YouTube - Parte III
No episódio de hoje da série sobre Youtube, eu vou trazer algumas informações sobre os bastidores.
Ano passado, antes da mudança de políticas do YouTube que eu mencionei no post anterior, YouTube - Parte II, houve um grande BuM na plataforma.
Surgiram muitos novos canais, a galera que já tinha canal começou a criar mais conteúdo, muitas parcerias entre os próprios youtubers começou a ser feita e houve toda essa grande movimentação.
Com isso, muitos criadores de conteúdo aumentaram os dias em que liberavam vídeo novo. A plataforma estava muito alvoroçada.
Aconteceram, então, duas coisas:
A primeira foi a mudança da política para monetizar feita pelo o YouTube esse ano que estava punindo ou vetando a monetização de certos vídeos sabe-se lá Deus o porquê (só vi a galera reclamando).
A segunda é que para que você consiga um bom alcance, o ideal é que as pessoas vejam seu vídeo até o final e que haja aquela interação de dar joinha no video, comentar e se inscrever no canal.
Como os criadores estavam jogando vídeos o tempo todo, a depender do seu público alvo ou de que nem era o alvo, mas acabou se tornando seu público, não dava tempo para que as pessoas consumissem o conteúdo. Um público em que a maioria são adultos, por exemplo, fica complicado para essas pessoas verem vídeos no YouTube todo dia porque o tempo livre acaba sendo pouco. Então, não dá pra ficar vendo 10 minutos de vídeos disso e daquilo o tempo todo, é preciso selecionar o que se quer ver.
A boa pedida para se resolver esse problema é você analisar os dias de pico de acesso ao seu canal, assim como os horários e passar a liberar postagens por esses horários que você já tem uma noção se vai dar tempo de a galera ver ou não. Já reparam que a maioria dos youtubers estão sempre liberando postagem às 20h? Isso não é a toa.
Não estou dizendo também que 20h é o melhor horário. Estou dizendo que é preciso que você, que quer criar conteúdo e postar, faça esse levantamento e verificar quais tem sido os horários de maior entrada no canal; qual tem sido a faixa etária e o gênero das pessoas que tem visto seu canal e fazer um uma logística se pautando nessas informações. Exemplo: blogueiras de maquiagem terão um público feminino em maior evidência, enquanto que vídeos sobre mecânica de carro vão ter um público masculino maior e por aí vai.
A melhor forma de saber isso, é claro, é você postando os vídeos e fazendo esse levantamento e começar a trabalhar em cima disso. Até porque, às vezes você acha que seu público alvo é um e descobre que tá atingindo uma galera completamente diferente no fim das contas. Aconteceu comigo, inclusive.
Não deixe também de verificar com você mesmo como que fica a sua acessibilidade. Ou seja, verifique se dentro da sua agenda é viável criar o conteúdo, editar e upar o vídeo nos dias da semana que você quer lançar conteúdo novo. O mínimo ideal e que você poste um vídeo por semana. Se só uma vez por semana é o que você consegue, que assim seja. Agora, se você consegue todos os dias, beleza também. Só não se esqueça do que eu acabei de dizer acima sobre a disponibilidade que seu público vai ter para assistir ao seu vídeo e lembre-se que a divulgação do material também entra para a listinha das coisas que precisam ser feitas.
Encerramos o nosso quadro sobre YouTube. A gente se vê na próxima postagem.
💛 Amor e luz! 💛


Comentários
Postar um comentário