Como Escrever Letra de Música: Diferença entre Letrista x Compositor
Qual a diferença entre Letrista e Compositor? Esse é mais um tema completar ao "Método Natacha Macsan: Escrevendo Letra de Música", onde você vai aprender a escrever letra de música na prática e em 18 minutos. Comece já:
Para saber os conteúdos já abordados, confira:
Letrista é aquele artista que apenas escreve a letra de música.Compositor é aquele artista que compõe melodia e harmonia. Sua obra pode ou não ter letra de música.
Comumente, chama-se quem escreve letra de música de compositor; isso ocorre, porque é mais comum ver músicos escrevendo letra de música do que os que não são músicos. Criou-se dento do imaginário coletivo essa delimitação: só pode escrever letra de música se você for músico. Porém, essa é uma falsa premissa, uma vez que você pode facilmente escrever letra de música e disponibilizar a sua obra para produtores ou fazer parcerias com outros músicos e esse tipo de arranjo entre os profissionais da área é muito comum. Sim, é muito comum que compositores mandem a melodia e harmonia para que um letrista insira uma letra de música; assim como é comum que produtores busquem apenas letras de música na sua versão pura, porque, dessa forma, ele pode trabalhar a produção musical mais livremente. Ou seja, há todo um nicho voltado para isso. Importante salientar que há carência de letristas no mercado, logo, é uma ótima oportunidade de nicho para você atuar, sem, necessariamente, sair da sua área de atuação atual; você pode ser letrista e continuar trabalhando na sua área de atuação, uma vez que Escrever Letra de Música requer apenas que você disponibilize seu tempo para as suas produções musicais e eu ensino você a fazer isso na prática com o "Método Natacha Macsan: Escrevendo Letra de Música", clique aqui.
Nota: Chama-se letrista também o artista que realiza modelagem de letras e logotipos; logo, para saber a que profissional se refere a habilitação de letrista, você vai precisar de contexto ou especificação. Você pode se apresentar como letrista de música.
NÃO CONFUNDA SER LETRISTA COM SER COMPOSITOR!
Se, porventura, você se apresentar enquanto compositor, a parte que te procurar para solicitar uma obra, pode esperar que você escreva a letra de música, a melodia e a base harmônica; sendo que você não tem a capacitação para compor melodia e base harmônica, você pode acabar tendo problemas com eventuais contratações. Por isso, é importante que você seja honesto com relação à sua capacitação. Caso você deseje entregar trabalhos que contenham a melodia e a base harmônica, você pode ou contratar o compositor ou fazer uma parceria, algo, como já dito, muito comum no meio musical.
ATENÇÃO!!!
Lembrando que, mesmo que você contrate um compositor, ele assina a obra por ele produzida, ou seja, a composição dele não irá te pertencer só porque você pagou por isso. Você pagou, porque ele teve que criar algo específico para o seu gosto e finalidade, mas ele que vai assinar enquanto autor da melodia e base harmônica. O mesmo vale para você que for contratado enquanto letrista: por mais que a pessoa tenha pagado pela obra, ela te pagou para que você, enquanto artista, produzisse algo que fosse compatível com as necessidades dela, mas a obra te pertence. Certifique-se de deixar isso sempre claro! Uma forma de você garantir a comprovação de que a sua obra te pertence é, sempre que você terminar de escrever, encaminhe a sua letra - ou áudio se for o caso de compositor - para você mesmo por e-mail; dessa forma, em caso de ajuizamento, você poderá comprovar que você é o autor da obra, que você escreveu primeiro e para nossa lei, os direitos autorais valem para quem comprovar que criou a obra primeiro. E não se esqueça: Plágio é crime previsto pela Lei 9.610/98 e medidas cabíveis serão tomadas em caso de apropriação indevida.
Para isso, a única coisa que você precisa para se tornar um letrista é a sua vontade e saber como produzir esse tipo de obra.
Confira nosso vídeo completo Como Escrever Letra de Música #1: Diferença entre Letrista x Compositor:
Confira também a versão pocket:
💛
Para se aprofundar no tema, confira o Sumário com as aulas complementares do Método Natacha Macsan: Escrevendo Letra de Música, o nosso curso totalmente gratuito "Como Escrever Letra de Música":
Oferta exclusiva do Método Natacha Macsan - Escrevendo Letra de Música para os leitores do blog: curso a APENAS R$10,00. Essa é a minha maneira de retribuir o carinho de vocês que sempre estão acompanhando as postagens. Não percam essa oportunidade e comecem já a criar lindas trilhas sonoras. É um curso rápido de 18 minutos e muito eficiente, sem enrolações, onde você já vai ter conhecimento técnico para aplicar e já começar a criar novas canções. Não perca essa oportunidade e comece agora mesmo clicando na imagem abaixo:



Comentários
Postar um comentário