Vale a pena para um artista impulsionar publicação no Instagram?
No post de ontem eu falei da minha perspectiva ao mudar o Perfil do Instagram para Perfil Comercial e hoje eu vou falar sobre os resultados que eu obtive impulsionando publicação.
Vamos começar do começo:
O Zuckerberg comprou o Instagram, né? E a partir disso ele integrou o Instagram ao Facebook. Dessa forma, é possível você transformar o seu Perfil Pessoal em um Perfil Comercial no qual você paga e pode impulsionar a sua publicação que vai aparecer para pessoas aleatórias em forma de Publicação Patrocinada. Para fazer isso, é necessário, também, que você tenha uma Página de Curtir no Facebook e você pode escolher quando você está editando as fotos se você vai compartilhar em outras plataformas, como o Facebook, Twitter e Tumblr. Se você escolher compartilhar no Facebook, essa foto/vídeo vai ser compartilhado na sua Página de Curtir e não no seu Perfil Pessoal.
Ao impulsionar uma publicação, você pode escolher como você deseja que seu público reaja ao ver essa Publicação Patrocinada, se você quer que eles visitem o seu perfil; quer que a interação deles seja indo até o seu site; ou se você quer que a sua promoção seja visualizada, conforme imagem abaixo:
![]() |
Metas de Impulsinamento no Instagram. |
No primeiro, um vídeo em que eu estou apenas tocando um trecho de uma música, que vocês podem ver aqui, o meu objeto era receber visitas no perfil.
O resultado que eu obtive foram satisfatórios. Eu fiquei com 2.507 Visualizações, 377 Curtidas e 14 Comentários em que 99% eram de conhecidos, o que é bom! É muito bom que seus amigos saibam com o que você trabalha, porque sempre rola aquela indicaçãozinha marota. Achei bom o resultado do ponto de vista do Alcance. Em contrapartida, não agreguei um número muito grande de Seguidores, mas a visibilidade estava ali bem pontuada.
É importante lembrar que no Instagram nem Visualizações, nem Curtidas representam um resultado real. Como eu disse no post de ontem, eu tiro a medida por mim e em como eu interajo na plataforma. Eu dou Curtidas aleatórias e nem sempre o que eu curti de fato me interessou. Basicamente, eu curti porque apareceu na minha timeline. Logo, deduzo que existe uma grande chance de as pessoas interagirem assim também.
Agora vamos falar do segundo impulsionamento.
Como eu queria que as pessoas vissem meu vídeo no YouTube, escolhi que gostaria que as pessoas clicassem no site.
Nesse impulsionamento, diferente do que o que aconteceu no primeiro, não achei os resultados muito satisfatórios. Lembrando que eu fiz um orçamento menor. No caso, me refiro ao objetivo principal, que era que as pessoas visitassem minha publicação do YouTube. Tanto na publicação do Instagram (aqui) como o vídeo do YouTube (aqui) o vídeo era uma música que eu gravei da Patrícia Marx "Quando chove". No Instagram, claro, eu fiz uma chamada de 1 minuto incitando as pessoas a irem ver o vídeo no YouTube, no intuito de fazer com que as pessoas gerassem visualizações no YouTube (em breve farei a postagem sobre o motivo de o Youtube ser a melhor plataforma para um artista/criador de conteúdo trabalhar), mas eu não obtive muitas visitas no YouTube o que não foi, a meu ver, um resultado satisfatório.
Interessante é que ao final do impulsionamento, eles perguntam se você achou o resultado satisfatório e eu vou lá e digo que não. * Como se eles estivessem ligando para a minha opinião. *
Eu não fiz nenhum impulsionamento com a terceira opção, que é impulsionar promoções, até porque eu nunca fiz nenhuma, então, sobre essa opção eu não tenho nada a dizer.
Do ponto de vista geral, a conclusão a que cheguei foi a seguinte:
Se a sua intenção é gerar interação dentro da plataforma, você vai ser bem-sucedido, até porque você está interagindo com um público que já está no aplicativo, diferente de você querer direcionar aquele público para uma outra plataforma mexendo na inércia das pessoas. E vocês sabem que a inércia é aquilo, né? A tendência de manter o movimento, mesmo que esse movimento seja estar em um aplicativo no celular.
Para finalizar o post, vou trazer então a parte prática do ato de impulsionar publicação.
Você pode gastar de $1 a $1.000 reais por dia de impulsionamento e pode impulsionar por até 30 dias. Então, você pode gastar no mínimo $1 e no máximo $30.000 conforme a imagem abaixo:
![]() |
Valores para Impulsionar no Instagram. |
Você pode escolher entre esses valores qual se encaixa no seu poder aquisitivo atual.
Gente, deixa eu falar, ontem eu comentei que eu fiquei muito pau da vida, porque publiquei uma foto linda e a foto foi suprimida por conta da alteração de perfil comercial para perfil pessoal.
Hoje, fazendo a publicação, fui lá e só para testar impulsionei $1 por um dia. Amanhã dou os detalhes do que rolou.
Lembrando que eu ainda estou na fase de coletar dados e montar logísticas. Todas essas informações que eu venho passando tem por objetivo contar as minhas experiências de acordo com aquilo que venho fazendo. Porque, como disse no post "Usando o Facebook a seu favor", as dificuldades que a gente encontra são essas como as que eu venho relatando, mas o que realmente importa é como a gente vai reagir em relação a esses problemas e estar sempre à procura de meios de mudar o cenário a nosso favor. Então, não pensem aqui que eu estou sendo negativa ou tentando desmotivar ninguém. Pelo contrário, estou relatando os problemas da minha experiência para que você, que está levantando dados e informações também, já possa se antecipar em criar a sua logística, a sua estratégia já ciente dos riscos de maneira que seus esforços tenham os melhores resultados possíveis, ok?
Então, fiquem na atividade e vamos seguir em frente. O segredo está nas estratégias e o importante é o planejamento e engajamento.
Espero que vocês tenham gostado do pacote de hoje, deixe suas opiniões nos comentários e SIGA o BLOG!
💛 Amor e luz, galera! 💛
Comentários
Postar um comentário