho de Loulan em Kusuriya no Hitorigoto (Diários de uma Apotecária, ep. 23 da 2ª Temporada).

Animes Momentos finais de Loulan. Kusuriya no Hitorigoto, Diários de uma Apotécária.  O Desfecho de Loulan em Diários de uma Apotecária O penúltimo episódio da 2ª Temporada de Diários de uma Apotecária, a minha mais nova obsessão ,  nos leva ao comovente fim de Loulan, que conhecemos também como Shisui. Somos cativados pela Shisui. A menina alegre que ama insetos e cuja curiosidade se faz amiga da curiosidade de Maomao. Duas meninas com gostos estranhos e que amavam alimentar seus interesses fazendo pesquisas de campo. Confira todas as obras publicadas de Diários de uma Apotecária e adquira já o seu! Lembro que comecei a ficar desconfiada sobre a verdadeira identidade de Shisui e recebi um spoiler bem no meio da cara quando fui pesquisar... eu só queria comparar as imagens 😭. Quem era Loulan? A misteriosa concubina, fechada, que não esboçava nenhum tipo de reação. Algo estava de estranho, quem seria de fato essa personagem na história? Descobrimos hoje. Loulan era vítima...

#Games: Lords Mobile - Festival das Guildas e a atualização mais do que esperada

ATUALIZAÇÃO FESTIVAL DAS GUILDAS Se teve uma atualização que a equipe IGG do Lords Mobile acertou em cheio e finalmente, foi a atualização do Festival das Guildas. O Festival das Guildas sempre foi um evento que trouxe muita dor de cabeça para toda a liderança de todas as guildas. Isso ocorria porque muitos jogadores não cumpriam as metas mínimas do evento, mas, mesmo assim, tinham acesso aos prêmios.  Com isso, as lideranças tinham que ficar monitorando quem fez e quem não fez as missões e bateu as metas para expulsar os membros que não fizeram as missões e evitar que eles fossem bonificados mesmo sem ter contribuído com o evento. Essa era uma situação que desmotivava a todos, uma vez que todo final de vento a guilda acabava com bem menos membros e a frustração de quem fez uma excelente pontuação, mas mesmo assim não conseguiu pegar os melhores prêmios porque outros membros não colaboraram com o evento.  Para poder expulsar os jogadores inadimplentes, a liderança precisava fi...

#Games - Lords Mobile: Talentos (Tutorial).

Lords Mobile TALENTOS Os Talentos são bônus que o jogo dá para finalidades específicas.  Por meio dos Talentos você pode aumentar seu bônus de Ataque, Defesa, HP, Pesquisa, Construção, Treino de Tropa e Produção de Recursos. Assim como temos slots de Troca Rápida, temos 10 slots de Talentos que facilitam trocar a organização dos Talentos no jogo e vão variar a depender de como o seu jogo está organizado no momento. Explicando, se o seu Castelo estiver no Modo Manutenção, ou seja, atuando nas Construções, Pesquisas,  Coletando Recursos e Treinando Tropas, os Talentos precisam estar ordinandos para essas funções. Se o seu Castelo entra no Modo de Proteção, ou seja, vai receber ataques de outros Castelos, os Talentos precisam estar ordenados na função de Defesa. Se o seu Castelo entra no Modo Ataque, ou seja, vai atacar outros Castelos ou conquistar Bases e Fortes, seja no Mapa, seja em eventos como Expedição da Guilda e Arena, os Talentos precisam estar na função de Ataque. No M...

Akatsuki no Yona: Análise 1ª Temporada (Yona of the Dawn / Yona - A Princesa do Alvorecer).

Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará ao final da postagem.  Atualizado dia 19 de dezembro de 2025 após novas informações. INTRODUÇÃO Akatsuki no Yona,  traduzido para o inglês, Yona of the Down , e em português ficou  Yona - A Princesa do Alvorecer , é um anime em que temos uma heroína como protagonista principal do enredo. Yona era uma princesa que precisou fugir do castelo após um golpe de estado que custou a vida do Imperador, seu pai. Pior!!! O golpe foi feito por quem ela menos esperava! Se você está procurando algo para assistir que tem muita aventura, reviravoltas e um bom desenvolvimento, Yona é uma boa pedida. Só tem um problema crucial: apesar de ser uma excelente obra, não teve continuação do anime, que foi lançado em 2014. A animação está excelente, quando você assiste, nem parece que já tem 11 anos que foi lançada a primeira temporada e até agora nem sinal de fumaça da segunda temporada, apesar de ter material de sobra do mangá para ...

Watashi no Shiawase na Kekkon (My Happy Marriage - Meu Casamento Feliz): Análise.

Animes Terminei de assistir o anime " Watashi no Shiawase na Kekkon ", traduzido "Meu Casamento Feliz", e, nessa postagem, irei fazer uma análise sobre a obra. Falarei sobre o aspecto geral da obra e, no final, irei fazer uma análise pessoal que contará com spoilers . Logo, se você tem intenção de assistir ou está assistindo "Meu Casamento Feliz", recomendo cautela ao ler o última parte da postagem. VISÃO GERAL Versão original: Light Novel, posteriormente o mangá e anime. A obra também teve adaptação em Live Action e peça teatral.  Confira aqui todos as publicações de Mangá e Light Novel de Watashi no Shiawase na Kekkon / My Happy Marriage e garanta já o seu. Autor:  Akumi Agitogi Ilustrador:  Tsukiho Tsukioka Data de Lançamento da Light Novel:        15 de janeiro de 2019 até o momento presente. Data de Lançamento do Mangá:       12 de setembro de 2019 até o momento presente. Data de Lançamento do Anime:      ...