Pular para o conteúdo principal

Sorria para si mesmo

Elaborando novas estratégias...

... porque todas estão falhando miseravelmente!

Capa e thumbnail ilustrando título e tema da postagem. A imagem tem fundo cinza com um mapa nem destaque; acima do mapa está escrito "Novas Estratégias", no campo inferior esquerdo uma imagem de um boneco desmotivado; no canto inferior central, o link do blog "diariodanatacha.com".

Eu estou em um processo de elaborar novas estratégias de capitação de público, visto que apenas contar que as pessoas voluntariamente irão curtir minha página e divulgar os vídeos do canal do Youtube não vai ser o suficiente.

Ontem deixei um comentário em uma postagem de uma especialista em marketing pedindo que ela elaborasse um programa voltado para artistas como eu, que estão em processo inicial de captação de público. Infelizmente, a resposta que ela me deu não foi satisfatória, porque ela ignorou completamente o fator principal que rege esse meu negócio: eu não estou oferecendo nenhum produto e nenhum serviço específico. Eu estou em um primeiro momento oferecendo entretenimento on-line e esse é um produto/serviço grátis e por ser grátis, eu não tenho retorno financeiro e como não tenho retorno financeiro fica impossível eu ficar eternamente gerando passivos (gastos) sem que eu tenha absolutamente nenhum ativo (lucro) entrando.

Em resumo, o que ela e outras plataformas de orientação para ampliar negócios sugerem é que você produza engajamento. Vocês provavelmente já viram e já participaram de um por aí quando, por exemplo, um amigo seu te marca em uma postagem no Instagram em que estão fazendo algum sorteio: você vê o que está sendo oferecido, acha interessante e vai lá e marca seus amigos e cumpre com as regras da promoção, que geralmente é curtir a foto e seguir o perfil etc, e dessa forma o perfil consegue mais seguidores, divulgar mais a sua marca, visto que as pessoas buscam saber mais sobre ela e há um monte de vantagem, certamente.

Outra forma de você divulgar seu material é impulsionando a publicação, mas como já disse aqui e aqui, nem sempre impulsionar postagem gera algum tipo de retorno. Talvez só o retorno para o seu ego, visto que vai ter um monte de visualizações na sua publicação, mas isso não necessariamente implica em um resultado real, nem sempre você consegue seguidores ou curtidas ou consegue fazer com que a pessoa vá para a página que você está divulgando material (eu não consigo visualizações substanciais no meu vídeo no Youtube, por exemplo). Provavelmente, para você conseguir um resultado bom, o valor investido tenha que ser muito alto. Como eu disse, eu não só não disponho de valores altos, como isso também não me gera nenhum ativo, visto que eu não recebo por produzir o material e nem pelas quantidades de visualização. A especialista em marketing que citei acima fez uma vez o balanço de gastos com marketing anual dos produtos/serviços dela e ela disse que investiu 1 milhão e meio em divulgação de material. De fato, eu não disponho desse valor. Atualmente, mesmo R$100 que fosse me faria falta - lembrando que eu tenho não apenas o canal Natacha, como também tenho o canal Tiana Estrela, então, são duas plataformas que eu preciso me preocupar e se eu não consigo nem um retorno mínimo, que seriam curtidas mesmo que só na postagem, fica complicado a gente querer investir nisso.

Agora vou falar do outro problema que venho enfrentando:

Cada vídeo meu postado no Youtube rende menos visualizações imediatas do que o vídeo anterior e o número está descendente e nunca ascendente. Por exemplo, no vídeo "Sereia" eu consegui +250 visualizações; no vídeo "Firmamento" tenho 114 visualizações e no último vídeo "Anunciação" tenho 88 visualizações. E eu sei dizer exatamente o fenômeno que ocasiona essa queda de visualizações, eu perdi o elemento "curiosidade". Em resumo, quando eu postei "Sereia", eu tinha adicionado um número bom de amigos no Facebook que não conheciam meu trabalho e já tinha muito tempo que eu não postava um vídeo no Youtube. Logo, assim que eu postei, as pessoas ficaram curiosas em saber como eu cantava (deixe-me ser bem honesta, as pessoas foram ver se eu cantava bem ou se eu era péssima. A gente sabe, porque a gente faz isso também... até aí, ok!) e foram lá conferir. Uma vez que as pessoas já tinham moldado sua opinião, elas não voltaram para ver os próximos vídeos, não se inscreveram no canal, nem deixaram mensagem nas plataformas. E a cada vídeo postado após o "vídeo matando a curiosidade" a quantidade de visualizações foi entrando em declínio.

Eu preciso ser bem honesta quanto a isso: é péssimo para os negócios!

É muito ruim você tentar oferecer seu serviço a algum estabelecimento, dizer que tem um canal e quando a pessoa vai lá, a quantidade de inscritos e de visualizações está baixíssima.

Fazendo uma pequena análise honesta, seria melhor não ter canal do que ter esses resultados tão baixos e insatisfatórios. Ou, se necessário fosse, seria melhor não informar que há um canal em que você posta seu material de trabalho.

Até porque o resultado está dado: olha, você até canta bem, mas você não agrega público.

Ele estaria mentindo? Não.

É preferível alguém que cante mediano, mas que chame público, do que alguém que canta bem, mas não agrega público nenhum! A lógica aí é inegável!

Aí eu entro em uma terrível problemática logística:

- Se eu posto vídeo regularmente, a quantidade de visualizações cai.

- Se eu deixo um intervalo muito grande entre um vídeo e outro, o canal também não cresce e fica com material limitado e insuficiente.

- Se eu posto toda semana, as visualizações caem progressivamente.

Há um porém também: cada novo vídeo postado, rende novas visualizações aos vídeos postados anteriormente. Essa seria a grande vantagem de se postar ao menos uma vez por semana.

Um medo: postar e um belo dia só ter umas 5 visualizações. (Sim, eu tenho esse medo).

Por que eu tenho tido esse temor? Explico! Recentemente o Facebook facilitou enviar convite às pessoas para curtirem a sua Página. Hoje é possível você selecionar todos de uma única vez e enviar (antes tinha que ser um por um e havia limite de pessoas disponíveis para convidar). Como eu tenho +1.500 amigos, achei que eles estariam na disposição de Curtir a Página, visto que grande maioria sabe que eu trabalho com isso. Ledo engano! Não curtiram! E eu ainda perdi seguidor ao fazer postagens (tem mais essa ainda). Eu realmente não sei dizer onde reside a má vontade das pessoas. Honestamente, não sei. Mas é aquilo: como não é humanamente viável que eu interaja na plataforma de todos os amigos e o Facebook seleciona em torno de uns 25 para me mostrar as postagens no feed, então, também não posso ser muito exigente com as pessoas se elas não me dão biscoito (ibope, atenção). De qualquer forma, ajudar não custaria nada, né? Enfim... Eu estou há dias tentando conseguir menos de 10 pessoas para curtir e chegar aos 400 e nem isso eu consegui! Complicado, né? É!

(Isso porque eu tô falando do Projeto Natacha... Não estou nem entrando ainda no mérito do Projeto Tiana Estrela, porque aí é que a coisa degringola mesmo.)

Bom, identificado o problema, vamos em busca de soluções.

Como eu disse nessa postagem aqui de poucos dias atrás, o Facebook recentemente acrescentou ferramentas e eu vou começar a explorá-las para ver quais serão os resultados.

Para isso, eu vou postar os vídeos completos que antes eu só postava um trecho dos vídeos informando que saiu vídeo novo e pedindo que as pessoas fossem assistir o vídeo completo no YouTube (o nome disso é chamada), mas estou editando os vídeos de maneira que eu consiga divulgar as minhas redes sociais e também o canal no Youtube. Depois de postados os vídeos, vou promover Watch Party com frequência para ver se a galera vê mesmo e divulga para os amigos. Outra coisa que eu pretendo tentar é jogar o vídeo em algum Grupo (do Facebook mesmo) grande e ver se os moderadores aceitam a publicação (desconfio que talvez eles cobrem por isso, mas vamos ver). É até mais razoável impulsionar a postagem nesses moldes já que eu estaria divulgando tudo de uma vez só (Instagram, Snap, Youtube, as redes do Nanakt Produções também... tudo) e aí analisar os resultados obtidos. Por enquanto está assim, vou mostrar uma prévia totalmente passível de alteração:

Imagem de divulgação dos vídeos e perfis de redes sociais de Natacha Macsan.

Como eu disse na postagem "Vídeos: postar no Facebook ou no Youtube?", postar no Facebook começou a ter suas vantagens.

Estou em processo de criar o layout para postar os vídeos no Facebook e é isso que eu venho fazendo. Já disse aqui algumas vezes que elaborar estratégias é a parte mais complicada. Mais até do que só fazer (quem dera só fazer desse resultado). Talvez elaborar as estratégias tenha sido um erro estratégico, talvez o fato de eu não fazer tenha sido um erro. Porém, diante dos resultados obtidos, das constatações observadas e depois do total e completo fracasso que foi a Tiana Estrela, eu confesso que o desanimo toma bastante conta de mim. Essa agora das pessoas não terem Curtido a Página no Facebook só porque não quiseram é um balde de água fria e nos dá um completo senso de realidade.

Um fato sobre o meu trabalho é que eu preciso das pessoas para adentrar em suas bolhas e se elas não me ajudam não compartilhando meus vídeos, não curtindo minhas páginas, não se inscrevendo no canal, não colaborando de alguma forma, realmente eu estou praticamente fadada ao fracasso, porque dinheiro eu não tenho para ficar investindo nisso! (Visto que o valor investido realmente precisa ser bem alto para produzir retorno).

Ah sim, eu nem entrei no mérito dos compartilhamentos: praticamente zerado! Só quem compartilha geralmente é meu pai e algumas amigas e só às vezes. Outro desastre! Tem vídeo que não compartilhamento nenhum (só meu)! E assim fica realmente bem difícil.

Outro dia eu explico o fracasso da Tiana Estrela. Por enquanto, vamos focar em um fracasso de cada vez.

É isso, galera.

Muito amor e muita luz!

Fracassar sim... Desistir... Hoje não!

Gostou da postagem? Conta nos comentários e Siga o Blog!

💛 Amor e luz 💛

Comentários

  1. Oi, Elisa... Que surpresa boa sua mensagem aqui. Adorei!
    Então, o quê que acontece: eu fiz muitas e muitas pesquisas sobre trabalho com mídia e tudo mais... Sendo que os principais conteúdos disponibilizados são geralmente para quem oferece produtos/serviços e o meu serviço, no primeiro momento, é on line e dos levantamentos que fiz, a maioria não era para o meu nicho - o musical - em específico. E aí, quando você tenta achar soluções, você não consegue adequar os das suas pesquisas porque falta a coisa física: o produto/serviço. Eu ofereço um serviço, mas que demanda furar as bolhas e eu não estou conseguindo furar essas bolhas. E como eu tô tentando dividir todas as minhas experiências, entre erros e acertos, acho mais do que digno não ficar floreando os fatos. Sim! Haverão ao longo do caminho muitos fracassos! Nem por isso são negativos. Eu demorei muito, mas muito tempo mesmo tentando descobrir o que estava acontecendo para que os resultados entrassem em decadência. Foi como cheguei a conclusão de que perdi o elemento curiosidade. E assim, sabendo onde estão meus fracassos é que eu tenho a capacidade de elaborar novas estratégias. E é por isso que eu compartilho meu fracasso: para mostrar que há muitas dificuldades no caminho, mas que a pior parte é descobrir onde está o problema. Como um barulho no carro: vc ouve o barulho no carro e não sabe oq é, conserta aqui, continua o barulho, conserta ali, a mesma coisa; até q um dia você sabe onde é o barulho e resolve... E toda vez q esse barulho surgir, ele não é mais um problema a ser descoberto, pq vc já sabe onde está o problema e já resolve ele de imediato. Mas a parte de descobrir onde está o barulho é a mais penosa. E por isso eu vim compartilhar.
    Não tenho intenção no momento de desistir porque hoje estou muito mais longe do que estava há anos atrás... E há anos atrás eu não sabia nada... E hoje eu já até compartilho experiência... quem diria?

    Pode, claro, parecer muito pessimista, e eu agradeço desde já o gesto de incentivo pq sei que há muitos torcendo por mim, mas eu ainda sigo elaborando e testando, testando e compartilhando as informações q recebo, positivas e negativas...

    E assim, a gente troca experiência e forças também.

    Brigada, linda, pelo gesto e pelas palavras... E por ter lido também.

    Pequenos gestos assim que impulsionam a gente. E por isso a gente nem quer parar. ❤️

    (Esses momentinhos são bem especiais)

    Bjs lindona! 😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

SIGA O BLOG!


Gif animado e chamativo onde está escrito "Siga nas Redes Sociais" com setas apontando para baixo em direção aos ícones das Redes Sociais de Natacha Macsan
Imagem do ícone rosa do Youtube que encaminha para o canal de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Facebook que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone do Instagram que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Tik Tok que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.  Imagem do ícone rosa do Kwai que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do Pinterest que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa do X (antigo Twitter) que encaminha para o perfil de Natacha Macsan.Imagem do ícone rosa de e-mail que encaminha para o endereçamento de e-mail para Natacha Macsan.

Confira mais:

#Games: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros.

Lords Mobile Capa: os Monstros do jogo Lords Mobile. #GAMES: Lords Mobile: Lista de heróis para Caçar Monstros. Para cada monstro do jogo, uma lista de heróis - grátis ou pago, a gente tem o que a gente tem - para tirar mais energia do monstro na hora de fazer as caças. Se você, porventura, não usar a melhor equipe de heróis, o tanto de energia de caça que você vai desperdiçar não está escrito! Lembrando que para cada nível de monstro, é uma turma de herói diferente, então, já fica ligado nisso. #GAMES - Lords Mobile: O que vimos até agora. A nossa lista é pautada na famosa Hephbot, clique aqui, que você pode incluir no seu grupo do Discord, pode usar por meio do Line e também Telegram para acessar informações diversas sobre o jogo. LISTA COMPLETA: Hephbot: Lista de Monstros em Lords Mobile. FLIPER ÁRTICO: Artic Flipper, Flipper Ártico: formação de heróis a serem usados na caça. Levar em consideração o nível do monstro. ASA NEGRA: Blackwing, Asa Negra: formação de heróis usados na caç...

A imoral trend Mini Bikini da Grok no X e o uso não consentido de imagem

O X-Twitter anunciou uma mudança drástica na Grok que permite que usuários possam editar todas as fotos que estiverem na plataforma usando a I.A. Não deu nem 24h e as imagens editadas tiveram como alvo principal as mulheres, que viram suas fotos casuais sendo transformadas em conteúdo erótico para a plataforma em uma trend chamada "Mini Bikini" em que usuários solicitam que a Grok editasse a imagem das mulheres e as colocassem em mini bikinis. Se a situação já não fosse ruim o suficiente, essa trend deu mais um passo perverso e começou a editar as fotos de adolescentes, crianças e até bebês. Essa prática aumenta ainda mais a violência contra os grupos de maior vulnerabilidade social e fomenta a criação e divulgação de pornografia infantil nas redes. Junto com a atualização da Grok, veio a atualização dos Termos de Uso e Políticas de Privacidade do X em que o usuário dava à plataforma X o direito de usar e treinar a sua Inteligência Artificial, assim como postar as imagens por...

Kanojo, Okarishimasu - Rent a Girlfriend: Análise 1ª, 2ª e 3ª Temporadas.

Animes Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará no final da postagem. INTRODUÇÃO Mês dos Namorados e a ideia de alugar uma namorada ou um namorado não é necessariamente ruim. Não sei se é porque eu já tenho uma certa idade para analisar que existem coisas na vida que são realmente grandes bobagens e que não há tanta necessidade de a gente ficar se prendendo a estigmas que colocamos em nós mesmos. Ora, se eu quero uma companhia para uma tarde ou ir para uma festa ou fazer compras e essa companhia ainda é treinada para me proporcionar uma boa experiência, qual o problema? Você chama amigos que não vão, ou se vão reclamam... são poucos os amigos que estão dispostos a nos fazer a companhia pela companhia e criar memórias. Eu, que já fui esse tipo de amiga - e não sou mais -, sempre fazia companhia aos amigos, porque, na minha visão, era melhor fazer alguma coisa, do que não fazer nada e esse tempo não volta nunca mais, logo, eu preferia fazer qualquer coisa a não ter q...

Tensei Shitara Slime Datta Ken: Análise 1ª, 2ª e 3ª temporada.

Irei iniciar a postagem com a minha Análise Pessoal que, a rigor, eu planejo deixar sempre por último, porque irei comentar spoillers, e eu não quero estragar a experiência dos leitores, mas como na análise sobre Tensei Slime eu não vou citar nenhum spoiller, começarei por ela. ANÁLISE PESSOAL Tensei Shitara Slime Datta Ken está na lista dos meus animes favoritos com toda a certeza. Eu proponho que você imagine o seguinte cenário: imagina que você, de fato, reencarna em um mundo que, comparado aos nossos dias atuais, está totalmente subdesenvolvido. Você saberia como aplicar o seu conhecimento para ajudar na evolução daquele lugar? Você tem esse conhecimento? E é aí que essa obra entra nos mostrando quais seriam as ferramentas necessárias para se criar uma nova sociedade do zero. Em Tensei Slime nós vamos desde a menor escala, até a maior escala das relações humanas. Começamos pelas relações interpessoais, fazendo novas amizades e conseguimos novos aliados. Então, montamos uma sociedad...

Kusuriya no Hitorigoto - Diários de uma Apotecária: Análise 1ª e 2ª Temporada.

Animes Imagem via NexoGeek e editada. INTRODUÇÃO Hoje sai o último episódio da 2ª Temporada de Kusuriya no Hitorigoto, Diários de uma Apotecária. Já falei aqui no blog como esse anime virou minha nova obsessão  (pode ler que não tem spoiler). Basicamente eu assisti 5 vezes repetitivamente, porque, a cada vez que eu revia, eu percebia um detalhe novo, para vocês verem o quão bem-feito está sendo o roteiro narrativo dessa obra. Na condição de uma pessoa criativa, que escreve e que lê livros desde a tenra idade - muito incentivada pelo meu pai -, além de ser formada em Letras Português-Latim pela UFRJ (eu entendo um pouquinho, vai...), hoje já carrego uma imensa bagagem literária e teórica, e fiquei simplesmente maravilhada com a forma que a narrativa é conduzida e entrelaçada ao longo da obra.  Detalhes que podem passar desapercebidos na hora se revelam uma pista do que viria a ser. E você só sabe que perdeu a informação, quando vê de novo, porque você não sabia que tinha q...

O Desfecho de Loulan em Kusuriya no Hitorigoto (Diários de uma Apotecária, ep. 23 da 2ª Temporada).

Animes Momentos finais de Loulan. Kusuriya no Hitorigoto, Diários de uma Apotécária.  O Desfecho de Loulan em Diários de uma Apotecária O penúltimo episódio da 2ª Temporada de Diários de uma Apotecária, a minha mais nova obsessão ,  nos leva ao comovente fim de Loulan, que conhecemos também como Shisui. Somos cativados pela Shisui. A menina alegre que ama insetos e cuja curiosidade se faz amiga da curiosidade de Maomao. Duas meninas com gostos estranhos e que amavam alimentar seus interesses fazendo pesquisas de campo. Confira todas as obras publicadas de Diários de uma Apotecária e adquira já o seu! Lembro que comecei a ficar desconfiada sobre a verdadeira identidade de Shisui e recebi um spoiler bem no meio da cara quando fui pesquisar... eu só queria comparar as imagens 😭. Quem era Loulan? A misteriosa concubina, fechada, que não esboçava nenhum tipo de reação. Algo estava de estranho, quem seria de fato essa personagem na história? Descobrimos hoje. Loulan era vítima...

#Games: Lords Mobile - Festival das Guildas e a atualização mais do que esperada

ATUALIZAÇÃO FESTIVAL DAS GUILDAS Se teve uma atualização que a equipe IGG do Lords Mobile acertou em cheio e finalmente, foi a atualização do Festival das Guildas. O Festival das Guildas sempre foi um evento que trouxe muita dor de cabeça para toda a liderança de todas as guildas. Isso ocorria porque muitos jogadores não cumpriam as metas mínimas do evento, mas, mesmo assim, tinham acesso aos prêmios.  Com isso, as lideranças tinham que ficar monitorando quem fez e quem não fez as missões e bateu as metas para expulsar os membros que não fizeram as missões e evitar que eles fossem bonificados mesmo sem ter contribuído com o evento. Essa era uma situação que desmotivava a todos, uma vez que todo final de vento a guilda acabava com bem menos membros e a frustração de quem fez uma excelente pontuação, mas mesmo assim não conseguiu pegar os melhores prêmios porque outros membros não colaboraram com o evento.  Para poder expulsar os jogadores inadimplentes, a liderança precisava fi...

#Games - Lords Mobile: Talentos (Tutorial).

Lords Mobile TALENTOS Os Talentos são bônus que o jogo dá para finalidades específicas.  Por meio dos Talentos você pode aumentar seu bônus de Ataque, Defesa, HP, Pesquisa, Construção, Treino de Tropa e Produção de Recursos. Assim como temos slots de Troca Rápida, temos 10 slots de Talentos que facilitam trocar a organização dos Talentos no jogo e vão variar a depender de como o seu jogo está organizado no momento. Explicando, se o seu Castelo estiver no Modo Manutenção, ou seja, atuando nas Construções, Pesquisas,  Coletando Recursos e Treinando Tropas, os Talentos precisam estar ordinandos para essas funções. Se o seu Castelo entra no Modo de Proteção, ou seja, vai receber ataques de outros Castelos, os Talentos precisam estar ordenados na função de Defesa. Se o seu Castelo entra no Modo Ataque, ou seja, vai atacar outros Castelos ou conquistar Bases e Fortes, seja no Mapa, seja em eventos como Expedição da Guilda e Arena, os Talentos precisam estar na função de Ataque. No M...

Akatsuki no Yona: Análise 1ª Temporada (Yona of the Dawn / Yona - A Princesa do Alvorecer).

Como eu  vou dar  spoiler , a Análise Pessoal ficará ao final da postagem.  Atualizado dia 19 de dezembro de 2025 após novas informações. INTRODUÇÃO Akatsuki no Yona,  traduzido para o inglês, Yona of the Down , e em português ficou  Yona - A Princesa do Alvorecer , é um anime em que temos uma heroína como protagonista principal do enredo. Yona era uma princesa que precisou fugir do castelo após um golpe de estado que custou a vida do Imperador, seu pai. Pior!!! O golpe foi feito por quem ela menos esperava! Se você está procurando algo para assistir que tem muita aventura, reviravoltas e um bom desenvolvimento, Yona é uma boa pedida. Só tem um problema crucial: apesar de ser uma excelente obra, não teve continuação do anime, que foi lançado em 2014. A animação está excelente, quando você assiste, nem parece que já tem 11 anos que foi lançada a primeira temporada e até agora nem sinal de fumaça da segunda temporada, apesar de ter material de sobra do mangá para ...

#Games: Lords Mobile - Astrolita.

Lords Mobile TUTORIAL ASTROLITA Antes de a gente falar da etapa final - até o momento - de Evolução dos Equipamentos, que é quando você passa a Revenir os Equipamentos, vamos falar sobre as Astrolitas. Astrolita é o item utilizado para Revenir Equipamentos e, como os demais itens, é um recurso limitado no jogo, o que significa que é importante saber como usar as Astrolitas para que você não use os recursos de maneira errada e, com isso, atrapalhe a evolução do seu jogo. Só é possível Revenir Equipamentos acima do Nível 50 (lembrando que os Equipamentos possuem Níveis que só podem ser usados após você alcançar o respectivo Nível de Herói ) e que já estão na Raridade Mística. Antes só tínhamos um tipo de Astrolita, a que vamos chamar de Astrolita Universal, uma vez que elas podem ser usadas em todos os equipamentos, mas agora nós temos também a Astrolita de Monstro. Usaremos Astrolita Universal e Astrolita de Monstro para distinguir uma da outra. No tutorial de hoje, vamos falar sobre os...