Pular para o conteúdo principal

Desafio Musical 31.2025: Cronograma Semanal.

Sobre as Redes: O Uso de Filtros.

Rio de Janeiro
Natacha Macsan

Sobre as Redes: o uso de filtros.

Eu estava navegando pelas redes e... caiu na rede é peixe.

Vi que retornou um debate - porque esse debate não é novo - sobre o uso de filtros nas redes sociais e agora uma rede famosa está dizendo que não vai mais contratar influencers que usarem filtros nas suas edições e que vai, inclusive, usar inteligência artificial para detectar se elas fazem uso do recurso.

Bom, eu faço uso de filtro. Isso evita, por exemplo, que eu tenha que fazer maquiagem completa todos os dias e eu acabo mesmo só fazendo o delineado, o batom e o rímel que eu posso ou não usar. Maquiagem, além de serem muitos itens e eles serem caros - a base está bem carinha - também deixam minha pele mais oleosa, em certo momento começa a me incomodar bastante e eu fico bem desconfortável. O pós uso é igualmente estressante, porque você tem que ficar lavando com sabonete para tirar a oleosidade e os restos de maquiagem que ficaram, se você não lava, parece quando você sua a mão de doce e tenta limpar com guardanapo, fica aquela coisa meio gosmenta. 

Outro fator e o principal deles é que a mulher é muito cobrada na sociedade pela sua vaidade e isso acaba sendo um "paralisante" das suas ações. Não só vaidade, como zelo também. A mulher às vezes deixa de sair porque a unha não está feita, a roupa não está boa no corpo que foi inchando ao longo do dia e perde a oportunidade da experiência por causa de coisas que muitas vezes as pessoas ao redor nem estão dando tanta atenção. Como eu sei? Eu não pinto as minhas unhas (claro que elas estão sempre limpinhas) por causa do violão e ainda tem mais: as unhas de uma mão são curtas e as da outra mão são grandes e ao longo dos 20 anos em que toco violão, só duas pessoas efetivamente repararam isso. Ou seja, a maioria das pessoas está pouco se lixando. A mulher quer arrumar a casa antes de começar a fazer o que precisa fazer e, às vezes, por causa disso, arrumou a casa e não fez a outra coisa... por causa de uma arrumação que nem sequer dura muito tempo. Moral da história: por causa dessas exigências sociais que muitas das vezes imputamos à nós por causa de um conceito cujo observador nem sempre nota, estamos deixando de fazer as coisas que queremos fazer. Por essas e outras eu desapeguei disso e faço a manutenção da casa, por exemplo, quando ela precisa ser feita... nem visita eu recebo... ou melhor, até recebo, mas nunca quando a casa está um brinco. Logo, não vou ficar me aborrecendo mais com o acaso, ele que lute.

Essa cobrança em cima da mulher é também uma auto cobrança se pautando em realidades alheias e observadores inexistentes. As mulheres que acabam se desgarrando disso conseguem alavancar muito mais do que as que se prenderam nessa rede insustentável da vaidade e zelo inalcançáveis ( alouça, meu amor, vai estar suja ao beber de uma água). 

E por isso, eu passei a usar filtros. Escolho aqueles que simulariam se eu tivesse com maquiagem e que não afetam muito a estrutura do meu rosto, até porque filtro também não faz milagre. Não podemos nos esquecer, que a câmera "nua e crua" do aparelho celular também NÃO reflete a realidade da nossa aparência, podendo nos envelhecer ou atenuar características negativas, digamos assim, só por causa de um detalhe: a luz. Então, a depender de onde a luz bata você pode ficar com profundas olheiras... mas você não estava com olheiras assim, era só a luz que, vinda de cima, fez sombra na sua região ocular. E, então, se a câmera também não capta a realidade como ela é, muito menos o filtro mostra uma realidade tão distorcida assim. Tem gente que abusa, mas, fazer o que? Cada um com as suas dores.

A questão desse debate sobre o uso de filtros está, de novo, envolvendo a questão da saúde mental de meninas que estão tendo distúrbios de auto imagem, visto que querem sua beleza parecida com a do filtro como se aquela realidade fantasiada não fosse a realidade delas. E aí, nós temos alguns problemas.

A gente não pode trabalhar com transferência de responsabilidade. Essas questões devem ser tratadas com os profissionais adequados e não com a "enfeiamento" de figuras públicas. Cada um é responsável pelas sua saúde mental e não podemos deixar que pessoas que estão claramente doentes acabem adoecendo os outros em uma rede perversa de contaminação coletiva. Pior: essa atitude tem prejudicado bastante o trabalho de mulheres.... como se a vida das mulheres já estivesse muito fácil.

Cabe, também, salientar, que a ifluencer tem acesso à muito mais recurso do que a mulher media. Ela faz tratamento de pele, de beleza... então, não é o filtro que está afetando tanto assim a imagem dela.

Eu me lembro quando a Alicia Keys anunciou que não ia mais usar maquiagem e apareceu com sua pela limpa, linda, natural e reluzente pregando aos quatro ventos a mulher real. Amor, a mulher real com a mesma idade que a sua não está com a mesma pele que a sua e o seu discurso não só não foi libertador, como foi mais opressor. Na época que ela anunciou isso, estava no auge os tutoriais de maquiagem, as meninas estavam bem evoluídas nas técnicas e dividindo isso com todo mundo e as mulheres super empenhadas em valorizar mais as suas linhas faciais, quando, de repente, alguém anuncia: NO MAKE. Quer dizer, quando a mulher média consegue finalmente aplicar a técnica da pele perfeita das artistas; elas, as artistas, informam que não vão mais se misturar com a plebe. E sim, foi assim que eu interpretei. Afinal, ela só vai falar para mim de beleza natural adquirida naturalmente, quando ela passar a lavar o rosto só com sabonete LUX. Aí, amada, aí sim a gente conversa.

Quanto às meninas, a gente precisa falar também da classe social delas. Não me parece coisa das meninas classe média-pobre, que sempre estiveram conformadas com a própria realidade e aquilo a que vão ter acesso ou não. Eu fui menina classe média-pobre (que não é pobre, não passa necessidade, mas também não está por aí esbanjando), que compra sapato uma vez por ano ou quando o sapato arrebenta; e que precisa escolher acuradamente o vestido que vai comprar, porque, se comprar errado e não cair bem, não vai poder comprar outro. A menina classe média-pobre cresceu conformada com a realidade que tem na expectativa de conseguir no futuro boas condições para alcançar tudo aquilo que deseja e poder, finalmente, fazer a unha acrigel com regularidade e não apenas para eventos familiares festivos. Já a menina pobre mesmo, ela não tem internet e, provavelmente, não tem celular próprio, então, a gente não pode sequer cogitar colocá-la nesse debate, porque se ela tivesse ao menos o celular dela, isso por si só já seria a alegria da vida dela.

Podemos deduzir portanto que isso está vindo de uma classe média-alta de meninas que anda bem inconformada com a realidade abastada que tem, mas que não a favoreceu demais e o quanto elas mereciam.

Para ilustrar um exemplo: um dia abri um vídeo costurado lá no Tik Tok. No primeiro vídeo era uma menina super feliz, extrovertida, mostrando alguma coisa que eu não lembro mais o que era. Na sequência, uma menina chorando. Eu não entendi nada, porque nada no vídeo costurado era triste, mas a menina estava chorando. Tentei entender lendo os comentários e foi quando eu descobri: a menina estava chorando porque ela não se considerava tão bonita quanto à outra garota. Eu achei aquilo inacreditável! Até a autora do vídeo foi consolar a pobre menina rica totalmente padrão que estava chorando. Meu parecer: é uma narcisista tóxica que quer estragar a felicidade dos outros imputando a eles culpa! Simples e pura culpa. Culpa por serem quem são, tanto internamente - espontaneidade, alegria - quanto externamente - auto cuidado e zelo. E é claro que a menina do primeiro vídeo era infinitamente mais atrativa do que a menina do segundo vídeo, afinal, a gente busca pessoas que a gente possa trocar energia e não às pessoas que ficam sugando nossa energia o tempo inteiro com as suas insatisfações só porque elas acham que são mais merecedoras da atenção do que as outras. Eu, em particular, de gente assim, estou fugindo.

Eu não vou minimizar aqui que realmente houve um avanço no uso de recursos como o photoshop, por exemplo, mas a pessoa que acompanha rede social achando que aquilo é vida real é a mesma que quer fazer debate sobre Física em filme dos "Velozes e Furiosos". Aí, pelo amor de Deus também, né? A essa altura da vida ainda não sacou que é tudo uma mistura de realidade com ficção?

E a única conclusão que eu consigo chegar no meio desse debate todo travestido de se importar com a saúde mental das mulheres é que não passa de mais uma estratégia para lançar aquele produto super caro que as emocionadas vão comprar só para fazer Reels sem filtro no Instagram e pagar de ryca. Eu não caio nessa, meus amores... o mercado preocupado com nossa saúde mental. HA-HA-HA, faz-me rir. Quero ver sim se eles vão contratar a mulher trabalhadora real com a pele todo oleosa depois de um dia inteiro de trabalho... aham, vão sim. Já estão contratando sim.

Por isso eu digo: o filtro fica.

💕AMOR E LUZ ,GALERA. UM BEIJO ENORME NO CORAÇÃO!💕

NatachaMacsan:
 
Nanakt Produções:

Comentários

SIGA O BLOG!


Gif animado e chamativo onde está escrito "Siga nas Redes Sociais" com setas apontando para baixo em direção aos ícones das Redes Sociais de Natacha Macsan
Imagem do ícone rosa do Youtube que encaminha para o canal de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Facebook que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone do Instagram que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Tik Tok que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.  Imagem do ícone rosa do Kwai que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Pinterest que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do X (antigo Twitter) que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa de e-mail que encaminha para o endereçamento de e-mail para Natacha Macsan.

Confira mais:

#Games: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros.

Lords Mobile Capa: os Monstros do jogo Lords Mobile. #GAMES: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros. Para cada monstro do jogo, uma lista de heróis - grátis ou pago, a gente tem o que a gente tem - para tirar mais energia do monstro na hora de fazer as caças. Se você, porventura, não usar a melhor equipe de heróis, o tanto de energia de caça que você vai desperdiçar não está escrito! Lembrando que para cada nível de monstro, é uma turma de herói diferente, então, já fica ligado nisso. #GAMES - Lords Mobile: O que vimos até agora. A nossa lista é pautada na famosa Hephbot, clique aqui, que você pode incluir no seu grupo do Discord, pode usar por meio do Line e também Telegram para acessar informações diversas sobre o jogo. LISTA COMPLETA: Hephbot: Lista de Monstros em Lords Mobile. FLIPER ÁRTICO: Artic Flipper, Flipper Ártico: formação de heróis a serem usados na caça. Levar em consideração o nível do monstro. ASA NEGRA: Blackwing, Asa Negra: formação de heróis usados na caç...

Kanojo, Okarishimasu - Rent a Girlfriend: Análise 1ª, 2ª e 3ª Temporadas.

Animes Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará no final da postagem. INTRODUÇÃO Mês dos Namorados e a ideia de alugar uma namorada ou um namorado não é necessariamente ruim. Não sei se é porque eu já tenho uma certa idade para analisar que existem coisas na vida que são realmente grandes bobagens e que não há tanta necessidade de a gente ficar se prendendo a estigmas que colocamos em nós mesmos. Ora, se eu quero uma companhia para uma tarde ou ir para uma festa ou fazer compras e essa companhia ainda é treinada para me proporcionar uma boa experiência, qual o problema? Você chama amigos que não vão, ou se vão reclamam... são poucos os amigos que estão dispostos a nos fazer a companhia pela companhia e criar memórias. Eu, que já fui esse tipo de amiga - e não sou mais -, sempre fazia companhia aos amigos, porque, na minha visão, era melhor fazer alguma coisa, do que não fazer nada e esse tempo não volta nunca mais, logo, eu preferia fazer qualquer coisa a não ter q...

Bobbie Goods, a Polêmica e Sua Importância na Atualidade.

Bobbie Goods, a Polêmica e Sua Importância na Atualidade. A série de livros de colorir Bobbie Goods se tornou uma polêmica recentemente, pois ele vem sendo o livro mais vendido na Amazon Brasil esse ano. Confira aqui a lista com os Livros de Colorir Bobbie Goods e itens para colorir. Aqui no blog fazemos o Top 5 Indicações e, de fato, a série vem desde o Top 5 Indicações de 20 de Fevereiro como Top 1 livro mais vendido e não saiu mais, a ponto de eu deixar claro que foram os livros mais vendidos e descer um pouco mais pra achar livros literários para indicar, já que a série Bobbie Goods chegou a ocupar do 1º ao 5º lugar no ranking de livros mais vendidos. Não serei hipócrita aqui: eu também julguei! Achei estranho que um livro de colorir fosse o livro mais vendido ao invés de ser um livro literário. Só que essa minha perspectiva mudou e, para ser franca, tirei como base eu mesma! Existe uma pressão social para que a gente só consuma conteúdos de qualidade, mas a gente só consome conte...

#Games - Lords Mobile: Vale a pena usar os Aros Tecnológicos?

Vale a pena usar os Aros Tecnológicos para adiantar as Pesquisas? Então, a resposta aqui vai ser sim e não. Vou elucidar os pontos que você deve considerar na hora de usar seus Aros Tecnológicos e as melhores estratégias para você conseguir otimizar o seu aproveitamento em Lords Mobile. #GAMES - Lords Mobile: O que vimos até agora. LIBERAR AS T4  Não use indiscriminadamente no início do jogo com o único objetivo de ganhar poder. Vejo muitos jogadores que saem usando os aros e quando chega na hora de liberar as T4, nem tem Aro Tecnológico e nem acelerador de pesquisa, sendo necessário esperar todo um novo ciclo de Trabalhos do Reino, comprar o Passe Dourado para ter alguns Aros Tecnológicos e liberar as T4. Como já dito em edições anteriores do quadro #Games, o Lords Mobile é um jogo de longa duração e que você precisa ter noção de Logística tanto quanto de Estratégia - visto ser um jogo de batalha.  Por isso é fundamental você saber quando e como usar as ferramentas disponívei...

Natacha Macsan: Contato.

Rio de Janeiro,            A fim de facilitar o contato, seja para formalizar contratos e parcerias, seja por algum outro motivo de relevância profissional, segue as informações em detalhes sobre como contatar a artista, compositora, escritora, criadora de conteúdo e professora, Natacha Macsan.           Por questões de segurança, o contato ocorre somente por meio do e-mail: natachamacsan@yahoo.com           Solicita-se ao interessado no contato que sejam encaminhadas todas as informações relevantes sobre o assunto para facilitar e agilizar a comunicação, tornando o processo de resolução entre as partes o mais otimizado possível.         Não serão considerados formais os contatos feitos via inbox , ou seja, feitos pelo Direct do Instagram ou Messenger ou afins, embora estes sejam devidamente respondidos a fim de qualquer dúvida ou esclarecimento; mas, para formalizar o...

Resumo da Semana, 20 a 26 de julho de 2025.

Resumo da Semana Resumo da Semana, 20 a 26 de julho de 2025. Perdeu alguma postagem no blog? Não se preocupe que a gente separa todas as postagens que saíram durante a semana para você conferir os Títulos e Temas dos seus quadros favoritos. Postagem ideal para você mandar para os seus amigos conhecerem também o blog. Clique Aqui para conferir Resumo da Semana entre os dias  12 a 19 de julho de 2025. DOMINGO - 20/07/2025 08h - DESAFIO MUSICAL #29 Desafio Musical, 29.2025: Cronograma Semanal. 17h - A COLMEIA: O INÍCIO A Colmeia: O Meio - Capítulo 1. SEGUNDA-FEIRA - 21/07/2025 08h - DESAFIO MUSICAL #29 Desafio Musical, 29.2025: Segunda-Feira. 17h - MARKETING Marketing: do criativo ao padronizado sem graça. O que aconteceu? TERÇA-FEIRA - 22/07/2025 08h - DESAFIO MUSICAL #29 Desafio Musical 29.2025: Terça-Feira. 17h -DICA, SUA LINDA Por que você sente tanta fome? Falta Nutrientes. QUARTA-FEIRA - 23/07/2025 08h - DESAFIO MUSICAL #29 Desafio Musical, 29.2025: Quarta-Feira. QUINTA-FEIRA - ...

Black Clover: o que esperar do retorno do anime (Sem Spoiler).

Imagem via Crunchyroll e editada. Black Clover: o que esperar do retorno do anime (Sem Spoiler). A volta de Black Clover foi uma das melhores notícias que tivemos, afinal, após 4 anos de hiato, havia muita incerteza se o anime voltaria ou não de fato, criando angústia e tristeza nos fãs, já que tanto tempo entre um lançamento de temporada davam fortes indícios de que o anime pudesse ser cancelado de vez. Por isso o anúncio oficial com direito a teaser e tudo foi uma excelente notícia. Já falei aqui na postagem sobre a volta de Black Clover como esse foi o primeiro anime que me fez migrar para o mangá, porque a ansiedade de saber o que ia acontecer era tanta que, depois de pacientemente esperar saírem novos episódios, e reassistir Black Clover 3 vezes, eu não tive muita escolha a não ser acompanhar a saga pelo mangá. Confira todos os mangá de Black Clover e adquira já! Mas não se preocupe! Eu não darei spoiler nessa postagem, apenas um plano geral das situações que virão. Alerta de spo...

#Games - Lords Mobile: Atualizações.

  Um belo dia, o jogo avisa: temos uma nova atualização, como acontece sempre, nós atualizamos e: ONDE É QUE EU TÔ? Não sei vocês, mas eu fiquei completamente perdida no meu novo Castelo. Porém terei de dar o braço a torcer, essa atualização está me fazendo ficar potencialmente mais tempo no jogo, principalmente quando eu fui decorar e no novo minigame Ilha da Síntese. Mas, e então... QUAIS FORAM AS ATUALIZAÇÕES? As atualizações ocorreram, principalmente na parte interna do Castelo, não havendo nenhuma mudança no Mapa do jogo ou outras funcionalidades. Vamos a elas: Pesquisas: Foram acrescentadas novas Pesquisas que estão na aba "Despertar Mágico". Isso porque será possível atualizar ainda mais o nível das tropas. Ainda não tenho informações sobre como ficará essa atualização das tropas, pois ainda não há ninguém tenha atualizado as tropas, já que a atualização acabou de acontecer, mas assim que eu souber de mais informações, eu crio uma postagem no blog para falar sobre isso...

Desafio Musical 30.2025: Terça-Feira.

PRÉ-REFRÃO e REFRÃO Desafio Musical 30.2025: Terça-Feira. Conforme previsto no nosso  Cronograma Semanal 30.2025 , hoje criaremos o Pré-Refrão com 2 versos e o Refrão com 4 versos, totalizando 6 versos e a Rima é Livre. Ontem fizemos a Parte A , onde foram dadas instruções gerais. Assim ficará o esqueleto do Pré-Refrão e do Refrão: PRÉ-REFRÃO      VERSO 7:    Rima Livre      VERSO 8:    Rima Livre REFRÃO      VERSO 9:    Rima Livre      VERSO 10:   Rima Livre      VERSO 11:   Rima Livre      VERSO 12:   Rima Livre A imagem abaixo contém o esqueleto da nossa nova letra de música, evitando os ruídos dos anúncios da postagem: Dadas as orientações, bom processo criativo. Qualquer dúvida, deixe nos comentários! 💛 Para se aprofundar no tema, confira o Sumário com as aulas complementares do Método Natacha Macsan: Escrevendo Letra de Música, o nosso curso ...

Can a boy-girl friendship survive? - Danjo no Yūjō wa Seiritsu Suru? (Iya, Shinai!!): Análise 1ª Temporada.

Animes Capa oficial de Can a boy-girl frindship survive? - Danjo no Yūjō wa Seiritsu Suru? (Iya, Shinai!!). INTRODUÇÃO O anime shoujo de comédia de adolescente romântica, Can a boy-girl frindship survive? - Danjo no Yūjō wa Seiritsu Suru? (Iya, Shinai!!) ou "Amizade entre garotas e garotos pode durar?", fazendo uma tradução bem condizente com o nosso português foi lançado em Abril de 2025 e é um bom anime para quem procura algo leve, que tenha intrigas românticas e enredo linear. A história nos mostra o dedicado Yuu que é um rapaz que sabe exatamente o que quer da vida e começa desde cedo a investir no seu negócio de joias florais. Ele encontra uma aliada poderosa, a Hisume, uma linda menina que se dispõe a ser promoter e modelo das novas peças de Yuu. Em troca da ajuda, Hisume lança uma condição: Yuu não pode se apaixonar por ela, mas, como bem podemos deduzir, Hisume se apaixona por Yuu. Yuu tem muito bem definido o que ele quer para vida; Hisume não. Assim, vamos acompanha...